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grad Pós-Graduação location Presencial: São Paulo

Especialização em Medicina da Família e Comunidade

Descrição

Historicamente, a divisão dos sistemas de saúde em níveis de atenção primária, secundária e terciária como prerrogativa para adequada organização dos cuidados em saúde foi estabelecida em 1920 pelo Relatório Dawson no Reino Unido . Durante a primeira metade do século XX, estes princípios foram progressivamente ganhando força e sendo observados melhores desfechos em saúde nos modelos que foram construindo uma sólida base em atenção primária à saúde. Como resultado, a conferência mundial de saúde realizada em Alma-Ata em 1978 pela OMS estabeleceu desde então que a atenção primária à saúde deve ser um princípio central de todos os sistemas de saúde.
 
Os estudos científicos têm ressaltado cada vez mais a importância desta hierarquização da assistência à saúde e enfatizado a atenção primária como a porta de entrada e a base de sustentação principal para qualquer serviço de saúde.
 
Conjuntamente, o estabelecimento de uma especialidade médica especialista nos cuidados de atenção primária à saúde, foi fundamental para concretização e fortalecimento dos serviços de saúde que estavam sendo construídos e hoje são considerados os melhores do mundo conforme os mais diversos indicadores. Assim, a especialidade de Medicina de Família e Comunidade tornou-se a especialidade principal e com maior número de médicos na maioria dos países desenvolvidos. É a especialidade que presta cuidados personalizados e continuados a indivíduos e suas famílias independente de idade, sexo ou problema de saúde . É a porta de entrada e filtro dos serviços de saúde, promovendo uma alta resolutividade das ocorrências em saúde e o acompanhamento das pessoas ao longo de suas vidas .
 
No Brasil e outros países em desenvolvimento, o campo saúde se desenvolve com um atraso natural em comparação aos países desenvolvidos e, neste sentido, há muito trabalho pela frente para construção de uma atenção primária forte e soberana em nosso país.
 
Dessa forma, nosso projeto pedagógico terá justamente a ambição de acrescentar competências importantes aos profissionais de saúde brasileiros dando centralidade para a atenção primária à saúde e para a especialidade de Medicina de Família e Comunidade.
 
Diferenciais:
- Docentes do Corpo Clínico do Hospital Sírio Libanês;
- Aulas teóricas com discussão de casos em pequenos grupos, trazendo casos da vivência da equipe dentro dos atendimentos;
- Atividades no Ambulatório de Medicina de Família do Hospital Sírio Libanês;
- Oficinas sobre os principais procedimentos ambulatoriais no âmbito de Atenção Primária à Saúde.

Conteúdo

Baixe o calendário do curso download

Módulo 1 – Contexto da Atenção Primária à Saúde e da Medicina de Família e Comunidade: ferramentas essenciais

Carga Horária:  30h + 6h de EaD
Conteúdo: 
 

Dia 1 – Introdução à Atenção Primária à Saúde (APS) e à Medicina de Família e Comunidade (MFC)

• Introdução ao curso e apresentação do cronograma

- Proposta pedagógica: acolhimento dos alunos, apresentação dos coordenadores e dos alunos, discussão do cronograma e projeto pedagógico do curso, incentivo aos temas para os trabalhos de conclusão de curso.

 

• Conceitos e definições: APS e MFC

- Proposta pedagógica: principais definições e conceitos, panorama nacional e internacional, contextualização da origem e do papel desses conceitos nos sistemas de saúde.

 

• Atributos da APS

- Proposta pedagógica: apresentação dos atributos essenciais (acesso, integralidade, longitudinalidade e coordenação do cuidado) e derivados e contextualização dos atributos na prática.

 

• Princípios da MFC

- Proposta pedagógica: apresentação dos princípios da MFC e contextualização dos princípios na prática.

 

Dia 2 - Gestão da Clínica em APS e Registro Clínico Ambulatorial

• Gestão da Clínica em Atenção Primária à Saúde

- Proposta pedagógica: discussão sobre os tipos de demanda na unidade de APS, como mensurar as demandas, como organizar a agenda e garantir o acesso, definição das carteiras de pacientes, organização das equipes assistenciais.

 

• Registro ambulatorial

- Proposta pedagógica: discussão sobre registro médico orientado por problemas, sistemas de classificação na APS, prontuário eletrônico e importância da cultura de dados para a coordenação do cuidado.

 

Dia 3 – Epidemiologia Clínica e Raciocínio Clínico

• Epidemiologia Clínica

- Proposta pedagógica: discussão sobre conceitos básicos: sensibilidade, especificidade, probabilidade pré-teste e valor preditivo, debate sobre a relação prevalência x valor preditivo, perguntas que a epidemiologia clínica se dispõe a responder e prevenção quaternária.

 

• Raciocínio Clínico

- Proposta pedagógica: discussão sobre medicina baseada em evidências (MBE), ferramentas para decisão clínica e protocolos para diagnóstico oportuno (rastreamento).

 

 

 

Módulo 2 – Interação com o paciente e a família

Carga Horária:  30h + 6h de EaD
Conteúdo: 
 

Dia 1 – Abordagem individual

• Método clínico centrado na pessoa

- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre o método clínico centrado na pessoa e cada um dos seus componentes.

 

Dia 2 – Abordagem familiar e comunitária

• Abordagem familiar

- Proposta pedagógica: discussão sobre os aspectos que envolvem a entrevista com a família, ferramentas da prática: ciclo de vida, ecomapa, genograma.

• Abordagem comunitária

- Proposta pedagógica: abordagem sobre o processo de territorialização, visita domiciliar como ferramenta de cuidado, grupos em saúde e inserção na comunidade.

 

Dia 3 – Interação com o paciente

• Habilidades de Comunicação

- Proposta pedagógica: abordagem sobre escuta ativa, importância do 1º minuto da consulta, exploração da demanda, negociação da agenda, demanda oculta do paciente e outras técnicas para se comunicar.

• Telessaúde

- Proposta pedagógica: exploração sobre as possibilidades de cuidado pelo MFC em ambiente virtual.

Módulo 3 – Abordagem Comunitária/ Populações Vulneráveis, Práticas Integrativas e Espiritualidade

Carga Horária:  30h + 6h de EaD
Conteúdo:
 

Dia 1 - Abordagem comunitária

- Proposta pedagógica: abordagem sobre o processo de territorialização, visita domiciliar como ferramenta de cuidado, grupos em saúde e inserção na comunidade.

 

Dia 2 – Populações vulneráveis

- Proposta pedagógica: discussão sobre perfis de populações historicamente marginalizadas no sistema de saúde: favelados, LGBTQIA+, população prisional, população ribeirinha – como inseri-las no contexto do cuidado?

 

Dia 3 – Práticas integrativas e espiritualidade

- Proposta pedagógica: apresentação de práticas integrativas comuns na APS: Mindfulness, medicina tradicional chinesa, homeopatia etc. Abordagem sobre a importância da espiritualidade no contexto de saúde e seu impacto no paciente doente.

 

Módulo 4 – Saúde Mental e Iniciação à Pesquisa

Carga Horária: 30h + 6h de EaD
Conteúdo: 
 

Dia 1 – Iniciação à Pesquisa

 

- Proposta pedagógica: explorar as etapas para desenvolvimento de pesquisa em saúde, especialmente na APS, como formular uma pergunta de pesquisa, quais as principais ferramentas para produção de conhecimento na APS. Nesta ocasião, será realizada orientação com relação aos Trabalhos de Conclusão de Curso.

 

Dias 2 e 3 – Saúde Mental

 

- Proposta pedagógica: apresentação e discussão de condições comuns na APS: ansiedade e depressão, somatização e sintomas que o médico não consegue explicar, perturbações do sono, uso abusivo de álcool e drogas, transtorno afetivo bipolar, psicose e transtornos alimentares.

 

Módulo 5 – Queixas Comuns na APS/Saúde da Mulher e do Homem

Carga Horária:  30h + 7h de EaD
Conteúdo: 
 

Saúde da mulher

- Proposta pedagógica: revisão dos protocolos de rastreamento da população feminina, abordagem sobre planejamento reprodutivo, pré-natal na APS e possíveis complicações gestacionais, amenorreia e sangramento uterino anormal, ISTs, dor pélvica e climatério.

 

Saúde do homem

- Proposta pedagógica: revisão dos protocolos de rastreamento da população feminina, discussão sobre os desafios do engajamento do homem no autocuidado, ISTs, problemas sexuais, mudança de estilo de vida.

 

Módulo 6 – Problemas Cardiovasculares, Metabólicos e Endocrinológicos

Carga Horária: 18h + 7h de EaD
Conteúdo: 
 

Dia 1 – Problemas cardiovasculares

-Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre dor torácica e diagnósticos diferenciais, arritmias mais comuns, hipertensão arterial sistêmica, doença arterial e venosa periféricas e reabilitação do paciente infartado.

 

Dia 2 – Problemas metabólicos e endocrinológicos

- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre obesidade, dislipidemia (quando tratar?), diabetes tipos 1 e 2 e problemas da tireoide

Módulo 7 – Problemas Respiratórios, Ouvido, Nariz e Garganta

Carga Horária:  18h + 7h de EaD
Conteúdo: 

Dia 1 – Problemas respiratórios
- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre asma, DPOC, pneumonias, tuberculose e tabagismo.

Dia 2 – Problemas de ouvido, nariz e garganta

- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre IVAS, dor de ouvido e otite, dor de garganta, rinite e rinossinusite, zumbido e perda auditiva.

Módulo 8 – Saúde do Idoso, da Criança e do Adolescente

Carga Horária: 18h + 7h de EaD
Conteúdo: 
 

Dia 1 – Saúde do idoso

- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre avaliação geriátrica ampla, incontinência urinária, demência, transtornos mentais no idoso, fragilidade e polifarmácia.

 

Dia 2 – Saúde da criança e do adolescente

- Proposta pedagógica: apresentação e discussão sobre puericultura na APS, aleitamento materno e introdução a novos alimentos, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, dores recorrentes na infância, abuso infantil e principais condições cirúrgicas na infância.

Módulo 9 - Doenças Infecciosas Comuns, Problemas Neurológicos e Gastrointestinais

Carga Horária:   18h + 7h de EaD

Conteúdo:

Dia 1 - Doenças Infecciosas

-Proposta pedagógica: apresentação e discussão de casos das principais doenças infecciosas.

Dia 2 - Problemas Neurológicos e Gastrointestinais

- Proposta pedagógica: apresentação e discussão de casos dos principais problemas neurológicos e gastrointestinais

Semana de Imersão

Carga Horária:   60h + 7h de EaD

Conteúdo:
Dermatologia e Procedimentos Ambulatoriais de Pele
Oficina prática para o treinamento em habilidades em dermatologia e procedimentos ambulatoriais de pele com os seguintes objetivos:
• Apresentação de problemas de pele prevalentes na APS, visando reconhecimento, manejo e situações que exigem encaminhamento.
• Oferecer conhecimento dos fundamentos em cirurgia dermatológica na APS, oferecendo maior autonomia e segurança ao cuidado global do seu paciente através do treinamento das principais técnicas utilizadas.

Eletrocardiograma e Emergências em APS
Oficina prática para o treinamento em habilidades em emergências na APS com os seguintes objetivos:
• Apresentação de emergências prevalentes na APS, visando reconhecimento, manejo e situações que exigem encaminhamento.
• Treinamento prático de avaliação e interpretação de eletrocardiogramas a partir de casos mais prevalentes na APS.

Medicina Musculoesquelética, Dor Miofascial, Pontos Gatilho e Agulhamento

Treinamento prático de habilidades de exame clínico osteomuscular e manejo clínico das principais afecções musculoesqueléticas no contexto da APS: lombalgia, Osteoartrose de joelhos, quadril e mãos, síndrome do manguito rotador, síndrome dolorosa miofascial, osteoporose, dor crônica, artrite reumatóide, síndrome do túnel do carpo. Além disso, treinamento prático de habilidades de manejo clínico da dor miofascial, incluindo o reconhecimento de pontos gatilhos e a prática de agulhamento.

Visita Técnica Observacional

Conteúdo:
Propiciar o contato e experiência do aluno com as unidades ambulatoriais de atenção primária à saúde do Hospital Sírio-Libanês e com a prática de excelência em Medicina de Família e Comunidade desempenhada nestes serviços, favorecendo a compreensão e integração dos conhecimentos desenvolvido no curso de pós-graduação para a prática clínica.

Coordenadores

Dr. Fabio Dezo

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Ms. Felipe Gonçalves Corneau

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Corpo docente

Brunna Confettura Costa Vianna

Diego Francisco Januário Silva

Ms. Domingos José Vaz do Cabo

Domingos José Vaz do Cabo

Dr. Stephan Sperling

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Dr. Fabio Dezo

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Dr. Gustavo Dias Santiago de Amorim

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Dra. Luana Camargo Brito

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Pedro Augusto da Silva Pagy Carvalho Pinto

Investimento

No boleto ou cartão em até 24x

R$ 975,00

R$ 23.400,00

Pagamento à vista R$: 19.890,00

-15%

Perguntas Frequentes

Como funciona a análise do questionário do processo seletivo?

As respostas do questionário são direcionadas e avaliadas pela coordenação do curso, que entenderá se o perfil do candidato se encaixa com o público-alvo do curso. 
Se aprovado, o candidato será convocado para a próxima etapa (no caso dos cursos com entrevista) ou para iniciar o processo de matrícula.

A entrevista é presencial ou online?

Para os cursos que possuem entrevista, todos ocorrem de forma online.

Como sei que fui aprovado no processo seletivo?

Todos os inscritos que participarem do processo seletivo serão informados por e-mail sobre seu status de aprovação. No caso dos cursos com entrevista, a lista de aprovados também é inserida na página do curso ao final do processo seletivo.

Não me encaixo no público-alvo, posso fazer o curso?

Antes de efetivar sua inscrição é importante consultar o público-alvo do curso. Caso se inscreva e não se encaixe no público-alvo, haverá reprovação no processo seletivo.

Quais documentos devo entregar para matrícula?

Os documentos da matrícula podem variar de curso para curso, os básicos que devem ser inseridos de forma digital e escaneados são:

  • Foto 3x4 - JPG
  • RG (é obrigatório constar o órgão emissor e é importante que o documento tenha sido expedido em menos de 10 anos. Não é aceito carteira de motorista, conforme portaria do MEC)
  • CPF
  • Certidão de nascimento e ou casamento
  • Comprovante de residência atual
  • Diploma de graduação
  • Histórico da Graduação (histórico é um documento complementar ao diploma e, por isso, sua entrega é obrigatória)
  • Carteira de Classe
  • Carteirinha de vacinação (cursos específicos)
  • Termos de escusa (cursos específicos)
Consigo obter desconto se pagar o curso à vista?

Sim. Os pagamentos à vista possuem 15% desconto.

Preciso fazer alguma prova para conseguir o título de especialista?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Há também o título de especialista que é a prova feita pelas Sociedades das áreas médicas. É importante verificar os quesitos que os editais das Sociedades solicitam para que o aluno possa prestar a prova de título.

Nossos cursos de especialização atendem as premissas do MEC, e não das Sociedades, mas normalmente nossos cursos possuem o período e a carga horária solicitada pelos editais da prova de título de especialista, mas reforçamos que é importante sempre verificar o que a Sociedade e o Edital solicitam.

Como e em quanto tempo são recebidos os certificados após a conclusão do curso?

Após a entrega da versão final do TCC ou Projeto Aplicativo do Curso, a coordenação valida um relatório com os aprovados em até 30 dias. Após esse prazo, os certificados são liberados em até 180 dias e sua expedição é no formato digital.

O certificado é aceito pelo MEC?

Sim. Os cursos de especialização são cadastrados no sistema e-MEC e o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa é credenciado através da portaria para oferta dos cursos (Credenciamento pela Portaria MEC nº 3.857, de 10 de novembro de 2005, publicada no D.O.U. 11/11/2005 - Seção 01 - pg. 72).

Como funciona o TCC dos cursos?

Cada curso possui critérios de aprovação específicos, podendo contar com TCC ou não. No caso dos cursos com TCC, o trabalho é desenvolvido ao longo do curso com apoio dos orientadores e deve ser apresentado no último dia de aula.

Existe taxa de matrícula?

Não. O pagamento da matrícula já é referente a primeira mensalidade do curso. 

As aulas possuem atividade prática ou somente teórica?

Cada curso é estruturado da melhor forma para transmitir o seu conteúdo pedagógico. Temos cursos de pós-graduação compostos somente por aulas teóricas e outros em que é previsto carga horária prática em Centro de Treinamentos, em simulação ou em atividades práticas observacionais. Consulte na página específica do curso de seu interesse.

Qual a data de início e duração dos cursos?

O calendário, horário das aulas e a duração deve ser consultado na página específica de cada curso.

Estrangeiro pode realizar a pós-graduação Sírio-Libanês?

Sim, para tanto os candidatos graduados no exterior devem apresentar uma cópia do diploma e histórico da Graduação revalidados por universidade pública brasileira, com tradução juramentada.

Qual a diferença entre Aperfeiçoamento e Especialização?

A diferença está na carga horária prevista em cada tipo de curso. Especializações precisam ter o mínimo de 360 horas e aperfeiçoamentos possuem carga horária mínima de 180 horas.

Qual o limite de faltas que posso ter? Para obter a certificação, o aluno deve garantir sua participação em pelo menos 75% das atividades previstas. Por exemplo, um curso com 12 encontros, ele poderá se ausentar em no máximo 03. Essa mesma regra é válida para a carga horária de estágio ou visita técnica. 
O que é a taxa de inscrição? Posso ser reembolsado em caso de reprovação no processo seletivo ou cancelamento do curso? A taxa de inscrição é o valor que deve ser pago pelo candidato para ingressar no processo seletivo dos cursos de pós-graduação, sendo um valor fixo de R$ 50,00. Caso o candidato seja reprovado, o valor não será reembolsado. Porém, se o curso for cancelado por determinação da Instituição, sem previsão de nova data de início, o valor da taxa será reembolsado. 
Possuem indicações de estacionamento, transporte e hospedagem? Estacionamento: 

Há serviço de manobrista na recepção.  
Serviço pago: consulte a tabela de valor no momento da utilização.

Transporte e Hospedagem:
Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência Dynamic Travel: Telefone (11) 4040-1150 / E-mail: hsl@dynamictravel.com.br 

*Recomendamos a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis somente após a confirmação da turma. Eventualmente, poderá não haver quórum mínimo de participantes e a turma ser cancelada. 

 

Onde acontecem as aulas presenciais? - Para os cursos de São Paulo, as aulas acontecem na unidade do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa - Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista, São Paulo (SP).
- Para os cursos de Brasília, as aulas teóricas acontecem no Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico (Nexus). SCRN Quadra 502 – Edifício Niva Pessoa 1º Andar - Brasília (DF) / CEP: 70720-502.

Importante: alguns cursos podem promover atividades fora desses endereços. É necessário verificar a programação na página de cada curso.

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Depoimentos dos alunos

Nome aluno

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