Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Especialização em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

O Curso Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente apresenta disciplinas atualizadas e proporciona ao aluno metodologias modernas da área, visando aumentar a competitividade no mercado e melhorar a qualidade nos Serviços de Saúde e a Segurança dos Pacientes.

Conhecimentos diferenciados e atualizados na temática traz uma oportunidade aos profissionais  que atuam direta ou indiretamente na área da saúde como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, engenheiros, advogados, administradores a ampliarem seus conhecimentos sobre qualidade e segurança, com metodologias reconhecidas internacionalmente , como o modelo de melhoria do Institute for Healthcare Improvement, experiência do paciente do The Beryl Institute e Cleveland Clinic, modelo centrado no paciente da Mayo Clinic, Value Based in Healthcare da ICHOM  ( International Consortium for Health Outcomes Measurement), DRG (Diagnosis Related Group) e algumas metodologias da Engenharia utilizadas para Segurança do Paciente como FMEA (Failure Mode na Effect Analysis), Lean Healthcare, que além de buscar segurança, traz a eficiência na saúde. Este curso trará as melhores evidências em qualidade e segurança existentes no mercado e a possibilidade de interação com o sistema público e privado da Sociedade Beneficente de Senhoras Sírio-Líbanês.

Este curso trará as melhores evidências em qualidade e segurança existentes no mercado e a possibilidade de interação com o sistema público e privado do Hospital Sírio-Líbanês.

Objetivo geral:
.Disseminar as boas práticas relacionadas a qualidade e segurança do paciente.
 

Objetivos específicos:
1. Capacitar na escolha do manejo das ferramentas para segurança do paciente 
2. Discutir a relação entre as dimensões da qualidade e a segurança do paciente
3. Avaliar criticamente as barreiras para prevenção de incidentes
4. Selecionar as ferramentas para a qualidade nos serviços de saúde
5. Identificar, analisar e propor melhorias nos processo


 

Diferencial:
.É o único curso de segurança e qualidade que aborda a temática experiência do paciente, co-design e Value Based in Healthcare, temas bastante recentes na área da saúde.
.Dispõe de uma estação de simulação realística para segurança do paciente
.Visitas guiadas no Sírio-Libanês e Hospitais do SUS sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social do Sírio-Libanês. 

Metodologia proposta: 
.aulas expositivas dialogadas
.discussão de casos
.simulação em Segurança do paciente
.visitas técnicas as unidades do Sírio-Libanês e aos Hospitais que estão sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês

Observação: As visitas serão ofertadas e agendadas pela coordenação do curso com antecedência para a programação do aluno e será feita fora do horário da programação regular do curso.


Perfil do egresso:

Ao final do curso, o profissional estará apto a apresentar visão sistêmica da gestão e ferramentas da qualidade, sendo capaz de utilizar estes conceitos para definir diretrizes e liderar de programas de qualidade em organizações de saúde, contemplando:
.Gestão em Saúde
.Ferramentas de Qualidade e Acreditação
.Segurança do paciente
.Entrega do Valor

            

​​​​​​​


Fale conosco:
processo.seletivopos@hsl.org.br 
Telefones: 0800 730 2211