A infeção pelo papilomavírus humano (HPV) é a infecção viral mais comum do trato reprodutivo. A maioria das mulheres e homens sexualmente ativos será infectada em algum momento de suas vidas e algumas pessoas podem apresentar infecções recorrentes. O câncer do colo do útero é a doença mais frequentemente relacionada ao HPV. Quase todos os casos de câncer do colo do útero podem ser atribuídos à infecção pelo HPV. Segundo dados da OPAS, o câncer do colo do útero é o segundo tipo de câncer mais frequente em mulheres que vivem em regiões menos desenvolvidas do mundo. Em 2018, foram 570 mil novos casos (84% dos novos casos no mundo). Em 2018, aproximadamente 311 mil mulheres morreram de câncer do colo do útero; sendo mais de 85% dessas mortes em países de baixa e média renda. O controle abrangente do câncer do colo do útero inclui prevenção primária (vacinação contra o HPV), prevenção secundária (triagem, diagnóstico e tratamento de lesões pré-cancerosas), prevenção terciária (diagnóstico e tratamento do câncer invasivo do colo do útero) e cuidados paliativos. O câncer cervical é uma doença evitável. Também é curável se detectado precocemente e tratado adequadamente.
Em 2020 foi lançada a Estratégia Global para a Eliminação do Câncer de Colo do Útero da OMS que propõe: Uma visão de um mundo onde o câncer cervical seja eliminado como um problema de saúde pública; Um limite de 4 por 100.000 mulheres-ano para eliminação como um problema de saúde pública; As seguintes metas 90-70-90 que devem ser cumpridas até 2030 para que os países estejam no caminho para a eliminação do câncer cervical: 90% das meninas totalmente vacinadas com a vacina contra o HPV aos 15 anos, 70% das mulheres examinadas com um teste de alto desempenho aos 35 anos de idade e novamente aos 45 anos de idade, 90% das mulheres identificadas com doença cervical tratadas (90% das mulheres com câncer invasivo gerenciadas).
Frente a esses cenário e desafios que se impõem, apresentaremos nos dois dias, temas para discussão e aprofundamento de conceitos. Teremos neste curso, a apresentação de aulas expositivas, discussão de casos clínicos, votação interativa e relevantes discussões com renomados especialistas nacionais e internacional.
Objetivo:
Oportunidade de atualização profissional e discussão de casos para os médicos que já atuam na área e de aprendizado de novos conceitos para os interessados no tema.
Principais temas:
- A Estratégia Global para Aceleração da Eliminação do Câncer de Colo Uterino da Organização Mundial da Saúde;
- Colposcopia;
- Vacinação para o Papiloma Vírus Humano;
- Rastreamento e Triagem e Tratamento das Lesões Pré-invasivas do colo uterino;
- Síndrome Geniturinária da Menopausa.
Diferenciais:
- Palestrantes com grande experiência em suas áreas de atuação e pesquisa, com destaque para as áreas de ginecologia oncológica, patologia, microbiologia, patologia do trato genital inferior e uroginecologia;
- Palestrante internacional e demais palestrantes, com participação ao vivo;
- Oportunidade de fazer perguntas e participar de votação interativa dos casos clínicos.
Público-alvo:
Médicos ginecologistas, médicos colposcopistas, Médicos Residentes, Acadêmicos e demais interessados no tema.