Encerradas

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

V Curso Prático Continuado de Intervencionismo em Dor

Todas as vagas foram preenchidas

Início das atividades em 06 de Março de 2020

 

Milhares de pessoas no mundo sofrem de dor aguda ou crônica a cada ano e os efeitos da dor refletem em alto custo para os cuidados de saúde, reabilitação e perda de produtividade do trabalhador, bem como sequelas emocionais e financeiras. A dor não aliviada pode resultar em internações prolongadas, aumento das taxas de reinternação, aumento de consultas ambulatoriais e diminuição da capacidade funcional.

O Programa do V Curso Prático Continuado de Intervencionismo em Dor, abordará os avanços mais recentes no diagnóstico e tratamento de condições de dor aguda e crônica decorrentes das doenças degenerativas, neurológicas e câncer.

 

O Programa ocorrerá no Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa e no Laboratório de Morfologia da Faculdade de Medicina da Fundação Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e será composto por:

• Ciclo de aprendizado e treinamento intensivo de habilidades práticas com procedimentos minimamente invasivos, exposições dialogadas e discussões de casos clínicos interativas;
 
• Oficinas de estações simuladas para bloqueios guiados por Ultrassonografia em modelos vivos;
 
• Presença de estações para práticas de procedimentos invasivos avançados e cirúrgicos em peças anatômicas preservadas por técnica que garantem textura e mobilidade, especialmente preparadas e referenciadas para os procedimentos de cada um dos módulos e serão guiados por  Fluoroscopia;
 
• Estações para bloqueios em simuladores apropriados para treinamento com agulhas por Fluoroscopia e Ultrassonografia em bloqueios para tratamento das doenças da coluna vertebral.

 
Todos os treinamentos com Fluoroscopia utilizarão os EPIs (Equipamentos de Uso Individual) adequados com o uso de protetores para a tireoide e avental de chumbo. Haverão instrutores para cada mesa, que se revezarão para o treinamento das habilidades específicas.

As salas de projeção para aulas expositivas serão oferecidas pelo Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa e os treinamentos nas peças anatômicas preservadas ocorrerão nas dependências do laboratório do Departamento de Morfologia da Faculdade de ciências médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo facilitados por instrutores altamente qualificados.

 

Objetivo Geral

Treinamento de habilidades para o tratamento Intervencionista em pacientes com dores aguda e crônica abrangendo o gerenciamento atual da Dor abordando performance, qualidade, segurança e gestão de risco.  

 

Público-alvo

Médicos Anestesiologistas, Fisiatras, Neurocirurgiões, Ortopedistas, Radiologistas e  Reumatologistas.

 

Diferenciais


• Curso intensivo prático e contextualização teórica para promover um melhor entendimento da anatomia e da fisiopatologia, envolvidos na dor aguda e crônica, e revisará criticamente as novas técnicas intervencionistas de última geração para o manejo da dor com oficinas guiadas por fluoroscopia e guiadas por ultrassonografia;

• Revisão neuroanatômica correlacionada com a prática intervencionista em peças anatômicas preservadas e especificamente referenciadas realizadas no laboratório de morfologia da Faculdade de Medicina Fundação Santa Casa de Misericórdia de São Paulo;

• Equipe formada por profissionais intervencionistas renomados do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês.


Sextas-feiras: 13h às 22h

Sábados: 8h às 17h

 

Carga horária total: 108h

        

Módulos

Módulo  Data
Módulo I06 e 07 de Março de 2020
Módulo II27 e 28 de Março de 2020
Módulo III08 e 09 de maio de 2020
Módulo IV03 e 04 de julho de 2020
Módulo V24 e 25 de julho de 2020
Módulo VI28 e 29 de agosto de 2020


​​​​​​​
​​

Fale conosco: 0800 730 2211