Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Triagem Auditiva Neonatal Universal: 10 Anos de Lei Federal 12.303 | 100% Online

10 anos de Lei Federal 12.303 - Passado, Presente e Futuro!

Vamos nos atualizar com experiências internacionais e discutir juntos a nossa história

 

Pré-evento: 27 a 29/10, das 19h00 às 21h30 - Online

Evento oficial: 31/10, das 09h00 às 17h00 - Online

   

A ciência e tecnologia caminham juntas para permitir que os profissionais envolvidos com a saúde auditiva infantil ofereçam o diagnóstico e a intervenção precoces, proporcionando as melhores condições de desenvolvimento da criança deficiente auditiva.

   
Objetivos

  • Promover discussões e conseguir oferecer diagnóstico e intervenção precoces melhorando as condições de desenvolvimento do brasileiro deficiente auditivo. 
     

Principais temas

  • Atualização das recomendações internacionais para implantação e gerenciamento da TANU;
  • Resultados do Programa de triagem aditiva neonatal na Inglaterra - Guy Lightfoot;
  • Como conduzir com objetividade e precisão o diagnóstico eletrofisiológico - Guy Lightfoot;
  • Quais os desafios para implantação da TANU no Brasil?;
  • Otimizando os protocolos para detecção: emissão otoacústica e potencial evocado auditivo de tronco encefálico com detecção automática da resposta;
  • Como favorecer a adaptação de dispositivos eletrônicos em bebês: tecnologias atuais e acolhimento às famílias;
  • Implante coclear e plasticidade cerebral: até quando esperar para indicar o IC?;
  • Novas tecnologias para diagnóstico eletrofisiológico: PEATE-FE e PEAEE, estímulos "Chirp"e "tone burst"​;
  • Identificando a alteração condutiva em neonatos e lactentes: uso da via óssea no PEATE e PEAEE.

Palestrantes Internacionais

  • Guy Lightfoot (PhD) - Inglaterra 


 

Trabalhou como Cientista Clínico especializado em Audiologia no Royal Liverpool University Hospital de 1976 até a sua aposentadoria em 2013. Especializou-se em eletrofisiologia da audição e testes vestibulares e escreveu diversos artigos de pesquisa e capítulos de livros submetidos a revisão por pares, além de fazer apresentações em simpósios internacionais. Guy foi extremamente importante no estabelecimento e atualização das orientações nacionais da Inglaterra para apoio a triagem auditiva neonatal e na realização de cursos de treinamento em PEATE no Reino Unido. O seu curso anual de Respostas Auditivas Eletrofisiológicas foi realizado em 2019, pela 29ª vez. Além deste curso, Guy atualmente presta serviço independente de revisão por pares em PEATE e treina examinadores para que se tornem revisores credenciados.

     

  • Susan A. Small (PhD) - Canadá

 

Susan A. Small é Professora Titular em Audiologia Clínica e Diretora do Laboratório de Audiologia Pediátrica da University of British Columbia em Vancouver, Canadá.  Seu foco de pesquisa é o aprofundamento na compreensão do​ desenvolvimento maturacional da audição na primeira infância por meio de investigações do processamento auditivo periférico e central.

Uma de suas áreas de pesquisa é o diagnóstico precoce da perda auditiva usando potenciais evocados auditivos de tronco encefálico e medidas comportamentais para estímulos conduzidos pela via aérea e via óssea. Estuda também a aplicação clínica de medidas objetivas, como potenciais evocados auditivos corticais (P2-N2 e Acoustic Complex Change-ACC) para investigar a detecção e discriminação da fala em bebês com perdas auditivas sensoriais e neurais. Ao abordar as lacunas do conhecimento nessas áreas, a Profa. Susan Small, espera contribuir para avaliação precoce e o tratamento da perda auditiva.


 

Público-alvo:

Fonoaudiólogos, Otorrinolaringologistas, Pediatras, Profissionais envolvidos com a saúde auditiva neonatal e infantil.

 

Tradução simultânea nos dias do evento