Seja lembrado deste curso.

Enviar

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Especialização em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

O Curso Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente apresenta novas oportunidades de tecnologias para melhorar a qualidade nos Serviços de Saúde e aumentar a Segurança dos Pacientes.

Conhecimentos diferenciados e atualizados na temática proporcionam aos profissionais que atuam direta ou indiretamente na área da saúde como médicos, enfermeiros, farmacêuticos, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, engenheiros, advogados e administradores a ampliação de seus conhecimentos sobre qualidade e segurança, com metodologias reconhecidas internacionalmente, como o modelo de melhoria do Institute for Healthcare Improvement, experiência do paciente do The Beryl Institute e Cleveland Clinic, modelo centrado no paciente da Mayo Clinic, Value Based in Healthcare da ICHOM  (International Consortium for Health Outcomes Measurement), DRG (Diagnosis Related Group) e algumas metodologias da Engenharia utilizadas para Segurança do Paciente como FMEA (Failure Mode na Effect Analysis), Lean Healthcare, que além de buscar segurança, possibilita a eficiência na saúde.

Este curso trará as melhores evidências em qualidade e segurança existentes no mercado e a possibilidade de interação com o sistema público e privado da Sociedade Beneficente de Senhoras Sírio-Libanês.

Objetivo geral:
.Disseminar as boas práticas relacionadas a qualidade e segurança do paciente.
 

Objetivos específicos:
1. capacitar e habilitar o manejo das ferramentas para segurança do paciente 
2. discutir a relação entre as dimensões da qualidade e a segurança do paciente
3. avaliar criticamente as barreiras para prevenção de incidentes
4. utilizar as ferramentas para a qualidade nos serviços de saúde

Diferencial:
.É o único curso de segurança e qualidade que aborda a temática experiência do paciente, co-design e Value Based in Healthcare, temas bastante recentes na área da saúde.
.Dispõe de uma estação de simulação realística para segurança do paciente
.Visitas guiadas no Sírio-Libanês e Hospitais do SUS sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social do Sírio-Libanês. 

Metodologia proposta: 
.aulas expositivas dialogadas
.discussão de casos
.simulação em Segurança do paciente
.visitas técnicas as unidades do Sírio-Libanês e aos Hospitais que estão sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês

Observação: As visitas serão ofertadas e agendadas pela coordenação do curso com antecedência para a programação do aluno e será feita fora do horário da programação regular do curso.


Perfil do egresso:

O curso é elaborado com o com a premissa que ao final do curso o aluno adquira uma visão sistêmica da gestão e das ferramentas da qualidade, sendo capaz de utilizar estes conceitos para definir diretrizes e liderar programas de qualidade nas organizações de saúde, contemplando:
.gestão de riscos e segurança
.auditoria interna
.estratégia e ferramentas para assegura a segurança do paciente
.ciclos de melhoria contínua
.acreditação

            

​​​​​​​