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grad Pós-Graduação location Presencial: Brasília

Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos Adulto - Brasília

Descrição

Especialmente no que diz respeito ao Cuidado com a saúde, os Cuidados Paliativos vêm adquirindo relevante importância em áreas como medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, entre outras, uma vez que modernas técnicas e intervenções terapêuticas têm modificado a história natural de inúmeras doenças, trazendo à tona novos questionamentos éticos e envolvendo conceitos como dignidade e qualidade de vida.

Atualmente, os Cuidados Paliativos são reconhecidos como um diferencial de qualidade dos serviços de saúde, que têm procurado adequar a sua assistência a esta nova demanda. No entanto, poucos profissionais têm formação para lidar com a natureza multidimensional do sofrimento humano diante de uma doença grave.

Essa formação abrange aspectos diversos, como o desenvolvimento de conhecimentos para manejar os diversos sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais do sofrimento decorrente da doença ou do tratamento. Mas ainda, deve incluir o desenvolvimento de habilidades de comunicação para que o profissional possa oferecer o melhor atendimento ao paciente e sua família, o aprendizado para trabalhar em equipe e dar a devida atenção aos riscos ocupacionais a que está disposto, como a fadiga por compaixão ou Síndrome de Burnout.

As estratégias pedagógicas foram escolhidas em função das evidências educacionais que atribuem a essas estratégias maiores probabilidades de retenção e significado do conhecimento adquirido.

Objetivo Geral:
Desenvolver competências para avaliação e manejo dos diversos sintomas de sofrimento físico, psíquico, social e espiritual relacionados as doenças que ameacem a vida.  

Objetivos Específicos:
- Promoção de competências para avaliação de sintomas que gerem sofrimento e prejudiquem a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, nas diferentes etapas da trajetória da doença; 
- Promover habilidade de identificação de objetivos do cuidado; 
- Aperfeiçoar desenvolvimento de planos de cuidado integrais e que privilegiem a participação ativa do paciente e de seus familiares; 
- Desenvolver habilidades de comunicação relacionadas a situações de crise/adoecimento para o manejo de conflitos e de experiências relacionados ao cuidado, comunicação de más notícias, comunicação de objetivos do cuidado e limitações de tratamentos; 
- Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe multiprofissional; 
- Aprofundar o conhecimento em aspectos éticos e jurídicos relacionados aos cuidados paliativos; 
- Desenvolver ferramentas de autoconhecimento, autocuidado e de identificação de riscos ocupacionais; 
- Aprimorar o treinamento para o manejo do luto; 
- Desenvolver conhecimentos sobre implantação de serviços. 

Diferenciais:
- Docentes do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês;
- Aulas Teóricas com discussão de casos em pequenos grupos, trazendo casos da vivência da equipe dentro dos atendimentos no hospital;
- Atividades práticas por meio de simulação (Role Play).F326

Local do encontro:
Nexus - Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico
END: SCRN Quadra 502 – Edifício Niva Pessoa 1º Andar - Brasília, DF - CEP: 70720-502, em Brasília/DF.

Saiba mais sobre o curso

Conteúdo

Baixe o calendário do curso download

Unidade Curricular I – Fundamentos e Princípios dos Cuidados Paliativos

Carga Horária: 20h 
Docente Responsável: Daniel Neves Forte
Ementa: Essa unidade tem como objetivo discutir os principais conceitos que norteiam a área dos Cuidados Paliativos no Brasil e no mundo, trazendo aos alunos aspectos históricos e conceituais formando uma base para as melhores práticas. 
Conteúdo:
•    O que é Cuidado Paliativo?;
•    História dos Cuidados Paliativos;
•    Princípios éticos do cuidado;
•    O paradigma curativo x paliativo;
•    Indicações de Cuidados Paliativos;
•    O sofrimento e suas dimensões;
•    A morte e o enfrentamento da morte;
•    Metodologia Científica.

Unidade Curricular II – Abordagem e Manejo da Dor

Carga Horária: 20h
Docente Responsável: Daniel Neves Forte
Ementa: Essa unidade tem como objetivo discutir a avaliação e tratamento da dor, um dos principais pilares para o aumento ou manutenção da Qualidade de Vida. Essa abordagem torna-se de extrema relevância, pois este é um dos sintomas que mais impactam a rotina dos pacientes. Ao final desta unidade, o aluno terá discutido os principais métodos de avaliação e manejo deste sintoma. 
Conteúdo:
•    Conceito de Dor Total;
•    Tipos de Dor e suas causas;
•    Mensuração e Avaliação;
•    Tratamento farmacológico;
•    Tratamento não farmacológico;
•    Tratamento Intervencionista;
•    Metodologia Científica.

Unidade Curricular III – Abordagem e Manejo do Sofrimento Físico

Carga Horária: 20h
Docente Responsável: Daniel Neves Forte
Ementa: Essa unidade tem como objetivo discutir o correto controle de sintomas físicos, um dos principais aspectos dos Cuidados Paliativos, uma vez que ele está diretamente correlacionado ao bem-estar e qualidade de vida. Ao final desta unidade, o aluno terá discutido as principais estratégias para abordagem de sintomas físicos, tais como: dispneia, náuseas, constipação, entre outros.
Conteúdo: 
•    Dispneia;
•    Náuseas;
•    Constipação;
•    Fadiga;
•    Inapetência;
•    Metodologia Científica.

Unidade Curricular IV – Abordagem e Manejo do Sofrimento Psíquico 

Carga Horária: 20h
Docente Responsável: Thatiana Gimenes e Daniela Aceti
Ementa: Essa unidade tem como objetivo discutir os principais tópicos do sofrimento psíquico. Ao final desta unidade, o aluno estará apto a identificar aspectos psíquicos importantes dentro da prática de atendimento. 
Conteúdo:
•    Identificação no paciente e na família de diferentes modos de enfrentamento do adoecimento e do processo de morrer e suas estratégias de intervenção;
•    Identificação e manejo da depressão, ansiedade, estresse pós-traumático e insônia;
•    Resiliência e crescimento pós-traumático em Cuidados Paliativos;
•    Perdas e Luto: conceituação do luto, luto antecipatório e luto complicado;
•    Sofrimento psíquico dos profissionais de saúde;
•    Metodologia Científica.

Unidade Curricular V – Abordagem e Manejo do Sofrimento Sociofamiliar 

Carga Horária: 20h
Docente Responsável: Caroline Freitas de Oliveira
Ementa: Essa unidade tem como objetivo discutir os principais aspectos e manejo do sofrimento Sociofamiliar, incluindo familiares e/ou cuidadores. 
Conteúdo: 
•   A família diante do adoecimento;
     •  Avaliação e intervenção multiprofissional nas necessidades sociais e familiares decorrentes do adoecimento;
     • Modos de enfrentamento e manejo dos familiares nas diferentes etapas do processo de tratamento;
     • Sobrecarga do cuidador vs. Saúde mental do cuidador principal;
•    Orientações práticas à família durante a doença e óbito;
•    Testamento, benefícios, direitos atestado de óbito e funeral;
•    Metodologia Científica.

 

Unidade Curricular VI – Cuidados com o Cuidador Profissional 

Carga Horária: 20h 
Docente Responsável: Thatiana de Souza Gimenes Soares
Ementa: Discutir a importância do autocuidado para um melhor atendimento e principalmente para o bem-estar do profissional estão entre os principais objetivos desta unidade.
Conteúdo:
•    Desenvolvimento da percepção da importância e de ferramentas de autocuidado;
•    Síndrome de Burnout e da fadiga por compaixão.
•    Metodologia Científica.

Unidade Curricular VII – Aspectos Éticos e Jurídicos

Carga Horária: 20h
Docente Responsável: Daniel Neves Forte 
Ementa: O principal objetivo desta unidade é discutir aspectos éticos e jurídicos que estão diretamente correlacionados ao dia a dia do profissional na prática de Cuidados Paliativos.  
Conteúdo:

•    Ortotanásia, eutanásia, distanásia, mistanásia e suicídio assistido; 
•    Verdade, bondade, autonomia, justiça, beneficência e não maleficiência; 
•    O atual Código de Ética Médica; 
     • Prontuários e regulamentações existentes; 
•    A legislação brasileira 
     • Testamento vital 
•    Metodologia Científica. 

Unidade Curricular VIII – Comunicação em Cuidados Paliativos I e II

Carga Horária: 20h 
Docente Responsável: Suelen Medeiros e Silva
Ementa: Essa unidade tem como objetivo instrumentalizar o profissional com as melhores práticas para tornar a comunicação com pacientes, familiares e outros profissionais da saúde, adequada, clara e empática. 
Conteúdo:
•    Comunicação verbal e não verbal 
      •  Escuta Ativa 
      •  Comunicação Empática 
•    Comunicação de más notícias; 
•    Discutindo priorização de Cuidados Paliativos 
      • Objetivos do Cuidado 
      • Planos de Cuidado 
•    Comunicação em situações de conflito; 
•    Feedback e comunicação na equipe; 
•    Lidando com emoções fortes; 
•    Conferência familiar; 
•    Metodologia Científica. 

Unidade Curricular IX – Transdisciplinaridade

Carga Horária: 20h
Docente Responsável: Daniel Neves Forte
Ementa: O objetivo desta unidade é discutir aspectos do cuidado em diversas especialidades e abordagem com olhares e foco no melhor cuidado. Discutir experiências e formas de abordagens estão entre os principais veículos de atividade.  
Conteúdo:
•    Abordagens terapêutica para não psicólogos; 
•    Plano de cuidados em fim de vida – o papel da fisioterapia; 
•    Cuidados com pele e lesões; 
•    O lugar do alimento pela visão da Nutrologia; 
•    Cuidados com ostomia;  
•    Prescrição da enfermagem no paciente em fim de vida. 

Unidade Curricular X – Espiritualidade em Cuidados Paliativos

Carga Horária: 20h
Docente Responsável: Suelen Medeiros e Silva
Ementa: A unidade tem como objetivo discutir os principais aspectos da espiritualidade no contexto do atendimento em Cuidados Paliativos, tornando o profissional apto a abordar esse tópico durante seu atendimento.  
Conteúdo:
•    Anamnese religiosa e espiritual; 
•    Diagnosticando o sofrimento existencial, espiritual e religioso; 
•    Particularidades das principais religiões diante da doença e da morte; 
- Estratégias para abordagem e manejo dos sintomas espirituais e existenciais; 
•    A espiritualidade do profissional; 
•    Metodologia Científica. 

Unidade Curricular XI – Níveis de Atenção em Cuidados Paliativos 

Carga Horária: 20h
Docente Responsável: Patrícia Barbosa Freire
Ementa: O objetivo desta unidade é discutir acerca dos níveis atenção da Equipe de Cuidados Paliativos. Discutir experiências, evidências e formas de abordagens estão entre os principais veículos de atividade, além de focar em desafios de relacionadas às diversas especificidades. 
Conteúdo:
•    Especificidades do atendimento em Cuidados Paliativos ambulatorial; 
•    Especificidades do atendimento em Cuidados Paliativos domiciliar; 
•    Especificidades do atendimento em Cuidados Paliativos na atenção primária; 
•    Especificidades do atendimento em Cuidados Paliativos no Hospice; 
•    Especificidades do atendimento em Cuidados Paliativos hospitalar. 
•    Estratégicas de comunicação em conflitos. 

Unidade Curricular XII – Estratégias para Implantação de Cuidados Paliativos

Carga Horária: 20h
Docente Responsável: Daniel Neves Forte
Ementa: O objetivo desta unidade é discutir conceitos para a implantação e gestão de uma equipe ou unidade de Cuidados Paliativos. Discutir experiências e formas de abordagens estão entre os principais veículos de atividade.
Conteúdo:
•    Modelos de Atendimento; 
•    Modelos de divulgação;

Processo seletivo

1

Formulário de inscrição

2

Pagamento da Taxa de inscrição

3

Questionário e entrevista

Aprovação!

4

Pagamento de matrícula

5

Documentação

Coordenadores

Dr. Daniel Neves Forte

Saiba mais chevron-right

Dra. Suelen Medeiros e Silva

Corpo docente

Dra. Cristiane de Almeida Cordeiro

Psico. Daniela Aceti

Saiba mais chevron-right

Dra. Laura Ferreira de Mesquita Ferraz Freitas

Dra. Marina Barichello Cerqueira Valim

Patrícia Barbosa Freire

Investimento

No boleto ou cartão em até 24x

R$ 1.066,67

R$ 25.600,00

Pagamento à vista R$: 21.760,00

-15%

Perguntas Frequentes

Como funciona a análise do questionário do processo seletivo?

As respostas do questionário são direcionadas e avaliadas pela coordenação do curso, que entenderá se o perfil do candidato se encaixa com o público-alvo do curso. 
Se aprovado, o candidato será convocado para a próxima etapa (no caso dos cursos com entrevista) ou para iniciar o processo de matrícula.

A entrevista é presencial ou online?

Para os cursos que possuem entrevista, todos ocorrem de forma online.

Como sei que fui aprovado no processo seletivo?

Todos os inscritos que participarem do processo seletivo serão informados por e-mail sobre seu status de aprovação. No caso dos cursos com entrevista, a lista de aprovados também é inserida na página do curso ao final do processo seletivo.

Não me encaixo no público-alvo, posso fazer o curso?

Antes de efetivar sua inscrição é importante consultar o público-alvo do curso. Caso se inscreva e não se encaixe no público-alvo, haverá reprovação no processo seletivo.

Quais documentos devo entregar para matrícula?

Os documentos da matrícula podem variar de curso para curso, os básicos que devem ser inseridos de forma digital e escaneados são:

  • Foto 3x4 - JPG
  • RG (é obrigatório constar o órgão emissor e é importante que o documento tenha sido expedido em menos de 10 anos. Não é aceito carteira de motorista, conforme portaria do MEC)
  • CPF
  • Certidão de nascimento e ou casamento
  • Comprovante de residência atual
  • Diploma de graduação
  • Histórico da Graduação (histórico é um documento complementar ao diploma e, por isso, sua entrega é obrigatória)
  • Carteira de Classe
  • Carteirinha de vacinação (cursos específicos)
  • Termos de escusa (cursos específicos)
Consigo obter desconto se pagar o curso à vista?

Sim. Os pagamentos à vista possuem 15% desconto.

Preciso fazer alguma prova para conseguir o título de especialista?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Há também o título de especialista que é a prova feita pelas Sociedades das áreas médicas. É importante verificar os quesitos que os editais das Sociedades solicitam para que o aluno possa prestar a prova de título.

Nossos cursos de especialização atendem as premissas do MEC, e não das Sociedades, mas normalmente nossos cursos possuem o período e a carga horária solicitada pelos editais da prova de título de especialista, mas reforçamos que é importante sempre verificar o que a Sociedade e o Edital solicitam.

Como e em quanto tempo são recebidos os certificados após a conclusão do curso?

Após a entrega da versão final do TCC ou Projeto Aplicativo do Curso, a coordenação valida um relatório com os aprovados em até 30 dias. Após esse prazo, os certificados são liberados em até 180 dias e sua expedição é no formato digital.

O certificado é aceito pelo MEC?

Sim. Os cursos de especialização são cadastrados no sistema e-MEC e o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa é credenciado através da portaria para oferta dos cursos (Credenciamento pela Portaria MEC nº 3.857, de 10 de novembro de 2005, publicada no D.O.U. 11/11/2005 - Seção 01 - pg. 72).

Como funciona o TCC dos cursos?

Cada curso possui critérios de aprovação específicos, podendo contar com TCC ou não. No caso dos cursos com TCC, o trabalho é desenvolvido ao longo do curso com apoio dos orientadores e deve ser apresentado no último dia de aula.

Existe taxa de matrícula?

Não. O pagamento da matrícula já é referente a primeira mensalidade do curso. 

As aulas possuem atividade prática ou somente teórica?

Cada curso é estruturado da melhor forma para transmitir o seu conteúdo pedagógico. Temos cursos de pós-graduação compostos somente por aulas teóricas e outros em que é previsto carga horária prática em Centro de Treinamentos, em simulação ou em atividades práticas observacionais. Consulte na página específica do curso de seu interesse.

Qual a data de início e duração dos cursos?

O calendário, horário das aulas e a duração deve ser consultado na página específica de cada curso.

Estrangeiro pode realizar a pós-graduação Sírio-Libanês?

Sim, para tanto os candidatos graduados no exterior devem apresentar uma cópia do diploma e histórico da Graduação revalidados por universidade pública brasileira, com tradução juramentada.

Qual a diferença entre Aperfeiçoamento e Especialização?

A diferença está na carga horária prevista em cada tipo de curso. Especializações precisam ter o mínimo de 360 horas e aperfeiçoamentos possuem carga horária mínima de 180 horas.

Qual o limite de faltas que posso ter? Para obter a certificação, o aluno deve garantir sua participação em pelo menos 75% das atividades previstas. Por exemplo, um curso com 12 encontros, ele poderá se ausentar em no máximo 03. Essa mesma regra é válida para a carga horária de estágio ou visita técnica. 
O que é a taxa de inscrição? Posso ser reembolsado em caso de reprovação no processo seletivo ou cancelamento do curso? A taxa de inscrição é o valor que deve ser pago pelo candidato para ingressar no processo seletivo dos cursos de pós-graduação, sendo um valor fixo de R$ 50,00. Caso o candidato seja reprovado, o valor não será reembolsado. Porém, se o curso for cancelado por determinação da Instituição, sem previsão de nova data de início, o valor da taxa será reembolsado. 
Possuem indicações de estacionamento, transporte e hospedagem? Estacionamento: 

Há serviço de manobrista na recepção.  
Serviço pago: consulte a tabela de valor no momento da utilização.

Transporte e Hospedagem:
Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência Dynamic Travel: Telefone (11) 4040-1150 / E-mail: hsl@dynamictravel.com.br 

*Recomendamos a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis somente após a confirmação da turma. Eventualmente, poderá não haver quórum mínimo de participantes e a turma ser cancelada. 

 

Onde acontecem as aulas presenciais? - Para os cursos de São Paulo, as aulas acontecem na unidade do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa - Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista, São Paulo (SP).
- Para os cursos de Brasília, as aulas teóricas acontecem no Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico (Nexus). SCRN Quadra 502 – Edifício Niva Pessoa 1º Andar - Brasília (DF) / CEP: 70720-502.

Importante: alguns cursos podem promover atividades fora desses endereços. É necessário verificar a programação na página de cada curso.

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Depoimentos dos alunos

Nome aluno

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