05, 06 e 07 de maio de 2021
A Atenção Primária à Saúde no contexto mundial vem ganhando grande destaque por apresentar-se altamente resolutiva, econômica e muito mais acolhedora e próxima dos pacientes. Com isso, não só apenas o poder público vem adotando essa abordagem à saúde, mas equipamentos privados, entendendo que seus trabalhadores estariam melhores assistidos e acompanhados.
Trata-se de uma especialidade, portanto, profissionais de saúde que atuam neste modelo de saúde são capacitados e especializados conforme sua categoria profissional.
A enfermagem atua neste modelo à saúde como grande protagonista, pois na maioria dos fluxos internos de atendimento, este profissional é o primeiro a ser acionado pelo paciente. Além disso, cabe ao enfermeiro fazer o monitoramento ativo destes pacientes, bem como conduzir as questões administrativas e burocráticas de uma Unidade de Saúde/ Ambulatório.
Entendendo este contexto, é fundamental que os enfermeiros estejam capacitados e atualizados quanto aos principais protocolos e fluxos pertinentes a Atenção Primária.
Objetivos do curso:
Qualificar o papel do Enfermeiro no contexto da Atenção Primária à Saúde, com alinhamento de fluxo de Atendimento e utilização de ferramentas de Suporte ao Manejo Clínico no foco na qualidade, e segurança do profissional e paciente. E capacitá-los de uma maneira prática e objetiva em relação a sua atuação frente ao paciente.
Diferenciais:
- Desenvolver raciocínio clínico;
- Identificar e estratificar riscos de sua carteira/população, atuando de forma a proporcionar a atenção integral e contínua aos pacientes;
- Pensamento estratégico e visão sistêmica;
- Ferramentas práticas para o uso diário destes profissionais.
Principais temas:
- Manejo nas condições agudas mais prevalentes da APS;
- Raciocínio clínico baseado em problemas;
- Cuidando do paciente crônico;
- Classificação de risco ;
- Cuidado centrado na pessoa ;
Público alvo:
Enfermeiros e graduandos do curso de Enfermagem.