O curso integra conhecimentos teóricos, práticos e científicos acerca da organização da terapia intensiva e seus aspectos de humanização. Seu corpo docente é constituído por grupo de profissionais que traz a experiência adquirida ao longo de anos na UTI do Hospital Sírio-Libanês.
Desta forma, o pós graduando terá conhecimento sobre bioética, cardiologia, doenças e específicas no cuidado ao paciente grave e do uso racional de anticoagulantes e hemoderivados, além de estar apto a analisar os índices prognósticos e a diagnosticar e tratar distúrbios de perfusão tecidual, de coagulação e fibrinólise, doenças pneumológicas, desnutrição, infecções, doenças neurológicas agudas, IRA, doenças cirúrgicas e emergências endócrinas e associadas à gestação. O programa inclui ainda simulações práticas que antecipam as situações encontradas no exercício da profissão.
Objetivo Geral:
Promover a especialização de profissionais da área da saúde para desenvolver capacidades para o cuidado (diagnóstico e tratamento) aos pacientes com dores aguda e crônica.
Objetivo Específicos:
- Descrever o processo de organização do cuidado e gestão da Unidade de Terapia Intensiva (UTI);
- Identificar as características do paciente crítico que afetam o planejamento diagnóstico e terapêutico;
- Analisar as implicações bioéticas no ambiente do cuidado ao paciente crítico;
- Desenvolver plano terapêutico para o paciente crítico utilizando conceitos teórico-práticos e as evidências da literatura para a escolha das ações mais apropriadas e avaliação das respostas do indivíduo às intervenções;
- Julgar criticamente a produção científica na área de terapia intensiva.
Diferenciais:
- Treinamento prático realizado em grupos sobre: ACLS, ATLS, estação prática de choque, via aéreas difícil, simuladores de ventilação mecânica e ventilação não-invasiva;
- Manuseio de instrumentos e equipamentos de alta tecnologia;
- Acompanhamento de procedimentos ao vivo e em sessões de vídeo para discussão e troca de experiências;
- Conhecimentos específicos em dor e cuidados paliativos.