Skip to content
Pós-graduação

Especialização em Coloproctologia

INSCREVA-SE TIRE SUAS DÚVIDAS
São Paulo 11 meses Especialização

Apoiado em sua vasta experiência em Coloproctologia, o Hospital Sírio-Libanês traz grandes nomes da área para abordar de forma profunda esta especialidade e oferecer uma visão estratégica e integrada de toda a área com desenvolvimento de habilidades e capacitação profissional. 
O programa antecipa as situações encontradas no exercício da profissão, oferecendo ao aluno a prática no centro de treinamento o manuseio de equipamentos  de alta tecnologia  e o acompanhamento de procedimentos ao vivo e em vídeo. Além disso, o aluno poderá trazer seus próprios casos a serem debatidos com os especialistas. 
Desenvolvido com aulas teóricas, discussões de casos e vídeos de procedimentos, aulas práticas em Centro de Treinamento e Estágio Observacional no Serviço de Coloproctologia do hospital, oferecendo assim, uma sólida base de conhecimento na especialidade. 

Diferenciais:

  • Corpo Docente referência na área e atuante no corpo clínico do hospital;
  • Aulas teóricas e discussões de casos e vídeos de procedimentos;
  • Treinamento prático em modelo experimental em Centro de Treinamento;
  • Estágio Observacional no Serviço de Colonoscopia do Hospital Sírio-Libanês

Público-alvo: Médicos com especialização e/ou residência médica nas áreas de cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo e proctologia. 

Dia da semana e Horário: Quinta- feira e sexta-feira, das 8h às 19h

Carga horária: 362h


Coordenadores:

Coordenador

Prof. Dr. Marcelo Averbach

ver currículo lattes
Coordenador

Dr. Paulo Alberto Falco Pires Corrêa

ver currículo lattes

Corpo Docente:

Dra. Fernanda Caparelli

Dr. Carmen Ruth Manzione

Dr. José Luiz Paccos

Dr. Mara Rita Salum

Dr. Marcelo Rodrigues Borba

Dr. Renato Caram Saad

Prof. Dr. Sérgio Carlos Nahas

Prof. Dr. Sidney Roberto Nadal

Oswaldo William Marques Junior

Celso Augusto Milani Cardoso Filho

Unidade I - Coloproctologia, Fisiologia Anorretal e Cirurgia Oroficial

Docente Responsável: Dr. Marcelo Averbach
Carga Horária: 87h
Ementa: Essa unidade reúne um conjunto de conceitos, princípios e práticas que permitem compreender as bases anatômicas e funcionais da região coloanal. Visa ainda conteúdos relacionados aos cuidados no período peri-operatório na cirurgia colorretal. Compreender a Fisiologia da continência anal, fisiologia da evacuação e o diagnóstico da incontinência anal. Aborda os elementos biofeedback da incontinência anal. Visa conteúdos relacionados ao tratamento cirúrgico de afecções orificiais. Aborda os cuidados pré-operatórios e pós-operatórios aos pacientes submetidos a estes procedimentos. Essa unidade tem como objetivo aprimorar os conceitos em epidemiologia, medicina baseada em evidências e metodologia científica. Discussão crítica de artigos científicos, sua aplicabilidade e a utilização do conhecimento científico na prática clínica.

 

MÓDULO I - Bases da Coloproctologia
Docentes Responsáveis: Dr. José Luiz Borges e Dr. Pedro Popoutchi
Carga horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: Fisiologia da região anorretal;Biologia molecular de carcinogênese;Sedação e analgesia no PO de cirurgia colorretal;Fisiologia dos cólons;Anatomia da região anorretal;Anatomia da cirurgia colorretal;Principais modelos de pesquisa clínica;Preparo pré-operatório em cirurgia colorretal;Preparo de cólon;Preparo nutricional de paciente para cirurgia colorretal;Nutrição perioperatória;Cuidados pós-operatórias em cirurgia colorretal e anal;Fisioterapia pós-operatória; Prevenção da TVP e TEP.Prevenção da TVP e TEP.

23 e 24 de fevereiro de 2023

 

MÓDULO II – Fisiologia Anorretal na Prática Clínica
Docentes Responsáveis: Dra. Mara Rita Salum e Dr. Renato Caram Saad
Carga horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: Mecanismos da continência anal e fisiologia da evacuação; Videodefecografia: aspectos técnicos e indicações clínicas; US endoanal na incontinência anal; Dieta rica em fibras; Composição das pressões anais e sua utilidade em proctologia; TT&T manometria; Eletromiografia e latência do pudendo; Investigação da incontinência anal: que exames pedir; Investigação da obstipação: que exames pedir; Importância do índice de sustentabilidade; Biofeedback para incontinência anal e para a constipação intestinal;Como diagnosticar a Síndrome do Intestino Irritável; Trânsito cólico: indicações e aspectos técnicos.

30 e 31  de Março de 2023

 

MÓDULO III – Cirurgia Orificial
Docentes Responsáveis:
Prof. Dr. Sergio C. Nahas e Dr. Marcelo R. Borba (Dr. Caio Nahas, Dr. Frederico e Dr. Rodrigo Âmbar)
Carga horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: Anatomia do canal anal cirúrgico; Anatomia funcional do canal anal cirúrgico;Pré-operatório e pós-operatório da cirurgia;Tratamento não cirúrgico da doença hemorroidal; Emprego do bisturi ultrassônico, seladores, laser e outras fontes de energia na cirurgia da doença hemorroidal;Hemorroidectomia;Anopexia mecânica para tratamento da doença hemorroidal; Tratamento cirúrgico dos abcessos e das fístulas perianais;Sistematização do exame proctológico no paciente HIV positivo e tratamento do condiloma anal;Tratamento atual da fissura anal;Abordagem cirúrgica da fístula retovaginal;Tratamento da procidência retal por via perineal;Cisto pilonidal - técnica aberta ou fechada;Margem cirúrgica positiva no corte-congelação ou na paraúna: como proceder?;Nefroureterectomia em tumores de via excretora: como tratar o ureter distal e a Iinfadenectomia?;Ablação de tumor renal – indicações;Técnica de ablação percutânea;Técnica de ablação Iaparoscópica assistida

27 e 28 de Abril de 2023


Unidade II - Doenças Coloproctológicas

Docente Responsável: Dr. Paulo Alberto Falco Pires Correa
Carga Horária: 87h
Ementa: Essa unidade reúne um conjunto de conceitos, princípios e práticas que permitem compreender as bases fisiopatológicas de doenças coloproctológicas. Apresenta as bases anatômicas e funcionais do assoalho pélvico e conteúdos relacionados ao diagnóstico e tratamento das alterações do assoalho pélvico. Aborda os elementos necessários para a compreensão dos elementos necessários para a reabilitação dos pacientes com alteração do assoalho pélvico. Permite compreender as bases biológicas e fisiopatológicas das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Apresenta conteúdos relacionados aos métodos diagnósticos e terapêuticos
para das DSTs. Permite acessar as bases fisiopatológicas da doença inflamatória intestinal. E apresenta conteúdos relacionados aos métodos diagnósticos e terapêuticos para a doença inflamatória intestinal.

MÓDULO IV- Doenças do Assoalho Pélvico
Docentes Responsáveis: Dra. Mara Rita Salum
Carga horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: Cirurgia de Delorme; Retopexia por videolaparoscopia; Altmayer; Esfíncter artificial; Ressonância magnética pélvica;Novos conceitos de anatomia pélvica; Starr; Disfunção anorretal segundo a teoria integral; Métodos de preenchimento da incontinência fecal; Esfincteroplastia anal; Biofeedback na constipação; Prolapso genital: como tratar cirurgicamente; Reabilitação do assoalho pélvico; Complicações do uso da tela; Tratamento cirúrgico da enterocele; Investigação da incontinência urinária; Complicações urológicas da cirurgia pélvica; Controvérsias do biofeedback; Tratamento clínico da incontinência anal.

25 e 26 de maio de 2023

 

MÓDULO V – Doenças Infecciosas, DST e AIDS
Docentes Responsáveis: Dr. Sidney Roberto Nadal e Dra. Carmen Ruth Manzione
Carga horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: DST - panorama atual; •DST - abordagem etiológica x abordagem sindrômica; DST - lesões ulceradas perianais; Formas clínicas da sífilis; Interpretação dos exames sorológicos; Lesões provocadas pelo gonococo e pela clamídia; Herpes hipertrófico e molusco contagioso; Neoplasmas malignos provocados por vírus; Aspectos da infecção pelo HIV e da AIDS; Colonoscopia no doente HIV; Infecção pelo HPV - aspectos morfológicos da doença; Imunidade e infecção pelo HPV; HPV: a visão do ginecologista; HPV: a visão do urologista; HPV: a visão do proctologista; Métodos diagnósticos para o HPV - histologia e citologia; Tratamento e seguimento das neoplasias epiteliais anais; Diagnósticos diferenciais das DST - protocolos de atendimento.

29 e 30  de Junho de 2023

 

MÓDULO VI – Doenças Inflamatórias
Docentes Responsáveis: Prof. Dr. Sérgio Nahas e Dr. Marcelo Rodrigues Borba
Carga horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: Novos paradigmas da doença inflamatória intestinal; Aspecto anatomopatológico das doenças inflamatórias intestinais; Colonoscopia nas doenças inflamatórias intestinais; Diagnóstico das doenças inflamatórias intestinais; Avanços em imagens nas doenças inflamatórias intestinais; Tratamento cirúrgico - Doença de Crohn (intestinal); Tratamento cirúrgico das doenças de Crohn (fístula perianal Crohn); Tratamento cirúrgico de urgência de doenças inflamatórias intestinais; Tratamento cirúrgico da RCUI; Terapia biológica das doenças inflamatórias intestinais; Enteroscopia de duplo balão em doenças inflamatórias intestinais; Cápsula endoscópica nas doenças inflamatórias intestinais; Tratamento em clínica convencional das doenças inflamatórias intestinais

27 e 28  de Julho de 2023

 

Unidade III - ​Câncer Colorretal e Outras Afecções Coloproctológicas

Docente Responsável: Dr. Marcelo Averbach
Carga Horária: 138h
Ementa: Essa unidade reúne um conjunto de conceitos, princípios e práticas que permitem compreender as bases epidemiológicas, moleculares e fisiopatológicas do câncer colorretal. Apresenta conteúdos relacionados ao diagnóstico, estadiamento e tratamento do câncer colorretal. Discute as aplicações da colonoscopia. Visa ainda conteúdos relacionados aos cuidados ao paciente submetido ao procedimento. Reúne os princípios do diagnóstico e tratamento de emergências coloproctológicas. Apresenta os conteúdos relacionados ao tratamento da endometriose intestinal. Aborda o tratamento do megacólon chagásico. Apresenta as bases anatômicas da cirurgia colorretal laparoscópica e conteúdos relacionados aos cuidados no período perioperatório na cirurgia colorretal laparoscópica.

 

MÓDULO VII- Câncer Colorretal
Docentes Responsáveis: Dr. Pedro Popoutchi, Dr. Ulysses Ribeiro Junior e Dra. Fernanda Capparelli
Carga Horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: Epidemiologia, fatores de risco, rastreamento e vigilância para o câncer colorretal; Polipose adenomatosa familiar, Síndrome de Lynch e outras síndromes genéticas de predisposição ao câncer colorretal; Pólipos colorretais: interpretação do resultado anatomopatológico para decisão de conduta cirúrgica; Estadiamento; Tratamento cirúrgico; Principais esquemas de radioterapia e quimioterapia (neoadjuvância e adjuvância); Tratamento da doença avançada; Tratamento do câncer recidivado.

24 e 25 de Agosto de 2023

 

MÓDULO VIII – Colonoscopia
Docentes Responsáveis: Dr. Jarbas Faraco Maldonado e Dr. José Luiz Paccos
Carga Horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: Doença inflamatória - papel da colonoscopia; Doenças infecciosas e vasculares; Pólipos colorretais - classificação e condutas; Lesões planas e deprimidas; Ecoendoscopia; Colonoscopia no seguimento de pólipos e câncer; Complicações da colonoscopia; Rastreamento da neoplasia colorretal; Hemorragia Digestiva Baixa – HDB; Limpeza e desinfecção do aparelho – ANVISA; Dilatação endoscópica; Colonografia virtual; Síndrome de Ogilvie e volvos.

28 e 29  de Setembro de 2023

 

MÓDULO IX – Outras Afecções Coloproctológicas
Docentes Responsáveis: Dr. Marcelo Averbach e Dr. Paulo Correa
Carga Horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: Conduta inicial no trauma perineal; Qual a conduta na isquemia crônica e aguda do intestino grosso; Contribuição do exame de imagem no diagnóstico da diverticulite; Quando indicar a cirurgia videolaparoscópica na diverticulite; Estado atual da cirurgia do megacólon chagásico; Contribuição da Medicina Nuclear para o diagnóstico da hemorragia digestiva baixa; Contribuição da Radiologia Vascular na isquemia das lesões do intestino grosso; Colonoscopia nas síndromes polipoides; Endometriose; A doença; Diagnóstico por imagem; Colonoscopia e ecoendoscopia; Tratamento clínico; Tratamento cirúrgico; Tratamento da endometriose intestinal.

26 e 27  de Outubro de 2023

 

MÓDULO X – Cirurgia Colorretal Laparoscópica
Docentes Responsáveis: Dr. Oswaldo Willian Marques, Dr. Celso Augusto Milani Cardoso Filho e Dr. Pedro Averbach
Carga Horária: 29h (22h presenciais + 7h EaD)
Conteúdo: Colectomia esquerda e retossigmoidectomia; Equipamentos materiais, preparo da paciente; Colectomia total/ PCT+BI; Apendicectomia; Colectomia direita; Robótica; Retopexia.

23 e 24  de Novembro de 2023

 

MÓDULO XI – Experiência do Paciente e Telemedicina
Docentes Responsáveis: Marcelo Averbach, Paulo Alberto Falco Pires Correa e Pedro Averbach 
Carga Horária: 22h presenciais
Conteúdo: Colectomia esquerda e retossigmoidectomia; Equipamentos materiais, preparo da paciente

14 e 15 de dezembro de 2023


Estágio Observacional

Docente Responsável: Prof. Dr. Marcelo Averbach e Dr. Paulo Alberto Falco Pires Correa
Carga Horária: 50h
Ementa: Experiência na unidade de colonoscopia do Hospital Sírio-Libanês, para observação dos exames, discussão dos casos clínicos, e integração entre a teoria e prática.
Agendamento: Essa atividade deverá ser agendada pelo aluno, conforme cronograma disponibilizado pela coordenação do curso e deverá ocorrer no período de 1 semana (segunda à sexta-feira)

Inscrições até:

22/02/2023

Taxa de inscrição:

R$ 50,00

Início das aulas:

23/02/2023

Duração:

11 meses

Modalidade:

Presencial

FALE COM NOSSOS ATENDENTES

Processo Seletivo

Inscrições até: 22/02/2023
1

Formulário de inscrição

2

Taxa de inscrição

3

Questionário e entrevista

Aprovação!

Convocação

Matrículas até: 23/02/2023
4

Pagamento de matrícula

5

Documentação

Faça sua matrícula!

Pague à vista e ganhe 15% de desconto no valor total do curso

R$ 1.628,60

Tire suas dúvidas

Opções de parcelamento

 

À vista R$ 39.086,36
(15% de desconto)
6x sem juros*

R$ 6.897,59
(-10% de desconto) 

12x sem juros*

R$ 3.257,20
(-5% de desconto)

15x sem juros*

R$ 2.605,76
(-3% de desconto)

24x sem juros*

R$ 1.628,60
(sem desconto)

INSCREVA-SE

Perguntas frequentes

A entrevista é presencial ou online?

Para os cursos que possuem entrevista, todos ocorrem de forma online.

As aulas possuem atividade prática ou somente teórica?

Cada curso é estruturado da melhor forma para transmitir o seu conteúdo pedagógico. Temos cursos de pós-graduação compostos somente por aulas teóricas e outros em que é previsto carga horária prática em Centro de Treinamentos, em simulação ou em atividades práticas observacionais. Consulte na página específica do curso de seu interesse.

Como e em quanto tempo são recebidos os certificados após a conclusão do curso?

Após a entrega da versão final do TCC ou Projeto Aplicativo do Curso, a coordenação valida um relatório com os aprovados em até 30 dias. Após esse prazo, os certificados são liberados em até 180 dias e sua expedição é no formato digital.

Como funciona a análise do questionário do processo seletivo?

As respostas do questionário são direcionadas e avaliadas pela coordenação do curso, que entenderá se o perfil do candidato se encaixa com o público-alvo do curso. 
Se aprovado, o candidato será convocado para a próxima etapa (no caso dos cursos com entrevista) ou para iniciar o processo de matrícula.

Como funciona o TCC dos cursos?

Cada curso possui critérios de aprovação específicos, podendo contar com TCC ou não. No caso dos cursos com TCC, o trabalho é desenvolvido ao longo do curso com apoio dos orientadores e deve ser apresentado no último dia de aula.

Como sei que fui aprovado no processo seletivo?

Todos os inscritos que participarem do processo seletivo serão informados por e-mail sobre seu status de aprovação. No caso dos cursos com entrevista, a lista de aprovados também é inserida na página do curso ao final do processo seletivo.

Consigo obter desconto se pagar o curso à vista?

Sim. Os pagamentos à vista possuem 15% desconto.

Estrangeiro pode realizar a pós-graduação Sírio-Libanês?

Sim, para tanto os candidatos graduados no exterior devem apresentar uma cópia do diploma e histórico da Graduação revalidados por universidade pública brasileira, com tradução juramentada.

Existe taxa de matrícula?

Não. O pagamento da matrícula já é referente a primeira mensalidade do curso. 

Não me encaixo no público-alvo, posso fazer o curso?

Antes de efetivar sua inscrição é importante consultar o público-alvo do curso. Caso se inscreva e não se encaixe no público-alvo, haverá reprovação no processo seletivo.

O certificado é aceito pelo MEC?

Sim. Os cursos de especialização são cadastrados no sistema e-MEC e o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa é credenciado através da portaria para oferta dos cursos (Credenciamento pela Portaria MEC nº 3.857, de 10 de novembro de 2005, publicada no D.O.U. 11/11/2005 - Seção 01 - pg. 72).

O que é a taxa de inscrição? Posso ser reembolsado em caso de reprovação no processo seletivo ou cancelamento do curso?
A taxa de inscrição é o valor que deve ser pago pelo candidato para ingressar no processo seletivo dos cursos de pós-graduação, sendo um valor fixo de R$ 50,00. Caso o candidato seja reprovado, o valor não será reembolsado. Porém, se o curso for cancelado por determinação da Instituição, sem previsão de nova data de início, o valor da taxa será reembolsado. 
Onde acontecem as aulas presenciais?
- Para os cursos de São Paulo, as aulas acontecem na unidade do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa - Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista, São Paulo (SP).
- Para os cursos de Brasília, as aulas teóricas acontecem no Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico (Nexus). SCRN Quadra 502 – Edifício Niva Pessoa 1º Andar - Brasília (DF) / CEP: 70720-502.

Importante: alguns cursos podem promover atividades fora desses endereços. É necessário verificar a programação na página de cada curso.
Possuem indicações de estacionamento, transporte e hospedagem?
Estacionamento: 

Há serviço de manobrista na recepção.  
Serviço pago: consulte a tabela de valor no momento da utilização.

Transporte e Hospedagem:
Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência Dynamic Travel: Telefone (11) 4040-1150 / E-mail: hsl@dynamictravel.com.br 

*Recomendamos a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis somente após a confirmação da turma. Eventualmente, poderá não haver quórum mínimo de participantes e a turma ser cancelada. 

 

Preciso fazer alguma prova para conseguir o título de especialista?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Há também o título de especialista que é a prova feita pelas Sociedades das áreas médicas. É importante verificar os quesitos que os editais das Sociedades solicitam para que o aluno possa prestar a prova de título.

Nossos cursos de especialização atendem as premissas do MEC, e não das Sociedades, mas normalmente nossos cursos possuem o período e a carga horária solicitada pelos editais da prova de título de especialista, mas reforçamos que é importante sempre verificar o que a Sociedade e o Edital solicitam.

Quais documentos devo entregar para matrícula?

Os documentos da matrícula podem variar de curso para curso, os básicos que devem ser inseridos de forma digital e escaneados são:

  • Foto 3x4 - JPG
  • RG (é obrigatório constar o órgão emissor e é importante que o documento tenha sido expedido em menos de 10 anos. Não é aceito carteira de motorista, conforme portaria do MEC)
  • CPF
  • Certidão de nascimento e ou casamento
  • Comprovante de residência atual
  • Diploma de graduação
  • Histórico da Graduação (histórico é um documento complementar ao diploma e, por isso, sua entrega é obrigatória)
  • Carteira de Classe
  • Carteirinha de vacinação (cursos específicos)
  • Termos de escusa (cursos específicos)
Qual a data de início e duração dos cursos?

O calendário, horário das aulas e a duração deve ser consultado na página específica de cada curso.

Qual a diferença entre Aperfeiçoamento e Especialização?

A diferença está na carga horária prevista em cada tipo de curso. Especializações precisam ter o mínimo de 360 horas e aperfeiçoamentos possuem carga horária mínima de 180 horas.

Qual o limite de faltas que posso ter?
Para obter a certificação, o aluno deve garantir sua participação em pelo menos 75% das atividades previstas. Por exemplo, um curso com 12 encontros, ele poderá se ausentar em no máximo 03. Essa mesma regra é válida para a carga horária de estágio ou visita técnica.