Encerradas

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Aperfeiçoamento em Medicina de Família e Comunidade

   Historicamente, a divisão dos sistemas de saúde em níveis de atenção primária, secundária e terciária como prerrogativa para adequada organização dos cuidados em saúde foi estabelecida em 1920 pelo Relatório Dawson no Reino Unido . Durante a primeira metade do século XX, estes princípios foram progressivamente ganhando força e sendo observados melhores desfechos em saúde nos modelos que foram construindo uma sólida base em atenção primária à saúde. Como resultado, a conferência mundial de saúde realizada em Alma-Ata em 1978 pela OMS estabeleceu desde então que a atenção primária à saúde deve ser um princípio central de todos os sistemas de saúde .
Os estudos científicos têm ressaltado cada vez mais a importância desta hierarquização da assistência à saúde e enfatizado a atenção primária como a porta de entrada e a base de sustentação principal para qualquer serviço de saúde.
Conjuntamente, o estabelecimento de uma especialidade médica especialista nos cuidados de atenção primária à saúde, foi fundamental para concretização e fortalecimento dos serviços de saúde que estavam sendo construídos e hoje são considerados os melhores do mundo conforme os mais diversos indicadores. Assim, a especialidade de Medicina de Família e Comunidade tornou-se a especialidade principal e com maior número de médicos na maioria dos países desenvolvidos. É a especialidade que presta cuidados personalizados e continuados a indivíduos e suas famílias independente de idade, sexo ou problema de saúde . É a porta de entrada e filtro dos serviços de saúde, promovendo uma alta resolutividade das ocorrências em saúde e o acompanhamento das pessoas ao longo de suas vidas .
No Brasil e outros países em desenvolvimento, o campo saúde se desenvolve com um atraso natural em comparação aos países desenvolvidos e, neste sentido, há muito trabalho pela frente para construção de uma atenção primária forte e soberana em nosso país.

 

Diferenciais:
• Docentes do Corpo Clínico do Hospital Sírio Libanês;
• Aulas Teóricas com discussão de casos em pequenos grupos, trazendo casos da vivência da equipe dentro dos atendimentos no hospital.
• Estágio Observacional?

Destaques:

• Transmitir as particularidades da atuação no ambiente de atenção primária à saúde com ênfase na a​tuação do especialista em medicina de família e comunidade.
• Destacar e fornecer conhecimentos acerca de temas centrais essenciais para a prática clínica destes profissionais: gestão da clínica, habilidades de comunicação, registro clínico ambulatorial e epidemiologia clínica.
• Delimitar o campo de conhecimentos em Medicina de Família e Comunidade como constituinte de um conjunto de saberes médicos próprio e específico dentro da medicina, que tem como ponto de partida a pessoa e não os sistemas, órgãos ou doenças, como as demais especialidades médicas.
• Difundir conhecimentos técnicos sobre o manejo de situações e problemas comuns no âmbito da atenção primária à saúde de forma crítica e a partir das melhores evidências científicas da atualidade.
• Guiar profissionais na aquisição das competências almejadas à atuação de excelência em atenção primária à saúde. 

Perfil do Egresso:
• Transmitir as particularidades da atuação no ambiente de atenção primária à saúde com ênfase na atuação do especialista em medicina de família e comunidade.
•  Destacar e fornecer conhecimentos acerca de temas centrais essenciais para a prática clínica destes profissionais: gestão da clínica, habilidades de comunicação, registro clínico ambulatorial e epidemiologia clínica.
• Delimitar o campo de conhecimentos em Medicina de Família e Comunidade como constituinte de um conjunto de saberes médicos próprio e específico dentro da medicina, que tem como ponto de partida a pessoa e não os sistemas, órgãos ou doenças, como as demais especialidades médicas.
• Difundir conhecimentos técnicos sobre o manejo de situações e problemas comuns no âmbito da atenção primária à saúde de forma crítica e a partir das melhores evidências científicas da atualidade.
• Guiar profissionais na aquisição das competências almejadas à atuação de excelência em atenção primária à saúde.

Programa de estágio:

As atividades do estágio serão realizadas em ambiente de Atenção Primária à Saúde com a supervisão de equipe de especialistas em Medicina de Família e Comunidade do Ambulatórios de Saúde Corporativa do Programa Cuidando de Quem Cuida (CQC) do Hospital Sírio-Libanês (HSL)

​​​​​​​
​Fale conosco:

processo.seletivopos@hsl.org.br 
Telefones: 0800 730 2211