Especialização em Cuidados Integrativos
Detalhes do Curso
Presencial: São Paulo
Inscrições até: 28/07/2023
Carga horária: 360h
Dia e horário: sextas-feiras e sábados, das 8h às 18h
Duração: 12 meses
Taxa de inscrição: R$ 50
Início das aulas: 02/06/2023
Este curso é recomendado para: profissionais da saúde e interessados em geral com formação de nível superior.
Descrição
Através do conhecimento e da experiência adquiridos nos trabalhos realizados pelo Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio-Libanês nos últimos 14 anos, o curso visa oferecer uma formação capaz de atender a demanda crescente de profissionais qualificados na área, comprometidos com a humanização, ética, qualidade e segurança do paciente e em sintonia com os principais estudos científicos da área. Essa especialização contempla a presença das abordagens integrativas ao redor do mundo nos dias de hoje, em instituições de saúde públicas e privadas.
Serviços integrativos estruturados em diversos formatos restaurando o cuidado, a noção de integralidade e a preservação da saúde como princípios fundamentais da atenção ao ser humano, complementando a tendência das práticas de saúde focadas mais na cura de doenças e o alívio de sintomas, e menos na promoção da saúde e no cuidado com a pessoa em sua integralidade.
O programa é referendado por abordagens inovadoras para servir e apoiar a saúde e bem-estar da população, proporcionando aos alunos compreensão sobre os conceitos envolvendo a ética, os padrões da prática de saúde integral, e o pensamento crítico sobre o diálogo entre as práticas convencionais e as não convencionais.
Esperamos criar um ambiente colaborativo que proporcione o seu aprendizado e crescimento.
Conteúdo
Unidade Curricular I - Introdução à Saúde Integral
Docente Responsável: Danilo Forghieri
Carga Horária: 20h
Ementa: Esta unidade visa apresentar os principais pensamentos e conceitos acerca das práticas integrativas, suas influências e formas de trabalho no Brasil e no mundo.
Objetivo: Introduzir o universo das abordagens integrativas, seus princípios básicos e características em suas diferentes manifestações.
Conteúdo:
- Introdução aos diversos tópicos fundamentais do curso
- Histórico das abordagens integrativas no mundo;
- As diversas modalidades integrativas;
- A experiência do Núcleo de Cuidados Integrativos no Hospital Sírio-Libanês;
Unidade Curricular II - Tríade do Cuidado: cuidar, cuidar-se e ser cuidado
Docente Responsável: Vivian Farah Nassif
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: Esta unidade propõe uma imersão no modo como o cuidado, gesto humano essencial, se insere nas nossas práticas de saúde. A partir de uma visão ampla, crítica e reflexiva, seremos convidados a refletir sobre como compreendemos e praticamos o cuidar, o cuidar-se e o ser cuidado.
Objetivo: Olhar para o cuidar em seus três aspectos fundamentais e como elemento essencial no atendimento humanizado a pacientes, familiares, colaboradores e profissionais de saúde.
Conteúdo:
- Os três aspectos fundamentais do cuidar;
- A cultura do cuidar nas instituições de saúde;
- Tratar a doença e cuidar da pessoa em sua integralidade;
- A importância do cuidado pessoal na vida do profissional.
Unidade Curricular III - Retiro I
Carga Horária: 30h (sexta, sábado e domingo)
Datas: 10, 11 e 12 de junho de 2022, em São Francisco Xavier, Serra da Mantiqueira.
Um retiro é uma oportunidade de mergulho em nossa experiência pessoal – um dos pilares do nosso curso - em contato com a natureza, consigo e com o grupo, através de professores convidados para conduzir atividades teóricas e práticas.
Unidade Curricular IV - Repertório das Práticas Integrativas
Unidade Curricular IV - Repertório das Práticas Integrativas
Docente Responsável: Paulo Bloise
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: Esta unidade apresenta a variedade de práticas integrativas e seu olhar para temas como saúde integral, doença, estilo de vida e cuidado. Aqui, serão discutidos princípios filosóficos e culturais das diversas modalidades.
Objetivo: Conhecer as diversas categorias de práticas integrativas: sistemas médicos integrais, práticas biológicas, manipulativas e corporais, energéticas e mente-corpo.
Conteúdo:
- Embasamento filosófico e conceitual das diversas práticas integrativas
- Discussão sobre aplicabilidade das diversas práticas
- Relação entre psicossomático e somatopsíquico
- Bioética
Unidade Curricular V - Tradição, ciência e experiência
Docente Responsável: Danilo Forghieri
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: Esta unidade visa apresentar os diálogos entre a ciência e as tradições, e a importância de nossas experiências individuais na relação com o conhecimento.
Objetivo: Mostrar como a evidência científica, o conhecimentos tradicional e a experiência pessoal caminham juntos no contexto da saúde.
Conteúdo:
- O saber das tradições como base fundamental na área integrativa
- Metodologia científica e as evidências na área integrativa
- A experiência individual como catalizadora do conhecimento
- O diálogo entre tradição e ciência
Unidade Curricular VI - Estilo de vida e saúde
Docente Responsável: Rodrigo Yacubian
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: Esta unidade vai explorar o impacto do estilo de vida na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida, e como o sentido de vida consciente pode ser uma fonte significativa de hábitos saudáveis e sustentáveis.
Objetivo: Despertar ou aprofundar o entendimento do aluno sobre a importância de um estilo de vida saudável e seus pilares fundamentais
Conteúdo:
- Cultura do autocuidado como elemento essencial de um estilo de vida saudável
- Fisiologia do estresse e do relaxamento
- Epigenética
- Pilares fundamentais de um estilo de vida saudável
Unidade Curricular VII - Espiritualidade e saúde
Docente Responsável: Roberto Miguel
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: Olhar para espiritualidade como uma dimensão humana natural que precisa ser contemplada ao longo de tratamentos de saúde, assim como todas as outras dimensões
Objetivo: Ampliar o conceito de espiritualidade e diferenciá-la de religião e religiosidade
Conteúdo:
- Conceito de espiritualidade, religião e religiosidade: impacto na saúde e na doença
- Neurociência e espiritualidade;
- Amor, compaixão, respeito, ética e gentileza como elementos fundamentais da espiritualidade
- Caminho espiritual: a responsabilidade do indivíduo em relação à própria vida
Unidade Curricular VIII - Arte e saúde
Docente Responsável: Cristiane Ferraz Prade
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: avaliar como o estudo da Arte tem contribuído para uma ampliação do olhar e da escuta clínica, assim como das intervenções realizadas na área da saúde e da educação.
Objetivos: Esta unidade pretende mostrar como algumas linguagens artísticas se tornaram terapêuticas, oferecendo bases firmes para diversos tratamentos.
Conteúdo:
- O impacto da arte na saúde: presença e criatividade como elementos de cuidado
- A utilização dos sons e das imagens nas práticas de saúde mental;
- A escuta e o olhar das condições de vida e saúde;
- Repertório de ação, comunicação e expressão: musicoterapia, arteterapia, dança, literatura, etc
Unidade Curricular IX - Natureza e saúde
Docente Responsável: Fernando Bignardi
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: Nessa unidade, vamos abordar a noção de que existimos de acordo com leis da Natureza - não só as que regem nossa humanidade - e que conhecê-las e respeitá-las é essencial para termos uma vida saudável e sustentável.
Objetivo: incentivar a consciência sobre os benefícios do avanço na relação entre seres humanos e Natureza
Conteúdo:
- A relação entre seres humanos e a Natureza
- A relação entre saúde e Natureza
- Shinrin-yoku (banho de floresta): prática incentivada pelo governo no Japão
- Evidências da ciência e das tradições sobre o papel da Natureza em nossas vidas
Unidade Curricular X - Cuidado Centrado na Pessoa
Docente Responsável: Marcelo Alvarenga
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: Esta unidade discutirá os principais desafios e boas práticas mundiais voltadas ao amadurecimento da Cultura de Cuidado Centrado na Pessoa nas Instituições de Saúde, vital para a Humanização do Cuidado e das relações entre Profissionais, Pacientes, Familiares e Cuidadores.
Objetivo: Mostrar a importância do cuidado centrado na pessoa como valor humano essencial nas instituições de saúde
Conteúdo:
- Conceitos atuais e boas práticas para a excelência na jornada do paciente
- Expectativas e experiência dos pacientes e familiares com os profissionais e serviços de saúde
- Competências e habilidades (hard skills x soft skills) dos profissionais de saúde
- Escuta ativa, empatia, comunicação assertiva e conexão entre profissionais, pacientes, familiares e cuidadores
Unidade Curricular XI - Saúde pública e cuidado integral
Docente Responsável: Julia Jalbut
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: O presente módulo irá apresentar e discutir como a preservação da saúde, a prevenção e o tratamento da doença são considerados na perspectiva da saúde integral, no âmbito da Saúde Pública.
Objetivo: Informar e atualizar o aluno sobre a realidade e a importância da presença dos conceitos de saúde integral na assistência e na educação da população em geral
Conteúdo:
-Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC): bases históricas, momento atual e perspectivas. A experiência no município de São Paulo.
- A influência dos fatores ambientais e culturais na saúde pública
- Educação e letramento em saúde
- Saúde integral e projetos existentes para a saúde pública
Unidade Curricular XII - Desafios da implementação em Serviços Hospitalares
Docente Responsável: Erika Ramos
Carga Horária: 25h (20h presencial + 5h EAD)
Ementa: Nesse módulo vamos abordar temas ligados à implementação de serviços integrativos no hospital geral, os desafios, as demandas e os cuidados para que o serviço seja reconhecido e incorporado na rotina das instituições de saúde.
Objetivos: Mostrar aos nossos alunos de que forma o diálogo entre a medicina convencional e as abordagens integrativas vêm acontecendo ao redor do mundo no contexto hospitalar
Conteúdo:
- Fundamentos aplicados das abordagens integrativas
- O diálogo entre os diferentes paradigmas de saúde
- Programas de saúde integral para pacientes, familiares, colaboradores e profissionais de saúde
- Assistência, educação e integração: um tripé essencial na relação com o hospital
Unidade Curricular XIII - Retiro II
Carga Horária: 40h (quinta, sexta, sábado e domingo)
Data: 19, 20, 21 e 22 de janeiro/2023
Nesses dias vamos aprofundar o conteúdo abordado no curso através da vivência, da prática e do recolhimento para integrar formação e experiência pessoal.
Unidade XIV - Síntese e encerramento
Docente Responsável: Danilo Forghieri
Carga Horária: 20h
Ementa: Neste último módulo vamos discutir o conteúdo de todo curso, integrar o conhecimento compartilhado e apresentar os trabalhos realizados pelos alunos.
Objetivo: Integrar o conhecimento agregado ao longo do curso e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.
Conteúdo:
- Síntese do curso;
- Apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.
Processo seletivo
Formulário de inscrição
Pagamento da Taxa de inscrição
Questionário
Aprovação!
Pagamento de matrícula
Documentação
Coordenadores
Corpo docente
Cristiane Ferraz Prade
Dr. Fernando A C Bignardi
Ms. Marcelo Alves Alvarenga
Ms. Paulo Vicente Bloise
Roberto Miguel
Rodrigo Yacubian
Vivian Farah Nassif
Érika Ramos
Investimento
No boleto ou cartão em até 24x
R$ 1027,15
R$
Pagamento à vista R$: 24.652,00
-15%
Formas de parcelamento
×Cartão de crédito e boleto bancário
À vista R$24.652,00
6x de R$ 4.108,59 | 12x de R$ 2.054,30 | 15x de R$ 1.643,44 | 24x de R$ 1.027,15 |