Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Jornada Multidisciplinar sobre Cuidado ao Paciente Traqueostomizado


22 e 23 de março de 2019

 

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico indicado com frequência no tratamento do paciente crítico, com diferentes técnicas de acesso à via aérea, e baixo risco de complicações.  Apesar disso, a condição clínica que levou à indicação dessa via alternativa para manejo das vias aéreas não se resolve a curto prazo. O paciente traqueostomizado demanda atenção especial, tanto no cuidado com a cânula traqueal quanto na interface com as outras limitações relacionados à doença de base, e que requer estratégias associadas para adequada reabilitação desse paciente.

O tema demanda o envolvimento de várias equipes, pela sua complexidade e prevalência. Equipe médica, de enfermagem, fisioterapia e fonoaudiologia participam efetivamente em várias fases do atendimento ao paciente traqueostomizado, o que envolve colaboração das equipes na abordagem prática.

     

Objetivo geral:

Oferecer à equipe multiprofissional uma ampla discussão sobre temas que envolvem o cuidado do paciente traqueostomizado, desde a indicação, escolha das próteses traqueais até os critérios, as estratégias e o planejamento para decanulação.

  

Principais Temas:

- Técnicas cirúrgicas: aberta x percutânea;

- Tipos de cânula de traqueostomia;

- Situações especiais: Traqueostomia na criança;

- Situações especiais: traqueostomia no idoso/neuropata com disfagia;

- Complicações agudas: sangramento, falso trajeto, perda de cânula;

- Complicações crônicas: estenose, fistula traqueoesofágica, granuloma;

- Métodos diagnósticos no paciente Traqueostomizado: broncoscopia, videodeglutograma, teste de aspiração;

- Estratégias para melhorar funcionalidade e qualidade de vida;

- Traqueostomia e Home Care;

- Mau funcionamento da traqueostomia;

- Protocolos de decanulação;

- Casos clínicos;

  

Diferenciais:

- Professores que atuam diretamente no corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês;

- Debate entre os profissionais mais experientes nessa área do país, com enfoque prático no treinamento no manejo das complicações de traqueostomia, principais próteses traqueais e pratica em traqueostomia percutânea;

- Não há cursos semelhantes na América Latina;


Público Alvo: Médicos (otorrinolaringologista, intensivistas,  cirurgiões torácicos, cirurgiões de cabeça e pescoço, pneumologista, geriatras e neurologistas), fisioterapeutas, fonoaudiólogas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, nutricionistas, odontologistas (medicina bucal), e residentes (torácicos, UTI, intensivistas, cirurgia geral, emergência e otorrinolaringologista).

 

Vagas:

22/03 - 24 para prática (apenas para médicos. Optando pela prática, o aluno também deve participar das atividades teóricas);

23/03 - 70 para teoria.


 

​​​​​​​

Fale conosco: 0800 730 2211