Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

I Simpósio Internacional em Bioengenharia de Tecidos - Regeneração do Sistema Musculoesquelético


 

15 de junho de 2019

Doenças do sistema musculoesquelético são consideradas um problema de saúde pública visto que são muito prevalentes na população e possuem perspectivas de crescimento nas próximas décadas devido ao envelhecimento e ao fato de as pessoas realizarem cada vez mais atividade física, conforme as recomendações médicas. Além disso, malformações congênitas do sistema músculo esquelético são frequentes e novas terapias precisam ser desenvolvidas com o intuito de minimizar a morbidade cirúrgica para esses pacientes, bem como é necessário desenvolver novas estratégias para o tratamento das lesões adquiridas do sistema musculoesquelético. Por esses motivos, hoje, a Bioengenharia de Tecidos representa a fronteira do conhecimento no estudo das lesões da cartilagem, osso e tecido adiposo, com possibilidade concreta de modificar paradigmas referentes aos atuais tratamentos para a regeneração dos tecidos musculoesqueléticos de doenças adquiridas ou congênitas.


Objetivo

Apresentar aos participantes os novos direcionamentos e possibilidades do tratamento clínico de lesões ou defeitos da cartilagem, osso e tecido adiposo. Também tem por objetivo o ensino dos princípios básicos da bioengenharia de tecidos a fim de capacitar o aluno a se aprofundar na literatura médica e científica atual disponível.


Diferencial

- O tema bioengenharia de tecidos - regeneração do sistema musculoesquelético (osso e cartilagem) é uma linha de pesquisa desenvolvida pelo Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa, possui o apoio e fomento de Agências Nacionais e Internacionais de pesquisa como a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPESP) e a Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho, Ortopedia e Medicina do Esporte (ISAKOS). Além disso, conta com o apoio do PROADI-SUS.

- O corpo docente é formado por profissionais do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês e professores provenientes da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital das Clínicas da FMUSP, Professores Titulares e Associados da Faculdade de Medicina da USP e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), além dos atuais Vice-Diretor da Faculdade de Medicina da USP e Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo.

- Além do corpo docente nacional, pretendemos convidar expoentes internacionais da bioengenharia de tecidos. Fique de olho na programação!


Público-Alvo

Médicos (ortopedistas, reumatologistas, fisiatras, cirurgiões plásticos), Dentistas, Fisioterapeutas, Educadores Físicos e Alunos de graduação das respectivas profissões.


 

Data e Horário

15 de junho, sábado, das 8h00 às 18h00

  


 

​​​​​​​

Fale conosco: 0800 730 2211