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grad Pós-Graduação location Presencial: São Paulo

Especialização em Cuidados Integrativos

Descrição

Através do conhecimento e da experiência adquiridos nos trabalhos realizados pelo Núcleo  de Cuidados Integrativos do Hospital  Sírio-Libanês nos últimos 14 anos, o curso visa oferecer uma formação capaz de atender a demanda crescente de profissionais qualificados na área, comprometidos com a humanização, ética, qualidade e segurança do paciente e em sintonia com os principais estudos científicos da área. Essa especialização contempla a presença das abordagens integrativas ao redor do mundo nos dias de hoje, em instituições de saúde públicas e privadas.  
 
Serviços integrativos estruturados em diversos formatos restaurando o cuidado, a noção de integralidade e a preservação da saúde como princípios fundamentais da atenção ao ser humano, complementando a tendência das práticas de saúde focadas mais na cura de doenças e o alívio de  sintomas, e menos na promoção da saúde e no cuidado com a pessoa em sua integralidade.   
 
O  programa é referendado por abordagens inovadoras para  servir e apoiar a saúde e bem-estar  da  população, proporcionando  aos  alunos  compreensão sobre os conceitos envolvendo a ética, os padrões da prática de saúde integral, e o pensamento crítico sobre o diálogo entre as práticas convencionais e as não convencionais 
 
Esperamos criar um ambiente colaborativo que proporcione o seu aprendizado e crescimento.  

Conteúdo

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Unidade Curricular I - Introdução à Saúde Integral

Docente Responsável: Danilo Forghieri 
Carga Horária: 20h 
Ementa:  Esta unidade visa apresentar os principais pensamentos e conceitos acerca das práticas integrativas, suas influências e formas de trabalho no Brasil e no mundo.  
Objetivo: Introduzir o universo das abordagens integrativas, seus princípios básicos e características em suas diferentes manifestações.  
Conteúdo:
- Introdução aos diversos tópicos fundamentais do curso 
- Histórico das abordagens integrativas no mundo;  
- As diversas modalidades integrativas;  
- A experiência do Núcleo de Cuidados Integrativos no Hospital Sírio-Libanês;

 

Unidade Curricular II - Tríade do Cuidado: cuidar, cuidar-se e ser cuidado

Docente Responsável: Vivian Farah Nassif 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD) 
Ementa: Esta unidade propõe uma imersão no modo como o cuidado, gesto humano essencial, se insere nas nossas práticas de saúde.  A partir de uma visão ampla, crítica e reflexiva, seremos convidados a refletir sobre como compreendemos e praticamos o cuidar, o cuidar-se e o ser cuidado.  
Objetivo: Olhar para o cuidar em seus três aspectos fundamentais e como elemento essencial no atendimento humanizado a pacientes, familiares, colaboradores e profissionais de saúde.  
Conteúdo:  
- Os três aspectos fundamentais do cuidar;
- A cultura do cuidar nas instituições de saúde;  
- Tratar a doença e cuidar da pessoa em sua integralidade;  
- A importância do cuidado pessoal na vida do profissional.

Unidade Curricular III - Retiro I

Carga Horária: 30h (sexta, sábado e domingo)  
Datas: 10, 11 e 12 de junho de 2022, em São Francisco Xavier, Serra da Mantiqueira. 
Um retiro é uma oportunidade de mergulho em nossa experiência pessoal – um dos pilares do nosso curso - em contato com a natureza, consigo e com o grupo, através de professores convidados para conduzir atividades teóricas e práticas. 
Unidade Curricular IV - Repertório das Práticas Integrativas 

Unidade Curricular IV - Repertório das Práticas Integrativas 

Docente Responsável: Paulo Bloise 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)  
Ementa: Esta unidade apresenta a variedade de práticas integrativas e seu olhar para temas como saúde integral, doença, estilo de vida e cuidado.  Aqui, serão discutidos princípios filosóficos e culturais das diversas modalidades. 
Objetivo: Conhecer as diversas categorias de práticas integrativas: sistemas médicos integrais, práticas biológicas, manipulativas e corporais, energéticas e mente-corpo.  

Conteúdo:   
- Embasamento filosófico e conceitual das diversas práticas integrativas  
- Discussão sobre aplicabilidade das diversas práticas 
- Relação entre psicossomático e somatopsíquico 
- Bioética 

Unidade Curricular V - Tradição, ciência e experiência

Docente Responsável: Danilo Forghieri 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)  
Ementa:  Esta unidade visa apresentar os diálogos entre a ciência e as tradições, e a importância de nossas experiências individuais na relação com o conhecimento. 
Objetivo:  Mostrar como a evidência científica, o conhecimentos tradicional e a experiência pessoal caminham juntos no contexto da saúde.  

Conteúdo:   
- O saber das tradições como base fundamental na área integrativa 
- Metodologia científica e as evidências na área integrativa 
- A experiência individual como catalizadora do conhecimento 
- O diálogo entre tradição e ciência 

Unidade Curricular VI - Estilo de vida e saúde

Docente Responsável: Rodrigo Yacubian 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD) 
Ementa:  Esta unidade vai explorar o impacto do estilo de vida na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida, e como o sentido de vida consciente pode ser uma fonte significativa de hábitos saudáveis e sustentáveis. 
Objetivo: Despertar ou aprofundar o entendimento do aluno sobre a importância de um estilo de vida saudável e seus pilares fundamentais 
Conteúdo:  
- Cultura do autocuidado como elemento essencial de um estilo de vida saudável 
- Fisiologia do estresse e do relaxamento 
- Epigenética 
- Pilares fundamentais de um estilo de vida saudável   

Unidade Curricular VII - Espiritualidade e saúde

Docente Responsável:  Roberto Miguel 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD) 
Ementa: Olhar para espiritualidade como uma dimensão humana natural que precisa ser contemplada ao longo de tratamentos de saúde, assim como todas as outras dimensões  
Objetivo:  Ampliar o conceito de espiritualidade e diferenciá-la de religião e religiosidade  
Conteúdo:  
- Conceito de espiritualidade, religião e religiosidade: impacto na saúde e na doença 
- Neurociência e espiritualidade;  
- Amor, compaixão, respeito, ética e gentileza como elementos fundamentais da espiritualidade 
- Caminho espiritual: a responsabilidade do indivíduo em relação à própria vida 

Unidade Curricular VIII - Arte e saúde

Docente Responsável: Cristiane Ferraz Prade 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD) 
Ementa: avaliar como o estudo da Arte tem contribuído para uma ampliação do olhar e da escuta clínica, assim como das intervenções realizadas na área da saúde e da educação.  
Objetivos: Esta unidade pretende mostrar como algumas linguagens artísticas se tornaram terapêuticas, oferecendo bases firmes para diversos tratamentos. 
Conteúdo:  
- O impacto da arte na saúde: presença e criatividade como elementos de cuidado 
- A utilização dos sons e das imagens nas práticas de saúde mental;  
- A escuta e o olhar das condições de vida e saúde; 
- Repertório de ação, comunicação e expressão: musicoterapia, arteterapia, dança, literatura, etc  

Unidade Curricular IX - Natureza e saúde

Docente Responsável: Fernando Bignardi 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD) 
Ementa: Nessa unidade, vamos abordar a noção de que existimos de acordo com leis da Natureza - não só as que regem nossa humanidade - e que conhecê-las e respeitá-las é essencial para termos uma vida saudável e sustentável. 
Objetivo: incentivar a consciência sobre os benefícios do avanço na relação entre seres humanos e Natureza 
Conteúdo: 
- A relação entre seres humanos e a Natureza 
- A relação entre saúde e Natureza 
- Shinrin-yoku (banho de floresta): prática incentivada pelo governo no Japão 
- Evidências da ciência e das tradições sobre o papel da Natureza em nossas vidas 

Unidade Curricular X - Cuidado Centrado na Pessoa

Docente Responsável: Marcelo Alvarenga 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)  
Ementa: Esta unidade discutirá os principais desafios e boas práticas mundiais voltadas ao amadurecimento da Cultura de Cuidado Centrado na Pessoa nas Instituições de Saúde, vital para a Humanização do Cuidado e das relações entre Profissionais, Pacientes, Familiares e Cuidadores. 
Objetivo: Mostrar a importância do cuidado centrado na pessoa como valor humano essencial nas instituições de saúde 
Conteúdo: 
- Conceitos atuais e boas práticas para a excelência na jornada do paciente 
- Expectativas e experiência dos pacientes e familiares com os profissionais e serviços de saúde 
- Competências e habilidades (hard skills x soft skills) dos profissionais de saúde 
- Escuta ativa, empatia, comunicação assertiva e conexão entre profissionais, pacientes, familiares e cuidadores 

Unidade Curricular XI - Saúde pública e cuidado integral

Docente Responsável: Julia Jalbut 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)  
Ementa: O presente módulo irá apresentar e discutir como a  preservação da saúde, a prevenção e o tratamento da doença são considerados na perspectiva da saúde integral, no âmbito da Saúde Pública. 
Objetivo: Informar e atualizar o aluno sobre a realidade e a importância da presença dos conceitos de saúde integral na assistência e na educação da população em geral 
Conteúdo:   
-Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC): bases históricas,  momento atual e perspectivas. A experiência no município de São Paulo. 
- A influência dos fatores ambientais e culturais na saúde pública 
- Educação e letramento em saúde 
- Saúde integral e projetos existentes para a saúde pública  

Unidade Curricular XII - Desafios da implementação em Serviços Hospitalares

Docente Responsável: Erika Ramos 
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD) 
Ementa: Nesse módulo vamos abordar temas ligados à implementação de serviços integrativos no hospital geral, os desafios, as demandas e os cuidados para que o serviço seja reconhecido e incorporado na rotina das instituições de saúde. 
Objetivos: Mostrar aos nossos alunos de que forma o diálogo entre a medicina convencional e as abordagens integrativas vêm acontecendo ao redor do mundo no contexto hospitalar 
Conteúdo: 
- Fundamentos aplicados das abordagens integrativas 
- O diálogo entre os diferentes paradigmas de saúde 
- Programas de saúde integral para pacientes, familiares, colaboradores e profissionais de saúde 
- Assistência, educação e integração: um tripé essencial na relação com o hospital 

Unidade Curricular XIII - Retiro II

Carga Horária: 40h (quinta, sexta, sábado e domingo)   
Data:  19, 20, 21 e 22 de janeiro/2023 
Nesses dias vamos aprofundar o conteúdo abordado no curso através da vivência, da prática e do recolhimento para integrar formação e experiência pessoal. 
Unidade XIV - Síntese e encerramento 
Docente Responsável: Danilo Forghieri 
Carga Horária: 20h   
Ementa: Neste último módulo vamos discutir o conteúdo de todo curso, integrar o conhecimento compartilhado e apresentar os trabalhos realizados pelos alunos.  
Objetivo: Integrar o conhecimento agregado ao longo do curso e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.  
Conteúdo: 
- Síntese do curso; 
- Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.    

 

Processo seletivo

1

Formulário de inscrição

2

Pagamento da Taxa de inscrição

3

Questionário

Aprovação!

4

Pagamento de matrícula

5

Documentação

Coordenadores

Dr. Danilo Forghieri Santaella

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Ms. Plínio Cutait

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Corpo docente

Cristiane Ferraz Prade

Dr. Danilo Forghieri Santaella

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Dr. Fernando A C Bignardi

Júlia Jalbut

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Ms. Marcelo Alves Alvarenga

Ms. Paulo Vicente Bloise

Roberto Miguel

Rodrigo Yacubian

Vivian Farah Nassif

Érika Ramos

Investimento

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Perguntas Frequentes

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