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Pós-graduação

Especialização em Cuidados Integrativos

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São Paulo 12 meses Especialização

"Através do conhecimento e da experiência adquiridos nos trabalhos realizados pelo Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês nos últimos 14 anos, o curso visa oferecer uma formação capaz de atender a demanda crescente dos profissionais qualificados na área, comprometidos com a humanização, ética, qualidade e segurança do paciente e em sintonia com os principais estudos científicos da área. Essa especialização contempla a presença das abordagens integrativas ao redor do mundo nos dias de hoje, em instituições de saúde públicas e privadas.

Serviços integrativos vem sendo estruturados em diversos formatos, restaurando o cuidado, a noção de integralidade e a preservação da saúde como princípios fundamentais da atenção ao ser humano, complementando o tratamento de doenças e sintomas com o cuidado da pessoa em sua integralidade.

O programa é referenciado por abordagens integrativas inovadoras para servir e apoiar a saúde e bem-estar da população, proporcionando aos alunos a compreensão sobre os conceitos envolvendo a ética, os padrões da prática de saúde integral e o pensamento crítico sobre o diálogo entre as práticas convencionais e as não convencionais.
Esperamos criar um ambiente colaborativo que proporcione o seu aprendizado e crescimento."                                    

Diferenciais:

  • ​Aulas Teóricas:
    As aulas teóricas são desenvolvidas por professores especialistas na área e vinculadas aos temas específicos de modo articulado entre os módulos. Na atividade, o professor estimula a participação dos alunos e a troca de experiências, desenvolvendo a habilidade de reflexão e análise cognitiva, além da apreensão do conhecimento adquirido. Durante a carga teórica do curso, os alunos serão envolvidos em aulas expositivas intercaladas com momentos de debates com especialistas, além da apresentação de seminários.​​

  • Atividades Práticas:
    Essas atividades têm como objetivo melhorar o processo de ensino aprendizagem por meio de simulações, práticas e troca de experiências que sensibilizam e ampliam a compreensão dos conteúdos vistos em aula. As vivências são realizadas em grupo, compartilhadas e discutidas como modo de enriquecer os estudos pessoais e coletivos.

  • Atividades no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA):
    As atividades no ambiente virtual são utilizadas para facilitar o aprendizado do aluno, com a discussão de textos e artigos, disponibilizados pelos docentes do curso. A plataforma de aprendizagem é interativa, permitindo a continuidade dos estudos e contato com os professores entre os encontros. ​

  • Reuniões Científicas:
    Será disponibilizado o calendário das reuniões científicas do Núcleo de Cuidados Integrativos, que acontecem fora dos horários das atividades do curso, para que o pós-graduando possa participar e conhecer outros profissionais envolvidos na área. ​

  • Imersão: Retiro I e II:
    Os retiros promovem uma vivência intensiva das práticas integrativas em um ambiente junto à natureza, capaz de proporcionar um aprendizado integral (corpo, mente, espiritualidade e ambiente). Os encontros acontecem em datas previamente definidas em São Francisco Xavier na Serra da Mantiqueira em São Paulo. A participação é importante para expandir os conhecimentos agregados no curso e para cumprir os requisitos de carga horária. ​"       

                        

Objetivo Geral:

A partir de uma visão de saúde integral, instrumentalizar o profissional para uma prática consciente e responsável, incentivando a preservação da saúde como valor fundamental, unindo o tratamento da doença e o cuidado com a pessoa em sua integralidade na jornada do paciente. 

Objetivos Específicos:

Estimular e instrumentalizar o(a) pós graduando(a)/profissional para o autocuidado (criar a cultura do autocuidado para o profissional); Proporcionar um campo de conhecimento que possa ser integrado na dimensão pessoal e profissional; Oferecer recursos teóricos e práticos para que o profissional possa incluir métodos integrados de forma responsável; Propiciar fundamentação teórica e prática sobre o repertório de práticas integrativas; Promover o desenvolvimento de recursos e habilidades pessoais para o exercício das abordagens integrativas em instituições de saúde (soft skills).​​​                          

Público-alvo: Profissionais da saúde e interessados em geral com formação de nível superior.

Dia da semana e Horário: sexta-feira e sábado, das 8h às 18h.

Carga horária: 360h


Coordenadores:

Coordenador

Danilo Forghieri Santaella

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Coordenador

Plínio Cutait

Mestre de Reiki. Coordenador do Núcleo de Cuidados Integrativos do HSL, desde sua criação em 2008. Membro da The Reiki Alliance desde 1994. Diretor da Reiki Foundation International de 1999 a 2011.

Apoio Pedagógico:

Apoio Pedagógico

Júlia Jalbut

Graduação em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC/SP. Pós-Graduação em Medicina Integrativa e Gestão Emocional nas Organizações pelo Hospital Albert Einstein. Praticante e professora de yoga, tem formação em Terapias Ayurvédicas pela Clí...

Corpo Docente:

Fernando A C Bignardi

Rodrigo Yacubian

Vivian Farah Nassif

Paulo Vicente Bloise

Roberto Miguel

Cristiane Ferraz Prade

Érika Ramos

​Módulo 1 - Introdução à saúde integral

Docente Responsável: Danilo Forghieri Santaella
Carga Horária: 20h
Ementa: Esta unidade visa apresentar os principais pensamentos e conceitos acerca das práticas integrativas, suas influências e formas de trabalho no Brasil e no mundo.

Objetivo: Introduzir o universo das abordagens integrativas, seus princípios básicos e características em suas diferentes manifestações.
Conteúdo: Introdução aos diversos tópicos fundamentais do curso; Histórico das abordagens integrativas no mundo; As diversas modalidades integrativas; A experiência do Núcleo de Cuidados Integrativos no Hospital Sírio-Libanês.

5 e 6 de maio de 2023


Módulo 2 - Retiro 1 

Carga Horária: 30h (sexta, sábado e domingo) + 5h EAD
Um retiro é uma oportunidade de mergulho em nossa experiência pessoal – um dos pilares do nosso curso - em contato com a natureza, consigo e com o grupo, através de professores convidados para conduzir atividades teóricas e práticas.

02,03 e 04 de junho de 2023 - Serra da Mantiqueira (São Francisco Xavier)

 


Módulo 3 - Tríade do Cuidado: cuidar, cuidar-se e ser cuidado 

Docente Responsável: Vivian Farah Nassif
Carga Horária:
25h
Ementa: Esta unidade propõe uma imersão no modo como o cuidado, gesto humano essencial, se insere nas nossas práticas de saúde. A partir de uma visão ampla, crítica e reflexiva, seremos convidados a refletir sobre como compreendemos e praticamos o cuidar, o cuidar-se e o ser cuidado.

Objetivo: Olhar para o cuidar em seus três aspectos fundamentais e como elemento essencial no atendimento humanizado a pacientes, familiares, colaboradores e profissionais de saúde.
Conteúdo: Os três aspectos fundamentais do cuidar; A cultura do cuidar nas instituições de saúde; Tratar a doença e cuidar da pessoa em sua integralidade; A importância do cuidado pessoal na vida do profissional.

30 de junho e 01 de julho de 2023  


Módulo 4 - Repertório das Práticas Integrativas

Docente Responsável: Paulo Bloise
Carga Horária: 30h (25h presencial + 5h EAD)
Ementa: Esta unidade apresenta a variedade de práticas integrativas e seu olhar para temas como saúde integral, doença, estilo de vida e cuidado. Aqui, serão discutidos princípios filosóficos e culturais das diversas modalidades.

Objetivo: Conhecer as diversas categorias de práticas integrativas: sistemas médicos integrais, práticas biológicas, manipulativas e corporais, energéticas e mente-corpo.
Conteúdo: Embasamento filosófico e conceitual das diversas práticas integrativas; Discussão sobre aplicabilidade das diversas práticas; Relação entre psicossomático e somatopsíquico; Bioética.

28 e 29 de julho de 2023  


Módulo 5 - Tradição, Ciência e Experiência

Docente Responsável: Danilo Forghieri Santaella
Carga Horária: 25h 

Ementa: Esta unidade visa apresentar os diálogos entre a ciência e as tradições, e a importância de nossas experiências individuais na relação com o conhecimento.
Objetivo: Mostrar como a evidência científica, o conhecimentos tradicional e a experiência pessoal caminham juntos no contexto da saúde.
Conteúdo: O saber das tradições como base fundamental na área integrativa; Metodologia científica e as evidências na área integrativa; A experiência individual como catalizadora do conhecimento; O diálogo entre tradição e ciência.


18 e 19 de agosto de 2023  


Módulo 6 - Estilo de vida e saúde

Docente Responsável: Rodrigo Yacubian
Carga Horária: 30h (25h presencial + 5h EAD)

Ementa: Esta unidade vai explorar o impacto do estilo de vida na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida, e como o sentido de vida consciente pode ser uma fonte significativa de hábitos saudáveis e sustentáveis.
Objetivo: Despertar ou aprofundar o entendimento do aluno sobre a importância de um estilo de vida saudável e seus pilares fundamentais.
Conteúdo: Cultura do autocuidado como elemento essencial de um estilo de vida saudável; Fisiologia do estresse e do relaxamento; Epigenética; Pilares fundamentais de um estilo de vida saudável.

15 e 16 de setembro de 2023  


Módulo 7 - Espiritualidade e saúde

Docente Responsável: Roberto Miguel
Carga Horária: 30h (25h presencial + 5h EAD)

Ementa: Olhar para espiritualidade como uma dimensão humana natural que precisa ser contemplada ao longo de tratamentos de saúde, assim como todas as outras dimensões
Objetivo: Ampliar o conceito de espiritualidade e diferenciá-la de religião e religiosidade
Conteúdo: Conceito de espiritualidade, religião e religiosidade: impacto na saúde e na doença; Neurociência e espiritualidade; Amor, compaixão, respeito, ética e gentileza como elementos fundamentais da espiritualidade; Caminho espiritual: a responsabilidade do indivíduo em relação à própria vida.

20 e 21 de outubro de 2023  


Módulo 8 - Arte e saúde

Docente Responsável: Cristiane Ferraz Prade
Carga Horária: 30h (25h presencial + 5h EAD)

Ementa: avaliar como o estudo da Arte tem contribuído para uma ampliação do olhar e da escuta clínica, assim como das intervenções realizadas na área da saúde e da educação.
Objetivos: Esta unidade pretende mostrar como algumas linguagens artísticas se tornaram terapêuticas, oferecendo bases firmes para diversos tratamentos.
Conteúdo: O impacto da arte na saúde: presença e criatividade como elementos de cuidado; A utilização dos sons e das imagens nas práticas de saúde mental; A escuta e o olhar das condições de vida e saúde; Repertório de ação, comunicação e expressão: musicoterapia, arteterapia, dança, literatura, etc.

24 e 25 de novembro de 2023  


Módulo 9 - Natureza e saúde

Docente Responsável: Fernando Bignardi
Carga Horária: 30h (25h presencial + 5h EAD)

Ementa: Nessa unidade, vamos abordar a noção de que existimos de acordo com leis da Natureza - não só as que regem nossa humanidade - e que conhecê-las e respeitá-las é essencial para termos uma vida saudável e sustentável.
Objetivo: incentivar a consciência sobre os benefícios do avanço na relação entre seres humanos e Natureza
Conteúdo: A relação entre seres humanos e a Natureza; A relação entre saúde e Natureza; Shinrin-yoku (banho de floresta): prática incentivada pelo governo no Japão; Evidências da ciência e das tradições sobre o papel da Natureza em nossas vidas.

08 e 09 de dezembro de 2023  


Módulo 10 - Cuidado Centrado na Pessoa 

Docente Responsável: Marcelo Alvarenga
Carga Horária: 30h (25h presencial + 5h EAD)

Ementa: Esta unidade discutirá os principais desafios e boas práticas mundiais voltadas ao amadurecimento da Cultura de Cuidado Centrado na Pessoa nas Instituições de Saúde, vital para a Humanização do Cuidado e das relações entre Profissionais, Pacientes, Familiares e Cuidadores.
Objetivo: Mostrar a importância do cuidado centrado na pessoa como valor humano essencial nas instituições de saúde
Conteúdo: Conceitos atuais e boas práticas para a excelência na jornada do paciente; Expectativas e experiência dos pacientes e familiares com os profissionais e serviços de saúde; Competências e habilidades (hard skills x soft skills) dos profissionais de saúde; Escuta ativa, empatia, comunicação assertiva e conexão entre profissionais, pacientes, familiares e cuidadores.

26 e 27 de janeiro de 2024  


Módulo 11 - Saúde pública e cuidado integral

Docente Responsável: Julia Jalbut
Carga Horária: 25h 

Ementa: O presente módulo irá apresentar e discutir como a preservação da saúde, a prevenção e o tratamento da doença são considerados na perspectiva da saúde integral, no âmbito da Saúde Pública.
Objetivo: Informar e atualizar o aluno sobre a realidade e a importância da presença dos conceitos de saúde integral na assistência e na educação da população em geral
Conteúdo: Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC): bases históricas, momento atual e perspectivas. A experiência no município de São Paulo; A influência dos fatores ambientais e culturais na saúde pública; Educação e letramento em saúde; Saúde integral e projetos existentes para a saúde pública.

16 e 17 de fevereiro de 2024  


Módulo 12 - Retiro 2 

Carga Horária: 40h (Quinta, Sexta, Sábado e Domingo) + 5h EAD
Nesses dias vamos aprofundar o conteúdo abordado no curso através da vivência, da prática e do recolhimento para integrar formação e experiência pessoal.


14 a 17 de março de 2024  


Módulo 13 - Desafios da implementação em Serviços Hospitalares

Docente Responsável: Erika Ramos
Carga Horária: 30h (25h presencial + 5h EAD)

Ementa: Nesse módulo vamos abordar temas ligados à implementação de serviços integrativos no hospital geral, os desafios, as demandas e os cuidados para que o serviço seja reconhecido e incorporado na rotina das instituições de saúde.
Objetivos: Mostrar aos nossos alunos de que forma o diálogo entre a medicina convencional e as abordagens integrativas vêm acontecendo ao redor do mundo no contexto hospitalar
Conteúdo: Fundamentos aplicados das abordagens integrativas; O diálogo entre os diferentes paradigmas de saúde; Programas de saúde integral para pacientes, familiares, colaboradores e profissionais de saúde; Assistência, educação e integração: um tripé essencial na relação com o hospital.

19 e 20 de abril de 2024  



Módulo 14 - Síntese e encerramento

Docente Responsável: Danilo Forghieri
Carga Horária: 25h

Ementa: Neste último módulo vamos discutir o conteúdo de todo curso, integrar o conhecimento compartilhado e apresentar os trabalhos realizados pelos alunos.
Objetivo: Integrar o conhecimento agregado ao longo do curso e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.
Conteúdo: Síntese do curso; Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.

17 e 18 de Maio 2024

Inscrições até:

26/04/2023

Taxa de inscrição:

R$ 50,00

Início das aulas:

05/05/2023

Duração:

12 meses

Modalidade:

Presencial

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Processo Seletivo

Inscrições até: 26/04/2023
1

Formulário de inscrição

2

Taxa de inscrição

3

Questionário

Aprovação!

Convocação

Matrículas até: 28/04/2023
4

Pagamento de matrícula

5

Documentação

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Perguntas frequentes

A entrevista é presencial ou online?

Para os cursos que possuem entrevista, todos ocorrem de forma online.

As aulas possuem atividade prática ou somente teórica?

Cada curso é estruturado da melhor forma para transmitir o seu conteúdo pedagógico. Temos cursos de pós-graduação compostos somente por aulas teóricas e outros em que é previsto carga horária prática em Centro de Treinamentos, em simulação ou em atividades práticas observacionais. Consulte na página específica do curso de seu interesse.

Como e em quanto tempo são recebidos os certificados após a conclusão do curso?

Após a entrega da versão final do TCC ou Projeto Aplicativo do Curso, a coordenação valida um relatório com os aprovados em até 30 dias. Após esse prazo, os certificados são liberados em até 180 dias e sua expedição é no formato digital.

Como funciona a análise do questionário do processo seletivo?

As respostas do questionário são direcionadas e avaliadas pela coordenação do curso, que entenderá se o perfil do candidato se encaixa com o público-alvo do curso. 
Se aprovado, o candidato será convocado para a próxima etapa (no caso dos cursos com entrevista) ou para iniciar o processo de matrícula.

Como funciona o TCC dos cursos?

Cada curso possui critérios de aprovação específicos, podendo contar com TCC ou não. No caso dos cursos com TCC, o trabalho é desenvolvido ao longo do curso com apoio dos orientadores e deve ser apresentado no último dia de aula.

Como sei que fui aprovado no processo seletivo?

Todos os inscritos que participarem do processo seletivo serão informados por e-mail sobre seu status de aprovação. No caso dos cursos com entrevista, a lista de aprovados também é inserida na página do curso ao final do processo seletivo.

Consigo obter desconto se pagar o curso à vista?

Sim. Os pagamentos à vista possuem 15% desconto.

Estrangeiro pode realizar a pós-graduação Sírio-Libanês?

Sim, para tanto os candidatos graduados no exterior devem apresentar uma cópia do diploma e histórico da Graduação revalidados por universidade pública brasileira, com tradução juramentada.

Existe taxa de matrícula?

Não. O pagamento da matrícula já é referente a primeira mensalidade do curso. 

Não me encaixo no público-alvo, posso fazer o curso?

Antes de efetivar sua inscrição é importante consultar o público-alvo do curso. Caso se inscreva e não se encaixe no público-alvo, haverá reprovação no processo seletivo.

O certificado é aceito pelo MEC?

Sim. Os cursos de especialização são cadastrados no sistema e-MEC e o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa é credenciado através da portaria para oferta dos cursos (Credenciamento pela Portaria MEC nº 3.857, de 10 de novembro de 2005, publicada no D.O.U. 11/11/2005 - Seção 01 - pg. 72).

O que é a taxa de inscrição? Posso ser reembolsado em caso de reprovação no processo seletivo ou cancelamento do curso?
A taxa de inscrição é o valor que deve ser pago pelo candidato para ingressar no processo seletivo dos cursos de pós-graduação, sendo um valor fixo de R$ 50,00. Caso o candidato seja reprovado, o valor não será reembolsado. Porém, se o curso for cancelado por determinação da Instituição, sem previsão de nova data de início, o valor da taxa será reembolsado. 
Onde acontecem as aulas presenciais?
- Para os cursos de São Paulo, as aulas acontecem na unidade do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa - Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista, São Paulo (SP).
- Para os cursos de Brasília, as aulas teóricas acontecem no Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico (Nexus). SCRN Quadra 502 – Edifício Niva Pessoa 1º Andar - Brasília (DF) / CEP: 70720-502.

Importante: alguns cursos podem promover atividades fora desses endereços. É necessário verificar a programação na página de cada curso.
Possuem indicações de estacionamento, transporte e hospedagem?
Estacionamento: 

Há serviço de manobrista na recepção.  
Serviço pago: consulte a tabela de valor no momento da utilização.

Transporte e Hospedagem:
Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência Dynamic Travel: Telefone (11) 4040-1150 / E-mail: hsl@dynamictravel.com.br 

*Recomendamos a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis somente após a confirmação da turma. Eventualmente, poderá não haver quórum mínimo de participantes e a turma ser cancelada. 

 

Preciso fazer alguma prova para conseguir o título de especialista?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Há também o título de especialista que é a prova feita pelas Sociedades das áreas médicas. É importante verificar os quesitos que os editais das Sociedades solicitam para que o aluno possa prestar a prova de título.

Nossos cursos de especialização atendem as premissas do MEC, e não das Sociedades, mas normalmente nossos cursos possuem o período e a carga horária solicitada pelos editais da prova de título de especialista, mas reforçamos que é importante sempre verificar o que a Sociedade e o Edital solicitam.

Quais documentos devo entregar para matrícula?

Os documentos da matrícula podem variar de curso para curso, os básicos que devem ser inseridos de forma digital e escaneados são:

  • Foto 3x4 - JPG
  • RG (é obrigatório constar o órgão emissor e é importante que o documento tenha sido expedido em menos de 10 anos. Não é aceito carteira de motorista, conforme portaria do MEC)
  • CPF
  • Certidão de nascimento e ou casamento
  • Comprovante de residência atual
  • Diploma de graduação
  • Histórico da Graduação (histórico é um documento complementar ao diploma e, por isso, sua entrega é obrigatória)
  • Carteira de Classe
  • Carteirinha de vacinação (cursos específicos)
  • Termos de escusa (cursos específicos)
Qual a data de início e duração dos cursos?

O calendário, horário das aulas e a duração deve ser consultado na página específica de cada curso.

Qual a diferença entre Aperfeiçoamento e Especialização?

A diferença está na carga horária prevista em cada tipo de curso. Especializações precisam ter o mínimo de 360 horas e aperfeiçoamentos possuem carga horária mínima de 180 horas.

Qual o limite de faltas que posso ter?
Para obter a certificação, o aluno deve garantir sua participação em pelo menos 75% das atividades previstas. Por exemplo, um curso com 12 encontros, ele poderá se ausentar em no máximo 03. Essa mesma regra é válida para a carga horária de estágio ou visita técnica.