Módulo 1 – Contexto da Atenção Primária à Saúde e da Medicina de Família e Comunidade: ferramentas essenciais
Carga Horária: 30h + 6h de EaD
Conteúdo:
Dia 1 – Introdução à Atenção Primária à Saúde (APS) e à Medicina de Família e Comunidade (MFC)
• Introdução ao curso e apresentação do cronograma
- Proposta pedagógica: acolhimento dos alunos, apresentação dos coordenadores e dos alunos, discussão do cronograma e projeto pedagógico do curso, incentivo aos temas para os trabalhos de conclusão de curso.
• Conceitos e definições: APS e MFC
- Proposta pedagógica: principais definições e conceitos, panorama nacional e internacional, contextualização da origem e do papel desses conceitos nos sistemas de saúde.
• Atributos da APS
- Proposta pedagógica: apresentação dos atributos essenciais (acesso, integralidade, longitudinalidade e coordenação do cuidado) e derivados e contextualização dos atributos na prática.
• Princípios da MFC
- Proposta pedagógica: apresentação dos princípios da MFC e contextualização dos princípios na prática.
Dia 2 - Gestão da Clínica em APS e Registro Clínico Ambulatorial
• Gestão da Clínica em Atenção Primária à Saúde
- Proposta pedagógica: discussão sobre os tipos de demanda na unidade de APS, como mensurar as demandas, como organizar a agenda e garantir o acesso, definição das carteiras de pacientes, organização das equipes assistenciais.
• Registro ambulatorial
- Proposta pedagógica: discussão sobre registro médico orientado por problemas, sistemas de classificação na APS, prontuário eletrônico e importância da cultura de dados para a coordenação do cuidado.
Dia 3 – Epidemiologia Clínica e Raciocínio Clínico
• Epidemiologia Clínica
- Proposta pedagógica: discussão sobre conceitos básicos: sensibilidade, especificidade, probabilidade pré-teste e valor preditivo, debate sobre a relação prevalência x valor preditivo, perguntas que a epidemiologia clínica se dispõe a responder e prevenção quaternária.
• Raciocínio Clínico
- Proposta pedagógica: discussão sobre medicina baseada em evidências (MBE), ferramentas para decisão clínica e protocolos para diagnóstico oportuno (rastreamento).
Módulo 2 – Interação com o paciente e a família
Carga Horária: 30h + 6h de EaD
Conteúdo:
Dia 1 – Abordagem individual
• Método clínico centrado na pessoa
- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre o método clínico centrado na pessoa e cada um dos seus componentes.
Dia 2 – Abordagem familiar e comunitária
• Abordagem familiar
- Proposta pedagógica: discussão sobre os aspectos que envolvem a entrevista com a família, ferramentas da prática: ciclo de vida, ecomapa, genograma.
• Abordagem comunitária
- Proposta pedagógica: abordagem sobre o processo de territorialização, visita domiciliar como ferramenta de cuidado, grupos em saúde e inserção na comunidade.
Dia 3 – Interação com o paciente
• Habilidades de Comunicação
- Proposta pedagógica: abordagem sobre escuta ativa, importância do 1º minuto da consulta, exploração da demanda, negociação da agenda, demanda oculta do paciente e outras técnicas para se comunicar.
• Telessaúde
- Proposta pedagógica: exploração sobre as possibilidades de cuidado pelo MFC em ambiente virtual.
Módulo 3 – Abordagem Comunitária/ Populações Vulneráveis, Práticas Integrativas e Espiritualidade
Carga Horária: 30h + 6h de EaD
Conteúdo:
Dia 1 - Abordagem comunitária
- Proposta pedagógica: abordagem sobre o processo de territorialização, visita domiciliar como ferramenta de cuidado, grupos em saúde e inserção na comunidade.
Dia 2 – Populações vulneráveis
- Proposta pedagógica: discussão sobre perfis de populações historicamente marginalizadas no sistema de saúde: favelados, LGBTQIA+, população prisional, população ribeirinha – como inseri-las no contexto do cuidado?
Dia 3 – Práticas integrativas e espiritualidade
- Proposta pedagógica: apresentação de práticas integrativas comuns na APS: Mindfulness, medicina tradicional chinesa, homeopatia etc. Abordagem sobre a importância da espiritualidade no contexto de saúde e seu impacto no paciente doente.
Módulo 4 – Saúde Mental e Iniciação à Pesquisa
Carga Horária: 30h + 6h de EaD
Conteúdo:
Dia 1 – Iniciação à Pesquisa
- Proposta pedagógica: explorar as etapas para desenvolvimento de pesquisa em saúde, especialmente na APS, como formular uma pergunta de pesquisa, quais as principais ferramentas para produção de conhecimento na APS. Nesta ocasião, será realizada orientação com relação aos Trabalhos de Conclusão de Curso.
Dias 2 e 3 – Saúde Mental
- Proposta pedagógica: apresentação e discussão de condições comuns na APS: ansiedade e depressão, somatização e sintomas que o médico não consegue explicar, perturbações do sono, uso abusivo de álcool e drogas, transtorno afetivo bipolar, psicose e transtornos alimentares.
Módulo 5 – Queixas Comuns na APS/Saúde da Mulher e do Homem
Carga Horária: 30h + 7h de EaD
Conteúdo:
Saúde da mulher
- Proposta pedagógica: revisão dos protocolos de rastreamento da população feminina, abordagem sobre planejamento reprodutivo, pré-natal na APS e possíveis complicações gestacionais, amenorreia e sangramento uterino anormal, ISTs, dor pélvica e climatério.
Saúde do homem
- Proposta pedagógica: revisão dos protocolos de rastreamento da população feminina, discussão sobre os desafios do engajamento do homem no autocuidado, ISTs, problemas sexuais, mudança de estilo de vida.
Módulo 6 – Problemas Cardiovasculares, Metabólicos e Endocrinológicos
Carga Horária: 18h + 7h de EaD
Conteúdo:
Dia 1 – Problemas cardiovasculares
-Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre dor torácica e diagnósticos diferenciais, arritmias mais comuns, hipertensão arterial sistêmica, doença arterial e venosa periféricas e reabilitação do paciente infartado.
Dia 2 – Problemas metabólicos e endocrinológicos
- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre obesidade, dislipidemia (quando tratar?), diabetes tipos 1 e 2 e problemas da tireoide
Módulo 7 – Problemas Respiratórios, Ouvido, Nariz e Garganta
Carga Horária: 18h + 7h de EaD
Conteúdo:
Dia 1 – Problemas respiratórios
- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre asma, DPOC, pneumonias, tuberculose e tabagismo.
Dia 2 – Problemas de ouvido, nariz e garganta
- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre IVAS, dor de ouvido e otite, dor de garganta, rinite e rinossinusite, zumbido e perda auditiva.
Módulo 8 – Saúde do Idoso, da Criança e do Adolescente
Carga Horária: 18h + 7h de EaD
Conteúdo:
Dia 1 – Saúde do idoso
- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre avaliação geriátrica ampla, incontinência urinária, demência, transtornos mentais no idoso, fragilidade e polifarmácia.
Dia 2 – Saúde da criança e do adolescente
- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre puericultura na APS, aleitamento materno e introdução a novos alimentos, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, dores recorrentes na infância, abuso infantil e principais condições cirúrgicas na infância.
Módulo 9 - Doenças Infecciosas Comuns, Problemas Neurológicos e Gastrointestinais
Carga Horária: 18h + 7h de EaD
Conteúdo:
Dia 1 - Doenças Infecciosas
-Proposta pedagógica: apresentação e discussão de casos das principais doenças infecciosas.
Dia 2 - Problemas Neurológicos e Gastrointestinais
- Proposta pedagógica: apresentação e discussão de casos dos principais problemas neurológicos e gastrointestinais
Semana de Imersão
Carga Horária: 60h + 7h de EaD
Conteúdo:
Dermatologia e Procedimentos Ambulatoriais de Pele
Oficina prática para o treinamento em habilidades em dermatologia e procedimentos ambulatoriais de pele com os seguintes objetivos:
• Apresentação de problemas de pele prevalentes na APS, visando reconhecimento, manejo e situações que exigem encaminhamento.
• Oferecer conhecimento dos fundamentos em cirurgia dermatológica na APS, oferecendo maior autonomia e segurança ao cuidado global do seu paciente através do treinamento das principais técnicas utilizadas.
Eletrocardiograma e Emergências em APS
Oficina prática para o treinamento em habilidades em emergências na APS com os seguintes objetivos:
• Apresentação de emergências prevalentes na APS, visando reconhecimento, manejo e situações que exigem encaminhamento.
• Treinamento prático de avaliação e interpretação de eletrocardiogramas a partir de casos mais prevalentes na APS.
Medicina Musculoesquelética, Dor Miofascial, Pontos Gatilho e Agulhamento
Treinamento prático de habilidades de exame clínico osteomuscular e manejo clínico das principais afecções musculoesqueléticas no contexto da APS: lombalgia, Osteoartrose de joelhos, quadril e mãos, síndrome do manguito rotador, síndrome dolorosa miofascial, osteoporose, dor crônica, artrite reumatóide, síndrome do túnel do carpo. Além disso, treinamento prático de habilidades de manejo clínico da dor miofascial, incluindo o reconhecimento de pontos gatilhos e a prática de agulhamento.
Visita Técnica Observacional
Conteúdo:
Propiciar o contato e experiência do aluno com as unidades ambulatoriais de atenção primária à saúde do Hospital Sírio-Libanês e com a prática de excelência em Medicina de Família e Comunidade desempenhada nestes serviços, favorecendo a compreensão e integração dos conhecimentos desenvolvido no curso de pós-graduação para a prática clínica.