Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Curso de Atualização em Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia


 

​03 a 05 de Outubro de 2019


 

Segundo a OMS: "Câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum de câncer entre as mulheres na América Latina e no Caribe. A cada ano, mais de 72.000 mulheres são diagnosticadas com câncer cervical e mais de 34.000 morrem por esta doença nas Américas. Vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) pode reduzir significativamente o risco de câncer cervical. OPAS recomenda vacinar as meninas de 9 a 14 anos de idade, quando é mais eficaz. Vacinas contra o HPV estão disponíveis em 35 países e territórios das Américas, mas as taxas de cobertura vacinal com as duas doses não atingem, no entanto, 80% das meninas. Junto com a vacina para o HPV, triagem (screening) e tratamento de lesões pré-neoplásicas podem evitar mortes e casos novos".

Preocupados em entender e contribuir para melhorar essa situação, atuando na formação e educação médica continuada, estamos reunindo renomados palestrantes com ampla expertise para os três dias de curso. Serão abordadas as melhores práticas de Ginecologia - Patologia do Trato Genital Inferior e Colposcopia (PTGIC), num ambiente muito enriquecedor que permitirá a troca de experiências e esclarecimento de dúvidas.

É uma oportunidade de trazer ao especialista e ao não-especialista conceitos atuais que vão impactar em sua formação e no atendimento prestado às pacientes. Contribuindo para construção de diferencial de atuação profissional.

Esse curso foi estruturado por especialistas de modo a oferecer ao aluno temas essenciais da PTGIC, para quem busca aprimoramento em sua prática profissional. Através de aulas teóricas e práticas (hands on) no Centro de Treinamento e Simulação são também apresentados os métodos de Cirurgia de Alta Frequência e LASER, muito usados no tratamento de lesões. Esse formato facilita a compreensão de todo equipamento e material necessário para os métodos, e a realização dos procedimentos em moldes, reproduzem situações do dia a dia dos tratamentos que são realizados em PTGI.

Objetivos:

  • Interpretar os resultados dos exames colpocitológicos;
  • Indicar e interpretar exames colposcópicos, conforme as recomendações e terminologia atuais;
  • Reconhecer, diagnosticar e tratar as principais vulvovaginites;
  • Conhecer as recomendações sobre Vacinação contra HPV;
  • Reconhecer, diagnosticar e tratar as lesões induzidas pelo vírus HPV;
  • Diferenciar as lesões passíveis de condutas conservadoras das lesões que apresentam maior risco de progressão para câncer;
  • Diagnosticar, tratar e realizar o seguimento das lesões precursoras do câncer do colo uterino;
  • Conhecer o equipamento, a técnica, as indicações, limitações e potenciais complicações da cirurgia de alta frequência e LASER em PTGI;
  • Compreender os aspectos Psicológicos e Sexualidade da paciente com diagnóstico de HPV, ISTs e Câncer.

Diferenciais:

  • Atividades em Centro de Simulação e Treinamento para treinamento de procedimentos;
  • Abordagem interativa nas aulas com discussão de casos e duração adequada para abordar todo o conteúdo necessário e oportunidade para esclarecer dúvidas;
  • Corpo docente multidisciplinar ( Patologia, Citopatologia, Biólogia, Psicologia, Oncoginecologia, Uroginecologia, Ginecologia Endócrina, Genitoscopia, Coloproctologia, Cirurgia, ginecologia Infanto-puberal, Anestesiologia, entre outros) propiociando visão mais ampla e diversificada e oportunidade de discussões mais enriquecedoras.

 

Público-Alvo:

Médicos Residentes, médicos que atuem em atenção básica, médicos ginecologistas, médicos colposcospistas. Enfermeiros que atuem na área de prevenção do câncer ginecológico.