Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Aperfeiçoamento em Cuidados Paliativos Adulto

Corpo docente​ multipro​fissional, com experiência na prática e no ensino de Cuidados Paliativos Adulto
Especialmente no que diz respeito ao Cuidado com a saúde, os Cuidados Paliativos vêm adquirindo relevante importância em áreas como a medicina, enfermagem, psicologia, fisioterapia, terapia ocupacional, nutrição, fonoaudiologia, serviço social, entre outras, uma vez que modernas técnicas e intervenções terapêuticas têm modificado a história natural de inúmeras doenças, trazendo à tona novos questionamentos éticos e envolvendo conceitos como dignidade e qualidade de vida.
Atualmente os Cuidados Paliativos são reconhecidos como um diferencial de qualidade dos serviços de saúde, que têm procurado adequar a sua assistência a esta nova demanda. No entanto, poucos profissionais têm formação para lidar com a natureza multidimensional do sofrimento humano diante de uma doença grave.
Essa formação abrange aspectos diversos, como o desenvolvimento de conhecimentos para manejar os diversos sintomas físicos, psíquicos, sociais e espirituais do sofrimento decorrente da doença ou do tratamento. Mas ainda, deve incluir o desenvolvimento de habilidades de comunicação para que o profissional possa oferecer o melhor atendimento ao paciente e sua família, o aprendizado para trabalhar em equipe e dar a devida atenção aos riscos ocupacionais a que está disposto, como a fadiga por compaixão ou Síndrome de Burnout.
As estratégias pedagógicas foram escolhidas em função das evidências educacionais que atribuem a essas estratégias maior probabilidade de retenção e significado do conhecimento adquirido.

 

Cenários do Cuidado Paliativo Adulto:

PRÁTICA 
Conteúdo de aplicação prática para profissionais da saúde que lidam com pacientes graves.
Desenvolvimento de habilidades e competências necessárias à boa prática.

COMUNICAÇÃO
Ênfase no desenvolvimento da habilidade de comunicação empática, abordada em todos os módulos através de aulas, discussões, vídeos e simulações de atendimento.

IMPLANTAÇÃO​​
Questões éticas e jurídicas, tomada de decisão frente ao paciente grave, abordagem do Cuidado Paliativo em diversos cenários, trabalho em equipe, avaliação das estratégias de implantação e mensuração de qualidade.

AUTO-CUIDADO​​
Desenvolvimento de diferentes práticas de autocuidado em todos os módulos, com o objetivo de mostrar ao profissional que é necessário cuidar de si durante o processo de cuidado do outro.


O curso de aperfeiçoamento é destinado aos profissionais de saúde não médicos. Ao final, o participante terá uma visão estratégica, integrada e multidimensional que abrange aspectos relevantes como: abordagem e formas de tratar e cuidar dos sintomas de sofrimento físico, psíquico, social e espiritual; atendimento à família, estratégias de comunicação e intermediação de conflitos, habilidade para trabalhar em equipe e atenção com riscos ocupacionais. 

Diferenciais:

  • Docentes do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês;
  • Aulas Teóricas com discussão de casos em pequenos grupos, trazendo casos da vivência da equipe dentro dos atendimentos no hospital.
  • Atividades práticas por meio de simulação (Role Play).


Destaques:

• Discussões de casos clínicos e situações reais, atendidos em serviços públicos e privados

• Grupo de no máximo 50 alunos, que realizam as atividades de forma integrada entre médicos, não médicos, desenvolvendo a competência para trabalho em equipe

• Comissão científica do curso presente durante as atividades de todos os módulos

• Metodologias modernas de ensinoaprendizagem, com especialistas de renome nacional e internacional

Perfil do Egresso:

Ao final, o participante estará apto a aplicar as habilidades adquiridas no cuidado
ao paciente em Cuidados Paliativos.

 ​

 

CONHEÇA TAMBÉM
- Especialização Cuidados Paliativos Adulto


 

 ​​​​​​​​


Fale conosco:
processo.seletivopos@hsl.org.br 
Telefones: 0800 730 2211