Encerradas

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Dermatologia

Acompanhe o Resultados da 1ª fase: - cliquei aqui 

O Hospital Sírio-Libanês, buscando contribuir com a especialização de recém-formados médicos, e com o processo de expansão e qualificação de vagas de residência, no contexto da sociedade brasileira, inicia em 2017 o desenvolvimento do programa de residência médica na especialidade de Dermatologia.

Tem como propósito a formação de profissionais médicos com conhecimentos técnico-científicos, raciocínio critico-reflexivo, orientado para segurança do paciente e trabalho em equipe e comprometidos com a qualidade da atenção à saúde prestada no País.
 


Objetivos do Programa:
O programa de Residência em Dermatologia do Hospital Sírio-Libanês tem por objetivo preparar o médico para exercer a especialidade tanto em ambiente ambulatorial como hospitalar, oferecendo treinamento para diagnóstico e tratamento das principais doenças dermatológicas e treinamento para habilitar à realização de procedimentos cirúrgicos dermatológicos.

O programa enfatiza a importância da postura ética e do humanismo na relação médico-paciente e com a equipe multiprofissional e a busca pelo conhecimento e desenvolvimento da especialidade. Desta forma, visa preparar médicos residentes para exercer a especialidade tanto no âmbito prático, quanto na iniciação à pesquisa.

Espera-se que ao final do programa da residência o médico, tenha adquirido em plenitude as habilidades práticas e cognitivas que lhe assegure um exercício profissional em nível de excelência.

 Ao término do 1º ano, o Residente deve estar apto a desenvolver a correta técnica de anamnese, exame físico, raciocínio clínico e relação médico paciente abrangendo todo o processo assistencial da admissão, acompanhamento clínico, alta hospitalar e orientação pós-alta, nas principais doenças de medicina interna, sob a supervisão dos preceptores;

 Ao término do 2º ano, o Residente deve estar apto a: (i) Atender pacientes ambulatoriais com doenças dermatológicas; (ii) Acompanhar pacientes internados com doenças dermatológicas; (iii) Realizar pequenos procedimentos tais como quimiocirurgia, crioterapia, eletrocoagulação de lesões cutâneas, biópsia de pele, exerese de pequenas lesões, tratamento de lesões cutâneas por terapia fotodinâmica; (iv) Realizar exames micológicos e dermatoscopia; (v) Preparar e apresentar casos clínicos nas reuniões anátomo-clínicas; (vi) Escrever relato de casos e artigos de revisão de temas;

 Ao término do 3º ano, o Residente deve estar apto a: (i) Atender pacientes nas diversas subespecialidades da Dermatologia; (ii) Internar e acompanhar pacientes com doenças dermatológicas e outras comorbidades; (iii) Utilizar a derrmatoscopia como método auxiliar no diagnóstico de lesões; (iv) Realizar cirurgias de maior complexidade. (v) Realizar procedimentos cosmiátricos; (vi) Escrever ensaios clínicos. 

           

​​​​​​​

Fale conosco:
Telefones: 0800 730 2211
residencias@hsl.org.br