A partir de 23 de setembro
Inscrições em breve.
Milhares de pessoas no mundo sofrem de dor aguda ou crônica a cada ano e os efeitos da dor refletem em alto custo para os cuidados de saúde, reabilitação e perda de produtividade do trabalhador, bem como sequelas emocionais e financeiras. A dor não aliviada pode resultar em internações prolongadas, aumento das taxas de reinternação, aumento de consultas ambulatoriais e diminuição da capacidade funcional.
O Programa do Curso de Intervencionismo Avançado, abordará os avanços mais recentes no diagnóstico e tratamento de condições de dor aguda e crônica decorrentes das doenças degenerativas, neurológicas e câncer.
O Programa ocorrerá no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa e no Laboratório de Morfologia da Faculdade de Medicina da Fundação Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e será composto por:
- Ciclo de aprendizado e treinamento intensivo de habilidades práticas com procedimentos minimamente invasivos, exposições dialogadas e discussões de casos clínicos interativas;
- Oficinas de estações simuladas para bloqueios guiados por Ultrassonografia em modelos vivos;
- Presença de estações para práticas de procedimentos invasivos avançados e cirúrgicos em peças anatômicas preservadas por técnica que garantem textura e mobilidade, especialmente preparadas e referenciadas para os procedimentos de cada um dos módulos e serão guiados por Fluoroscopia;
- Estações para bloqueios em simuladores apropriados para treinamento com agulhas por Fluoroscopia e Ultrassonografia em bloqueios para tratamento das doenças da coluna vertebral.
Todos os treinamentos com Fluoroscopia utilizarão os EPIs (Equipamentos de Uso Individual) adequados com o uso de protetores para a tireoide e avental de chumbo. Haverão instrutores para cada mesa, que se revezarão para o treinamento das habilidades específicas.
Objetivo Geral:
Treinamento de habilidades para o tratamento Intervencionista em pacientes com dores aguda e crônica abrangendo o gerenciamento atual da Dor abordando performance, qualidade, segurança e gestão de risco.
Público-alvo:
Médicos Anestesiologistas, Fisiatras, Neurocirurgiões, Ortopedistas, Radiologistas e Reumatologistas.
Diferenciais:
- Curso intensivo prático e contextualização teórica para promover um melhor entendimento da anatomia e da fisiopatologia, envolvidos na dor aguda e crônica, e revisará criticamente as novas técnicas intervencionistas de última geração para o manejo da dor com oficinas guiadas por fluoroscopia e guiadas por ultrassonografia;
- Revisão neuroanatômica correlacionada com a prática intervencionista em peças anatômicas preservadas e especificamente referenciadas realizadas no laboratório de morfologia da Faculdade de Medicina Fundação Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;
- Equipe formada por profissionais intervencionistas renomados do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês.