Especialmente no que diz respeito ao Cuidado com a saúde, os Cuidados Paliativos vêm adquirindo relevante importância em áreas como a medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, entre outras, uma vez que modernas técnicas e intervenções terapêuticas têm modificado a história natural de inúmeras doenças, trazendo à tona novos questionamentos éticos e envolvendo conceitos como dignidade e qualidade de vida.
Atualmente os Cuidados Paliativos são reconhecidos como um diferencial de qualidade dos serviços de saúde, que têm procurado adequar a sua assistência a esta nova demanda. No entanto, poucos profissionais têm formação para lidar com a natureza multidimensional do sofrimento humano diante de uma doença grave.
Essa formação abrange aspectos diversos, como o desenvolvimento de conhecimentos para manejar os diversos sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais do sofrimento decorrente da doença ou do tratamento. Mas ainda, deve incluir o desenvolvimento de habilidades de comunicação para que o profissional possa oferecer o melhor atendimento ao paciente e sua família, o aprendizado para trabalhar em equipe e dar a devida atenção aos riscos ocupacionais a que está disposto, como a fadiga por compaixão ou Síndrome de Burnout.
As estratégias pedagógicas foram escolhidas em função das evidências educacionais que atribuem a essas estratégias maior probabilidade de retenção e significado do conhecimento adquirido.
Objetivo Geral:
Desenvolver competências ao profissional para avaliação e manejo dos diversos sintomas de sofrimento físico, psíquico, social e espiritual relacionados às doenças que ameacem a vida.
Objetivos Específicos:
Promoção de competências para avaliação de sintomas que gerem sofrimento e prejudiquem a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, nas diferentes etapas da trajetória da doença;
Promover habilidade de identificação de objetivos do cuidado;
Aperfeiçoar desenvolvimento de planos de cuidado integrais e que privilegiem a participação ativa do paciente e de seus familiares;
Desenvolver habilidades de comunicação relacionadas a situações de crise/adoecimento para o manejo de conflitos e de experiências relacionados ao cuidado, comunicação de más notícias, comunicação de objetivos do cuidado e limitações de tratamentos;
Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe multiprofissional;
Aprofundar o conhecimento em aspectos éticos e jurídicos relacionados aos cuidados paliativos;
Desenvolver ferramentas de autoconhecimento, autocuidado e de identificação de riscos ocupacionais;
Aprimorar o treinamento para o manejo do luto;
Desenvolver conhecimentos sobre implantação de serviços.
Diferenciais:
Docentes do Corpo Clínico do Hospital Sírio Libanês;
Aulas Teóricas com discussão de casos em pequenos grupos, trazendo casos da vivência da equipe dentro dos atendimentos no hospital.
Atividades práticas por meio de simulação (Role Play).
Fale conosco:
processo.seletivopos@hsl.org.br
Telefones: 0800 730 2211