Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Especialização em Cuidados Integrativos

 

 

Instituições de saúde públicas e privadas ao redor do mundo vêm introduzindo em suas rotinas as chamadas práticas integrativas e complementares em saúde (PICS), o que nos impõe questões e desafios sobre como nos preparamos para o diálogo entre práticas de saúde convencionais e não convencionais.

Há doze anos o Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês atua na assistência a pacientes e familiares, promovendo programas de educação em autocuidado para colaboradores e profissionais de saúde, reuniões científicas abertas ao público, parcerias com diversos serviços do hospital e, desde 2018, na criação do Curso de Especialização em Cuidados Integrativos.

Essa Especialização visa atender a crescente demanda de profissionais qualificados na área integrativa para transitar nos diversos ambientes de saúde de forma consciente e responsável. Em sintonia com os principais estudos científicos, esse curso busca desenvolver no aluno o compromisso com a humanização, ética, integralidade e o cuidado centrado na pessoa. 

Objetivos Gerais
- A partir de uma visão de saúde integral, instrumentalizar o aluno para conjugar o binômio fundamental dos Cuidados Integrativos: tratar a doença + cuidar da pessoa em sua integralidade.

- Cultivar o cuidado, a noção de integralidade e a preservação da saúde como princípios essenciais da atenção ao ser humano

- Desenvolver a atitude e a responsabilidade para o autocuidado

- Ter familiaridade e análise crítica na leitura de artigos científicos.

 - Desenvolver habilidades de escuta ativa e comunicação para melhora no engajamento e ativação do paciente.

- Ter embasamento que lhe permita encaminhar pacientes para abordagens integrativas com critério e responsabilidade.

Diferencial
O programa do curso se apoia em uma tríade fundamental para o aluno interessado em Cuidados Integrativos: formação, experiência pessoal e aplicabilidade. Esse modelo estará presente ao longo do ano. A organização do curso está dividida em treze módulos presencias e dois retiros próximos à cidade de São Paulo, que visam o aprofundamento teórico-prático dos temas abordados nos módulos, além de oferecerem uma experiência de imersão pessoal, fundamental no exercício das práticas integrativas.

A coordenação do curso estará presente em todos os módulos e retiros.

Público-Alvo
Profissionais de saúde, educadores, gestores e praticantes da área integrativa com graduação superior.

 



  

Fale conosco:
processo.seletivopos@hsl.org.br 
Telefones: 0800 730 2211