Skip to content
Pós-graduação

Especialização em Gestão em Saúde

INSCREVA-SE TIRE SUAS DÚVIDAS
São Paulo 12 meses Especialização

Os serviços de saúde brasileiros passam por um período de transformação e renovação.

Novos modelos de gestão são fundamentais para criar um ambiente mais sustentável para o setor, assim como para as organizações. Para tal, é necessário o desenvolvimento de competências essenciais, vislumbrando a incorporação de técnicas e ferramentas de gestão comprovadas, preparando profissionais para que possam ser protagonistas em suas respectivas organizações com capacitação não apenas profissional, mas, principalmente, para as mudanças pelas quais o setor de saúde passará num futuro próximo.

Encontrar soluções para os problemas de um sistema de saúde público universal e reformular o sistema de saúde suplementar são tarefas árduas e necessárias para a sustentabilidade da saúde no Brasil. Na saúde pública, a gestão dos recursos ainda é pouco eficiente, necessitando de reavaliação e reestruturação. No setor privado, é preciso discutir formas de redução dos custos médico-hospitalares, além de readequar o modelo de oferta dos planos. Para isso, há cada vez mais necessidade de gestores especializados em saúde, competentes e eficazes, capazes de transformar e liderar equipes de alto desempenho.

A estruturação atual dos sistemas de saúde favorece a fragmentação e a desarticulação das ações e dos serviços, dificultando a produção de uma atenção integral à saúde. A ampliação de recursos para a área da saúde e a indução de políticas e formas de financiamento (orientadas por resultados e pela otimização de recursos) seriam capazes de alterar, significativamente, o atual cenário da saúde no Brasil. De uma forma geral, há uma transformação profunda do setor de saúde, migrando de um modelo baseado em volume de atendimentos e procedimentos para valor e efetividade, impactando diretamente a promoção da saúde.

Diferenciais:

  • Articulação entre teoria e prática;
  • Interação com os docentes e profissionais referência no mercado de saúde produzem situações de aprendizagem profunda e significativa;
  • Desenvolvimento de um Projeto Aplicativo que, distribuído ao longo do curso, possibilita ao aluno propor soluções reais e viáveis utilizando conceitos, ferramentas e metodologias de acordo com as necessidades singulares de cada projeto.​

Público-alvo: profissionais da área da saúde, gestores ou administradores com graduação completa, que atuam ou planejam se tornarem líderes de alto desempenho, exercendo atividades de gestão direta ou indireta em serviços e organizações de saúde. 

Dia da semana e Horário: sexta-feira e sábado, das 8h às 19h. 

Carga horária: 360h


Coordenadores:

Coordenadora

Rute de Freitas

Diretora de Capacidade e Operações do Hospital Sírio-Libanês. MBA em Controller e em Gestão Atuarial e Financeira pela FIPECAFI.

Coordenadora

Wania Regina Mollo Baia

Diretora Assistencial do Hospital Sírio-Libanês. Doutorado pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Coordenador

Luiz Francisco Cardoso

ver currículo lattes

Apoio Pedagógico:

Apoio Pedagógico

Dr. Felipe Duarte Silva

Apoio Pedagógico

Magali Aldrin Lopes Marion

Apoio Pedagógico

Claudia Regina de Souza Brandão

Corpo Docente:

Christian Fassel Tudesco

Dr. Felipe Duarte Silva

Dr. Luiz Fernando Lima Reis

Vania Rodrigues Bezerra

Sheila Mitteldtaedt

Ailton Bonfim Brandão

Maria Aparecida Marcondes Lamin

Rafael Andrade Bueno Maganete

Mauricio Leite de Barros Marques Zanforlin

Anderson Cremasco

Unidade Curricular 1 - Gestão em Saúde

Docente Responsável: Sheila Mitteldtaedt
Carga Horária: 44h
Ementa: Esta unidade inicia-se com uma retrospectiva da política e economia brasileira e mundial contemporânea; a evolução dos ciclos econômicos e perspectivas econômicas globais de curto e médio prazo; o contexto geopolítico com enfoque no setor de saúde, introduzindo sobre modelos e sistemas de saúde, políticas, regulação e oportunidades do setor. A partir desta leitura de cenário da saúde, pretende-se apresentar a evolução do pensamento estratégico, oferecendo referenciais estratégicos com análise do ambiente interno e externo, monitoramento e controle. Nesta Unidade Curricular serão discutidas práticas para formulação da estratégia competitiva e objetivos estratégicos bem como o Balance Score Card (BSC).
Apresentará o conceito sobre valor em saúde, assim como ferramentas para gerenciamento de projetos, bem como conceitos, princípios e estrutura de governança corporativa.
Por fim, abordará aspectos da motivação e liderança da equipe, tipos e desenvolvimento de liderança e seus impactos na cultura e clima organizacional.

Conteúdo: Momento e Tendências econômicas, sociais e políticas; Momento e Tendências em Saúde; Modelos de Gestão nas Organizações de Saúde; Planejamento Estratégico; Governança Corporativa; Valor em Saúde; Cadeia de Valor; Gestão e Execução Estratégica; Avaliação de cenários internos e externos
Mapas Estratégicos, Indicadores e Metas, Modelo de Negócio, Gestão de Projetos.

03 e 04 de março de 2023


Unidade Curricular 2 - Gestão da Inovação e do Conhecimento

Docente Responsável: Luiz Fernando Lima Reis e Ailton Bonfim Brandão
Carga Horária: 44h
Ementa: Aborda as definições de gestão do conhecimento e da inovação, tratando do ciclo de vida do conhecimento. Apresenta os conceitos e tipos de inovação, bem como oportuniza aplicação de ferramentas para o desenvolvimento de soluções para o setor saúde. Estimula a reflexão sobre a importância da gestão da avaliação e incorporação tecnológica nos diferentes cenários de prática. Discute diferentes perspectivas do método científico para a geração do conhecimento.
Reflete sobre a gestão do capital intelectual e ativos intangíveis e modelos de gestão e organizações baseadas em conhecimento. Aborda novas tecnologias educacionais e as bases conceituais da aprendizagem para adultos, educação corporativa e educação permanente em saúde.

Conteúdo: Tendências Educacionais na Área de Saúde: Metodologias e Tecnologias, Gestão de Conhecimento, Inovação em Saúde, Gestão da Avaliação e Incorporação Tecnológica, Gestão de Novos Negócios, Plataformas e Redes de Inovação, Telemedicina, Big Data e Machine Learning, Startups em Saúde.

14 de abril de 2023


Unidade Curricular 3 - Gestão de Pessoas

Docente Responsável: Maria Aparecida Marcondes Lamin
Carga Horária: 44h
Ementa: Trata da evolução e ciclo da gestão de pessoas dentro da organização frente as transformações e mudanças no contexto da gestão. Neste ciclo discutiremos os processos de: seleção, admissão, integração, modelos de remuneração, desenvolvimento profissional e desligamentos. Também serão abordados os conceitos de modelos de desenvolvimento organizacional, seus desafios como comunicação, motivação e engajamento, negociação de conflitos e gestão por competências.
Conteúdo: Desafios e Tendências em Gestão de Pessoas; Ciclo de Gestão de Pessoas nas Organizações (Seleção, Admissão, Integração, Desenvolvimento, Reconhecimento e Recompensas, Relacionamento e Desligamentos); Modelos de Desenvolvimento Organizacionais: Liderança e Equipes; Perfis e estilos de liderança; Liderança Inspiradora e Sustentável; Motivação e Engajamento; Negociação e Conflitos; Gestão por Competências; Cultura Organizacional; Gestão da Mudança.

15 de abril de 2023, 19 e 20 de maio de 2023


Unidade Curricular 4 - Gestão da Relação com o Mercado

Docente Responsável: Rafael Andrade Bueno Maganete e Christian Fassel Tudesco
Carga Horária: 22h
Ementa: Aborda a evolução dos conceitos de marketing - da produção ao conceito de valor; segmentação e posicionamento de mercado; mix de marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Discute a influência da tecnologia nas estratégias de marketing e tendências, tais como marketing digital e métricas. Apresenta análises do ambiente externo e negociações estratégicas com maior enfoque no setor de saúde, abrangendo o ciclo de gestão dos
produtos e Branding. Trata das interfaces entre prestadores, operadoras de saúde e fornecedores; bem como os modelos e práticas de remuneração que envolvem estes players.

Conteúdo: Gestão de Produtos; Gestão da Comunicação e Marketing em Saúde; Gestão do relacionamento – interfaces entre operadoras de saúde, prestadores de serviço e fornecedores; Negociação Estratégica; Gestão da Marca.

16 e 17 de junho de 2023 e 21 de julho de 2023


Unidade Curricular 5 - Gestão do Cuidado  

Docente Responsável: Luiz Francisco Cardoso, Wania Regina Mollo Baia e Felipe Duarte
Carga Horária: 44h
Ementa: Apresenta os processos gerenciais para o cuidado ao paciente, incluindo a organização, produção e avaliação, considerando as múltiplas dimensões que incidem no ato de cuidar: individual/familiar, profissional organizacional, sistêmica e societária. Aborda dispositivos da gestão da clínica, da gestão integrada multiprofissional e da experiência do paciente. Envolve uma abordagem sistemática para a análise de desempenho dos processos em saúde e a criação de propostas de melhoria. Apresenta ferramentas e métodos que possibilitam o apoio qualificado ao cuidado nas organizações do sistema de saúde
Conteúdo: Redes de Atenção à Saúde; Saúde Populacional; Governança Clínica; Gestão da Clínica; Linhas de Cuidado; Regulação de acesso
Modelos Assistenciais em Saúde; Gestão dos Serviços Assistenciais e de Apoio; Gestão Integrada Multiprofissional; Qualidade e Segurança do Paciente; Gestão de Riscos; Ciência da Melhoria em Saúde; Sistemas de Informação Clínica; Desfechos Clínicos; Ferramentas para Implantação das Melhorias; Modelos e Disseminação dos Programas de Melhoria.

22 de Julho de 2023 e 23 de Julho de 2023


Unidade Curricular 6 - Gestão da Operação e Finanças

Docente Responsável: Mauricio Leite de Barros Marques Zanforlin, Anderson Cremasco e Rute Freitas
Carga Horária: 44h
Ementa: Apresenta todos os processos gerenciais que dão suporte para operação do serviço de saúde incluindo: gestão de orçamento, gestão de processos e excelência operacional, gestão da cadeia de suprimentos e logística, tecnologia da informação, aspectos jurídicos e os impactos da judicialização da saúde, gestão de hotelaria e hospitalidade, gestão dos processos de manutenção predial e dos equipamentos e gestão de contratos. Aborda métodos e ferramentas para a maximização da produtividade e sustentabilidade em operações de saúde, respeitando as características específicas e seu posicionamento na cadeia produtiva. Apresenta conceitos econômico–financeiros, fundamentos estratégicos de operações e o uso de indicadores voltados à gestão para resultados nas organizações públicas e privadas.
Conteúdo: Gestão da Cadeia de Suprimentos e Logística; Gestão dos Processos de Orçamento; Gestão dos Processos de Manutenção Predial e dos Equipamentos; Gestão de Hotelaria e Hospitalidade; Excelência Operacional; Gestão da Tecnologia da Informação; Gestão de Contratos; Fluxo do Paciente; Aspectos Jurídicos e Judicialização da saúde; Compliance, Controladoria e Auditoria; Métodos Quantitativos em Gestão de Saúde; Gestão Econômica Financeira; Produtividade nas Operações em Saúde.

18 e 19 de agosto de 2023


Unidade Curricular 7 - Responsabilidade Social nas Organizações em Saúde

Docente Responsável: Vânia Bezerra
Carga Horária: 22h
Ementa: Trata sobre os conceitos e definições da Responsabilidade Social, os modelos de filantropia dentro das políticas e sistemas sociais e o processo de gestão nas organizações sociais, preconizando o desenvolvimento sustentável.
Conteúdo: Responsabilidade Social; Modelos de Filantropia; Gestão das Organizações Sociais; Desenvolvimento Sustentável.

15 e 16 de setembro de 2023

Inscrições até:

24/02/2023

Taxa de inscrição:

R$ 50,00

Início das aulas:

03/03/2023

Duração:

12 meses

Modalidade:

Presencial

FALE COM NOSSOS ATENDENTES

Processo Seletivo

Inscrições até: 24/02/2023
1

Formulário de inscrição

2

Taxa de inscrição

3

Questionário

Aprovação!

Convocação

Matrículas até: 28/02/2023
4

Pagamento de matrícula

5

Documentação

Faça sua matrícula!

Pague à vista e ganhe 15% de desconto no valor total do curso

R$ 1.623,56

Tire suas dúvidas

Opções de parcelamento

À vista R$ 33.120,55
(15% de desconto)
6x sem juros R$ 5.844,80
(-10% de desconto) 
12x sem juros R$ 3.084,76
(-5% de desconto)
15x sem juros R$ 2.519,76
(-3% de desconto)
24x sem juros R$ 1.623,56



INSCREVA-SE

Perguntas frequentes

A entrevista é presencial ou online?

Para os cursos que possuem entrevista, todos ocorrem de forma online.

As aulas possuem atividade prática ou somente teórica?

Cada curso é estruturado da melhor forma para transmitir o seu conteúdo pedagógico. Temos cursos de pós-graduação compostos somente por aulas teóricas e outros em que é previsto carga horária prática em Centro de Treinamentos, em simulação ou em atividades práticas observacionais. Consulte na página específica do curso de seu interesse.

Como e em quanto tempo são recebidos os certificados após a conclusão do curso?

Após a entrega da versão final do TCC ou Projeto Aplicativo do Curso, a coordenação valida um relatório com os aprovados em até 30 dias. Após esse prazo, os certificados são liberados em até 180 dias e sua expedição é no formato digital.

Como funciona a análise do questionário do processo seletivo?

As respostas do questionário são direcionadas e avaliadas pela coordenação do curso, que entenderá se o perfil do candidato se encaixa com o público-alvo do curso. 
Se aprovado, o candidato será convocado para a próxima etapa (no caso dos cursos com entrevista) ou para iniciar o processo de matrícula.

Como funciona o TCC dos cursos?

Cada curso possui critérios de aprovação específicos, podendo contar com TCC ou não. No caso dos cursos com TCC, o trabalho é desenvolvido ao longo do curso com apoio dos orientadores e deve ser apresentado no último dia de aula.

Como sei que fui aprovado no processo seletivo?

Todos os inscritos que participarem do processo seletivo serão informados por e-mail sobre seu status de aprovação. No caso dos cursos com entrevista, a lista de aprovados também é inserida na página do curso ao final do processo seletivo.

Consigo obter desconto se pagar o curso à vista?

Sim. Os pagamentos à vista possuem 15% desconto.

Estrangeiro pode realizar a pós-graduação Sírio-Libanês?

Sim, para tanto os candidatos graduados no exterior devem apresentar uma cópia do diploma e histórico da Graduação revalidados por universidade pública brasileira, com tradução juramentada.

Existe taxa de matrícula?

Não. O pagamento da matrícula já é referente a primeira mensalidade do curso. 

Não me encaixo no público-alvo, posso fazer o curso?

Antes de efetivar sua inscrição é importante consultar o público-alvo do curso. Caso se inscreva e não se encaixe no público-alvo, haverá reprovação no processo seletivo.

O certificado é aceito pelo MEC?

Sim. Os cursos de especialização são cadastrados no sistema e-MEC e o Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa é credenciado através da portaria para oferta dos cursos (Credenciamento pela Portaria MEC nº 3.857, de 10 de novembro de 2005, publicada no D.O.U. 11/11/2005 - Seção 01 - pg. 72).

O que é a taxa de inscrição? Posso ser reembolsado em caso de reprovação no processo seletivo ou cancelamento do curso?
A taxa de inscrição é o valor que deve ser pago pelo candidato para ingressar no processo seletivo dos cursos de pós-graduação, sendo um valor fixo de R$ 50,00. Caso o candidato seja reprovado, o valor não será reembolsado. Porém, se o curso for cancelado por determinação da Instituição, sem previsão de nova data de início, o valor da taxa será reembolsado. 
Onde acontecem as aulas presenciais?
- Para os cursos de São Paulo, as aulas acontecem na unidade do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa - Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista, São Paulo (SP).
- Para os cursos de Brasília, as aulas teóricas acontecem no Núcleo de Excelência em Ultrassonografia e Ensino Médico (Nexus). SCRN Quadra 502 – Edifício Niva Pessoa 1º Andar - Brasília (DF) / CEP: 70720-502.

Importante: alguns cursos podem promover atividades fora desses endereços. É necessário verificar a programação na página de cada curso.
Possuem indicações de estacionamento, transporte e hospedagem?
Estacionamento: 

Há serviço de manobrista na recepção.  
Serviço pago: consulte a tabela de valor no momento da utilização.

Transporte e Hospedagem:
Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência Dynamic Travel: Telefone (11) 4040-1150 / E-mail: hsl@dynamictravel.com.br 

*Recomendamos a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis somente após a confirmação da turma. Eventualmente, poderá não haver quórum mínimo de participantes e a turma ser cancelada. 

 

Preciso fazer alguma prova para conseguir o título de especialista?

A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.

Há também o título de especialista que é a prova feita pelas Sociedades das áreas médicas. É importante verificar os quesitos que os editais das Sociedades solicitam para que o aluno possa prestar a prova de título.

Nossos cursos de especialização atendem as premissas do MEC, e não das Sociedades, mas normalmente nossos cursos possuem o período e a carga horária solicitada pelos editais da prova de título de especialista, mas reforçamos que é importante sempre verificar o que a Sociedade e o Edital solicitam.

Quais documentos devo entregar para matrícula?

Os documentos da matrícula podem variar de curso para curso, os básicos que devem ser inseridos de forma digital e escaneados são:

  • Foto 3x4 - JPG
  • RG (é obrigatório constar o órgão emissor e é importante que o documento tenha sido expedido em menos de 10 anos. Não é aceito carteira de motorista, conforme portaria do MEC)
  • CPF
  • Certidão de nascimento e ou casamento
  • Comprovante de residência atual
  • Diploma de graduação
  • Histórico da Graduação (histórico é um documento complementar ao diploma e, por isso, sua entrega é obrigatória)
  • Carteira de Classe
  • Carteirinha de vacinação (cursos específicos)
  • Termos de escusa (cursos específicos)
Qual a data de início e duração dos cursos?

O calendário, horário das aulas e a duração deve ser consultado na página específica de cada curso.

Qual a diferença entre Aperfeiçoamento e Especialização?

A diferença está na carga horária prevista em cada tipo de curso. Especializações precisam ter o mínimo de 360 horas e aperfeiçoamentos possuem carga horária mínima de 180 horas.

Qual o limite de faltas que posso ter?
Para obter a certificação, o aluno deve garantir sua participação em pelo menos 75% das atividades previstas. Por exemplo, um curso com 12 encontros, ele poderá se ausentar em no máximo 03. Essa mesma regra é válida para a carga horária de estágio ou visita técnica.