Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Medicina Intensiva para Adultos

Prática diária da terapia intensiva com estágio na UTI do Hospital Sírio-Libanês

O curso propicia reciclagem e aperfeiçoamento ao aluno, integrando conhecimentos teóricos, práticos e científicos provenientes do grupo de profissionais que trazem a realidade de seu dia a dia para passar aos alunos a experiência adquirida ao longo de anos na UTI do Hospital Sírio-Libanês.
O programa inclui simulações práticas que antecipam as situações encontradas no exercício da profissão. O aluno conhecerá o processo de organização de uma terapia intensiva e seus aspectos de humanização. Terá conhecimentos de bioética, cardiologia, doenças raras e específicas no cuidado ao paciente grave e do uso racional de anticoagulantes e hemoderivados, além de estar apto a analisar os índices prognósticos e a diagnosticar e tratar distúrbios de perfusão tecidual, de coagulação e fibrinólise, doenças pneumológicas, desnutrição, infecções, doenças neurológicas agudas, IRA, doenças cirúrgicas e emergências endócrinas e associadas à gestação.
O curso é destinado a médicos. Ao final, o participante irá modificar a sua atuação profissional a partir da prática e dos conhecimentos adquiridos.

 

Objetivo Geral: 

• Proporcionar a formação de médicos para o cuidado ao paciente crítico.

 

Objetivos Específicos:

• Reconhecer as características do paciente crítico que afetam o planejamento diagnóstico e terapêutico.

• Compreender o processo de organização do cuidado e gestão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

• Reconhecer as implicações bioéticas no ambiente do cuidado ao paciente crítico.

• Desenvolver plano terapêutico para o paciente crítico utilizando conceitos teórico-práticos e as evidências da literatura para a escolha das ações mais apropriadas e avaliação das respostas do indivíduo às intervenções.

• Julgar criticamente a produção científica na área de terapia intensiva.

 

Diferenciais:

• Treinamento prático realizado em grupos sobre: ACLS, ATLS, estação prática de choque, via aéreas difícil, simuladores de ventilação mecânica e ventilação não-invasiva.

• Manuseio de instrumentos e equipamentos de alta tecnologia.

• Acompanhamento de procedimentos ao vivo e em sessões de vídeo para discussão e troca de experiências.

• Conhecimentos específicos em dor e cuidados paliativos.

 

Perfil do Egresso: Ao final do curso, o participante estará apto a modificar a sua atuação profissional a partir da prática e dos conhecimentos adquiridos.

 

 

Fale conosco:
processo.seletivopos@hsl.org.br 
Telefones: 0800 730 2211