Skip to content
Pós-graduação

Especialização em Endoscopia Digestiva Terapêutica

REGISTRE SEU INTERESSE TIRE SUAS DÚVIDAS
São Paulo 12 meses Especialização

O conceituado curso, único no segmento, integra conhecimentos teóricos, práticos e científicos provenientes do grupo de profissionais do Serviço de Endoscopia do Hospital Sírio-Libanês, possibilitando ao aluno reciclagem e aperfeiçoamento.

O programa do curso inclui simulações práticas que antecipam as situações encontradas no exercício da profissão, propiciando ao estudante o manuseio de equipamentos de alta tecnologia e o primeiro contato com equipamentos que ainda não estão no mercado, sempre com acompanhamento de especialistas da área e aliado a consistente base teórica. Todas as atividades práticas serão realizadas no centro de treinamento do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa.

Diferenciais:

  • Estágio observacional
  • Extenso treinamento prático hands on com contato próximo a renomados especialistas que
    demonstram o procedimento (como eu faço)
  • Procedimentos terapêuticos realizados por via endoscópica no esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado, intestino grosso e nas vias biliopancreáticas
  • Sessões de vídeo para discussão de casos
  • Manuseio de instrumentos e equipamentos de vanguarda, que trazem tendências e inovações da especialidade muitas vezes ainda não disseminadas no mercado
  • Abordagem em Medicina baseada em evidências, auxiliando na pesquisa, análise e redação de artigos científicos

Público-alvo: médicos que praticam endoscopia digestiva.

Dia da semana e Horário: sexta-feira e sábado, das 08h às 20h. 

Carga horária: 360h


Coordenadores:

Coordenador

Prof. Dr. Kiyoshi Hashiba

ver currículo lattes
Coordenador

Dr. Pablo Rodrigo de Siqueira

ver currículo lattes
Coordenador

Dr. Fernando Lander Mota

Coordenador

Dr. Fernando Pavinato Marson

Corpo Docente:

Dr. José Luiz Paccos

Dr. Fernando Lander Mota

Dr. Fernando Pavinato Marson

Dr. Lucio Giovanni Battista Rossini

Dr. Marco Aurélio D Assunção

Dr. Mauricio Sorbello

Dr. Nelson Yuji Takahashi

Dr. Savério Tadeu de Noce Armellini

Dra. Juliana Marques Drigo

Módulo 1 - Gestão e Regulamentações, Limpeza e Desinfecção, Equipamentos, Sedação, Qualidade e Risco

Docente Responsável: Dr. Fernando Pavinato Marson
Carga Horário: 24h
Ementa: Essa unidade apresenta os conceitos e práticas relacionadas à estruturação de um serviço de endoscopia. Aborda os conceitos relacionados à manutenção dos equipamentos, bem como os procedimentos para limpeza e desinfecção dos mesmos. Discute os aspectos jurídicos relacionados ao serviço de endoscopia, e apresenta o papel da gestão da qualidade e da gestão de risco.
Conteúdo: Regulamentação e Padrão de Estrutura Física em um Serviço de Endoscopia; Manutenção e atuação da Engenharia Clínica no Serviço de Endoscopia; Limpeza e desinfecção de equipamentos; Eletrocirurgia e outras formas de energia em endoscopia; Aspectos Jurídicos no Serviço de Endoscopia; Gestão de Qualidade e Gestão de Risco.

03 e 04 de fevereiro de 2023


Módulo 2 - Divertículos, megaesôfago, corpo estranho, passagem de sondas

Docente Responsável: Dr. Nelson Yuji Takahashi
Carga Horário: 24h
Ementa: Essa unidade apresenta os conceitos, princípios e práticas relacionados à anatomia e fisiologia da faringe, laringe e esôfago. Aborda os conceitos relacionados às doenças do esôfago e procedimentos endoscópicos relacionados para o diagnóstico e tratamento dessas complicações. Discute a atuação dos endoscopistas nos casos de anéis e membranas na região esofágica. Também apresenta conceitos da Medicina Baseada em Evidências e a aplicação de estratégias de busca na literatura para a identificação das evidências.
Conteúdo:Anatomia da Faringe, Laringe e Esôfago. Noções de fisiologia do esôfago. Divertículo de Zenker. Perfuração e fístulas do esôfago. Esofagite eosinofílica. Tecnologia Endocut I e Q. Corpo estranho (manipulação e retirada), diverticulotomia Zenker, passagem de SNE. Anéis e membranas. Cromoscopia e manipulação da imagem. Medicina Baseada em Evidências. Estratégias de busca.

03 e 04 de março de 2023


Módulo 3 - ​Esôfago de Barrett, estenoses malignas e benignas, aplicação de plasma de argônio e próteses metálicas

Docente Responsável: Dr. Pablo Rodrigo de Siqueira
Carga Horária: 24h
Ementa: Essa unidade apresenta os conceitos, princípios e práticas no esôfago de Barrett e nas estenoses malignas e benignas do esôfago. Discute o papel do patologista, o diagnóstico e o tratamento endoscópico no esôfago de Barrett. Também apresenta o tratamento do megaesôfago e da acalasia da cárdia.
Conteúdo:Estenoses benignas do esôfago; Esôfago de Barrett: papel do patologista, tratamento endoscópico, biomarcadores; Argônio, Balão TTS e Savary, próteses auto expansivas; Tratamento endoscópico das estenoses malignas do esôfago; Tratamento do megaesôfago e acalasia da cárdia; Ecoendoscopia no câncer de esôfago; Novos rumores no tratamento endoscópico da acalasia- POEM; Dilatação com velas ou balão- O que é melhor?

07 de abril e 08 de abril 2023


Módulo 4 - Esôfago: hemorragia varicosa: ligadura elástica, esclerose, balão esofágico.

Docente Responsável: Dr. Savério Tadeu de Noce Armellini
Carga Hora: 24h

Ementa: Essa unidade apresenta os conceitos, princípios e práticas para diagnóstico e tratamento das varizes esofágicas, hemorragia varicosa e da aplicação do balão esofágico
Conteúdo: Atualização na hipertensão portal; Esclerose e ligadura de varizes esofágicas; Ligadura elástica, esclerose, injeção cianoacrilato, argônio, balão esofágico; GAVE e gastropatia hipertensiva; Varizes gástricas e ectópicas.

05 e 06 de maio de 2023


Módulo 5 - Estômago

Docente Responsável: Dra. Juliana Marques Drigo
Carga Horária: 24h
Ementa: Essa unidade apresenta os conceitos, princípios e técnicas da gastrostomia endoscópica. Discute as indicações e contraindicações do procedimento. Apresenta os cuidados de enfermagem e orientações da EMTN. Compara o tratamento endoscópico da obesidade na atualidade com os novos rumos, apresentando as técnicas de cirurgia bariátrica, balão endoscópico e a técnica de retirada do anel. Também apresenta a definição e estrutura das Revisões Sistemáticas e o método da Cochrane Library e discute os métodos para avaliação dos estudos de diagnóstico e avaliação crítica dos estudos de acurácia. 
Conteúdo: Gastrostomia endoscópica: histórico e desenvolvimento; compras e contraindicações; técnicas e complicações; Orientações da EMTN; Cuidados de enfermagem na gastrostomia endoscópica; Tratamento endoscópico da obesidade; Estômago operar; Endoscopia e cirurgia bariátrica; Balão intragástrico e retirada de anel; Revisões Sistemáticas e Biblioteca Cochrane; Diagnóstico - Avaliação Crítica de Estudos de Acurácia.

02 e 03 de junho de 2023


Módulo 6 - Hemorragia não Varicosa, Métodos de Hemostasia e Polipectomia

Docente Responsável: Dr. Fernando Lander Mota
Carga Horária: 24h
Ementa: Essa unidade apresenta os conceitos e princípios e técnicas da hemorragia digestiva alta. Discute como diferentes técnicas de hemostasia. Apresenta técnicas, condutas e papel do patologista na polipectomia.
Conteúdo: Hemorragia Digestiva Alta (HDA) não varicosa: métodos de hemostasia (témicos, mecânicos e injeção), e em casos especiais (Dieulafoy, GAVE, Mallory-Weiss). Polipectomia: técnicas, condutas, papel do patologista.

07 e 08 de julho de 2023


Módulo 7 - Colonoscopia Diagnóstica e Terapêutica

Docente Responsável: Dr. José Luis Paccos
Carga Horária: 24h
Ementa: Essa unidade apresenta os conceitos, princípios e técnicas da colonoscopia digestiva terapêutica. Discute como principais patologias diagnosticadas pela procedimento.
Conteúdo: História da colonoscopia no mundo e no Brasil. Desinfecção de aparelhos e reuso de acessórios. Como melhorar e monitorar a qualidade do exame. Pólipos: classificação e conduta; técnicas, materiais e unidades de eletrocirurgia; interpretação do exame anatomopatológico.Câncer colorretal: câncer de intervalo; colonoscopia de rastreamento; Rastreamento em Síndrome de Lynch.Miscelâneas: tratamento das estenoses benignas; diagnóstico e tratamento endoscópico da hemorragia digestiva baixa; cápsula endoscópica no cólon. Doenças inflamatórias e infecciosas: o que o endocopista deve observar e descrever na doença ativa; colites infecciosas; endomicroscopia confocal na doença inflamatória intestinal. Lesões planas: como encontrar e classificar; técnicas de mucosectomia; dissecção endoscópica da submucosa (ESD). Adenoma serrilhado: diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

04 e 05 de agosto de 2023


Módulo 8 - Mucosectomia (EMR) e Ressecção Endoscópica da Submucosa (ESD) 

Docente Responsável: Dr. Fernando Lander Mota e Dr. Pablo Rodrigo de Siqueira
Carga Hora: 24h
Ementa: Essa unidade apresenta os conceitos, princípios e técnicas da mucosectomia e da dissecção endoscópica da submucosa. Discute a abordagem nas deficiências polipoides, incluindo as volumosas e subepiteliais.
Conteúdo : Mucosectomia: aspectos técnicos, substâncias utilizadas e acessórios utilizados; Ressecção Endoscópica da Submucosa: aspectos técnicos, substâncias utilizadas e acessórios; Lesões volumosas do reto e obrigações subepiteliais: propedêutica e conduta.Mucosectomia (EMR) e Ressecção Endoscópica da Submucosa (ESD



01 e 02 de setembro de 2023


Módulo 9 - Via Biliar e Pâncreas

Docente Responsável: Dr. Fernando Pavinato Marson
Carga Horária: 24h
Ementa: Essa unidade discute a abordagem nas estenoses benignas e malignas nas vias biliares. Apresenta os princípios e técnicas da CPRE, papilotoma, acesso ecoguiado à via biliar, papilectomia. Discute a propedêutica e terapêutica na pancreatite aguda e crônica. Também discute o desenho de estudos descritos e a estruturação dos guidelines.
Conteúdo: CPRE indicações, contraindicações e técnica. Técnica de canulação; Papilotomia, dilatação e remoção de cálculos; Acesso difícil à via bílio-pancreática; Estenoses benignas das vias biliares; Acesso ecoguiado à via biliar; Drenagem de pseudocisto ecoleções; Pancreatite aguda e crônica; Estenoses malignas da via biliar; Papilectomia; Estudos descritivos; Guidelines.

29 e 30 de setembro de 2023


 

Módulo 10- Cápsula endoscópica e enteroscopia assistida por balão

Docente Responsável: Dr. Carlos Alberto Cappellanes
Carga Horária: 24h
Ementa: Essa unidade discute a aplicação da cápsula endoscópica e da enteroscopia assistida por balão no diagnóstico das mudanças gastrointestinais. Discute como além e contraindicações do procedimento, além das suas complicações.
Conteúdo:  Métodos de imagem para diagnóstico das patologias do intestino delgado; Digite cápsula e por balões: tomada de decisão, aparelho de funcionamento; Lesões vasculares do intestino delgado; Cápsula endoscópica do cólon; Doença inflamatoria intestinal: cápsula ou enteroscopia por balões; Cápsula endoscópica e tumores, pólipos, problemas causados ​​por AINES; Complicações e contra-indicações de enteroscopia por cápsulas e balões.

 


27 e 28 de outubro de 2023


Módulo 11 - Como eu faço?

Responsável: Prof. Dr. Kiyoshi Hashiba
Carga Horária: 24h
Ementa: Essa unidade examina a aplicação da endoscopia no diagnóstico e tratamento das mudanças gastrointestinais e o uso de acessórios exclusivos neste grupo de procedimentos, baseado na experiência do docente e na literatura.

Conteúdo: Diverticulotomia de Zenker; Tratamento da obesidade: Apollo; Tratamento da RGE: Stretta. Balões intragástricos para obesos. ESD; EMR. Próteses metálicas no esôfago; SpyGlass. Cápsula endoscópica; Tratamento do Esôfago de Barrett: Barrx.

10 e 11 de novembro de 2023


Módulo 12 - Consolidando o conhecimento e aprimorando as técnicas aprendidas

Docente Responsável: Dr. Pablo Rodrigo de Siqueira
Carga Horária: 24h
Ementa: Essa unidade discute conceitos, princípios e novas práticas na endoscopia, analisando-as criticamente com base nas análises científicas. Discute a elaboração do laudo descritivo do exame de endoscopia.
Conteúdo: Análise crítica das novas técnicas na endoscopia (Barrx, Stretta, Apollo); Formulação de propostas terapêuticas baseadas em evidências; Apresentação e discussão de casos clínicos; Sutura endoscópica; POEM e POP; Como fazer o laudo descritivo da endoscopia digestiva.

01 e 02 de dezembro de 2023


Estágio Observacional

Docente Responsável: Prof. Dr. Kiyoshi Hashiba, Dr. Carlos Alberto Cappellanes e Dr. Pablo Rodrigo de Siqueira
Carga Horária: 96h
Ementa: Experiência na unidade de endoscopia para observação dos exames, discussão dos casos clínicos, e integração entre a teoria e prática . O apêndice 1 orientações aos alunos quanto ao estágio observacional.

Inscrições até:

27/01/2023

Taxa de inscrição:

R$ 50,00

Início das aulas:

03/02/2023

Duração:

11 meses

Modalidade:

Presencial

FALE COM NOSSOS ATENDENTES

Processo Seletivo

Inscrições até: 27/01/2023
1

Formulário de inscrição

2

Taxa de inscrição

3

Questionário

Aprovação!

Convocação

Matrículas até: 31/01/2023
4

Pagamento de matrícula

5

Documentação

Faça sua matrícula!

Pague à vista e ganhe 15% de desconto no valor total do curso

R$ 2.160,90

Tire suas dúvidas

Opções de parcelamento

À vista R$ 44.082,36
(15% de desconto)
6x sem juros*

R$ 7.779,24
(-10% de desconto) 

12x sem juros*

R$ 4.105,71
(-5% de desconto)

15x sem juros*

R$ 3.353,72
(-3% de desconto)

24x sem juros*

R$ 2.160,90
(sem desconto)

REGISTRE SEU INTERESSE

Perguntas frequentes

A entrevista é presencial ou online?

Para os cursos que possuem entrevista, todos ocorrem de forma online.

As aulas possuem atividade prática ou somente teórica?

Cada curso é estruturado da melhor forma para transmitir o seu conteúdo pedagógico. Temos cursos de pós-graduação compostos somente por aulas teóricas e outros em que é previsto carga horária prática em Centro de Treinamentos, em simulação ou em atividades práticas observacionais. Consulte na página específica do curso de seu interesse.

Como e em quanto tempo são recebidos os certificados após a conclusão do curso?

Após a entrega da versão final do TCC ou Projeto Aplicativo do Curso, a coordenação valida um relatório com os aprovados em até 30 dias. Após esse prazo, os certificados são liberados em até 180 dias e sua expedição é no formato digital.

Como funciona a análise do questionário do processo seletivo?

As respostas do questionário são direcionadas e avaliadas pela coordenação do curso, que entenderá se o perfil do candidato se encaixa com o público-alvo do curso. 
Se aprovado, o candidato será convocado para a próxima etapa (no caso dos cursos com entrevista) ou para iniciar o processo de matrícula.

Como funciona o TCC dos cursos?

Cada curso possui critérios de aprovação específicos, podendo contar com TCC ou não. No caso dos cursos com TCC, o trabalho é desenvolvido ao longo do curso com apoio dos orientadores e deve ser apresentado no último dia de aula.

Como sei que fui aprovado no processo seletivo?

Todos os inscritos que participarem do processo seletivo serão informados por e-mail sobre seu status de aprovação. No caso dos cursos com entrevista, a lista de aprovados também é inserida na página do curso ao final do processo seletivo.

Consigo obter desconto se pagar o curso à vista?

Sim. Os pagamentos à vista possuem 15% desconto.

Estrangeiro pode realizar a pós-graduação Sírio-Libanês?

Sim, para tanto os candidatos graduados no exterior devem apresentar uma cópia do diploma e histórico da Graduação revalidados por universidade pública brasileira, com tradução juramentada.

Existe taxa de matrícula?

Não. O pagamento da matrícula já é referente a primeira mensalidade do curso. 

Não me encaixo no público-alvo, posso fazer o curso?

Antes de efetivar sua inscrição é importante consultar o público-alvo do curso. Caso se inscreva e não se encaixe no público-alvo, haverá reprovação no processo seletivo.

O certificado é aceito pelo MEC?

Sim. Os cursos de especialização são cadastrados no sistema e-MEC e o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa é credenciado através da portaria para oferta dos cursos (Credenciamento pela Portaria MEC nº 3.857, de 10 de novembro de 2005, publicada no D.O.U. 11/11/2005 - Seção 01 - pg. 72).

O que é a taxa de inscrição? Posso ser reembolsado em caso de reprovação no processo seletivo ou cancelamento do curso?
A taxa de inscrição é o valor que deve ser pago pelo candidato para ingressar no processo seletivo dos cursos de pós-graduação, sendo um valor fixo de R$ 50,00. Caso o candidato seja reprovado, o valor não será reembolsado. Porém, se o curso for cancelado por determinação da Instituição, sem previsão de nova data de início, o valor da taxa será reembolsado. 
Onde acontecem as aulas presenciais?
- Para os cursos de São Paulo, as aulas acontecem na unidade do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa - Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista, São Paulo (SP).
- Para os cursos de Brasília, as aulas teóricas acontecem no Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico (Nexus). SCRN Quadra 502 – Edifício Niva Pessoa 1º Andar - Brasília (DF) / CEP: 70720-502.

Importante: alguns cursos podem promover atividades fora desses endereços. É necessário verificar a programação na página de cada curso.
Possuem indicações de estacionamento, transporte e hospedagem?
Estacionamento: 

Há serviço de manobrista na recepção.  
Serviço pago: consulte a tabela de valor no momento da utilização.

Transporte e Hospedagem:
Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência Dynamic Travel: Telefone (11) 4040-1150 / E-mail: hsl@dynamictravel.com.br 

*Recomendamos a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis somente após a confirmação da turma. Eventualmente, poderá não haver quórum mínimo de participantes e a turma ser cancelada. 

 

Preciso fazer alguma prova para conseguir o título de especialista?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Há também o título de especialista que é a prova feita pelas Sociedades das áreas médicas. É importante verificar os quesitos que os editais das Sociedades solicitam para que o aluno possa prestar a prova de título.

Nossos cursos de especialização atendem as premissas do MEC, e não das Sociedades, mas normalmente nossos cursos possuem o período e a carga horária solicitada pelos editais da prova de título de especialista, mas reforçamos que é importante sempre verificar o que a Sociedade e o Edital solicitam.

Quais documentos devo entregar para matrícula?

Os documentos da matrícula podem variar de curso para curso, os básicos que devem ser inseridos de forma digital e escaneados são:

  • Foto 3x4 - JPG
  • RG (é obrigatório constar o órgão emissor e é importante que o documento tenha sido expedido em menos de 10 anos. Não é aceito carteira de motorista, conforme portaria do MEC)
  • CPF
  • Certidão de nascimento e ou casamento
  • Comprovante de residência atual
  • Diploma de graduação
  • Histórico da Graduação (histórico é um documento complementar ao diploma e, por isso, sua entrega é obrigatória)
  • Carteira de Classe
  • Carteirinha de vacinação (cursos específicos)
  • Termos de escusa (cursos específicos)
Qual a data de início e duração dos cursos?

O calendário, horário das aulas e a duração deve ser consultado na página específica de cada curso.

Qual a diferença entre Aperfeiçoamento e Especialização?

A diferença está na carga horária prevista em cada tipo de curso. Especializações precisam ter o mínimo de 360 horas e aperfeiçoamentos possuem carga horária mínima de 180 horas.

Qual o limite de faltas que posso ter?
Para obter a certificação, o aluno deve garantir sua participação em pelo menos 75% das atividades previstas. Por exemplo, um curso com 12 encontros, ele poderá se ausentar em no máximo 03. Essa mesma regra é válida para a carga horária de estágio ou visita técnica.