Skip to content
Especialização

Patologia Oncológica

Especialização Presencial 12 meses

O programa de especialização médica em Patologia Oncológica do Hospital Sírio-Libanês tem por objetivo preparar o médico para exercer a especialidade de Anatomia Patológica com ênfase em patologia oncológica, tanto no âmbito prático quanto no científico, no que há de mais atual em cada especialidade.
O departamento de Anatomia Patológica do HSL é composto por equipe multidisciplinar de profissionais de grande conhecimento e experiência nas suas respecticvas áreas de atuação.
A estrutura física e técnica do laboratório proporciona uma oportunidade única de aprendizado em um ambiente de vanguarda, em constante aprimoramento e alinhado à filosofia institucional do Hospital Sírio-Libanês.

 

Objetivos

-Preparar o patologista recém-formado na residência médica para a atuação em patologia oncológica moderna;
-Familiarização com métodos complementares de diagnóstico, prognóstico e terapia-alvo (patologia molecular), bem como capacitação de realização de exames Intraoperatórios (congelação) e radiologia intervencionista (EUS e EBUS);
-Atuação em equipe e reuniões multidisciplinares institucionais, com ênfase em oncologia;
-Aprofundar o conhecimento nas diversas especialidades de patologia desenvolvidas no departamento.

 

Diferenciais

-Oportunidade de aprimoramento após a residência médica em uma instuição brasileira reconhecida pelo seu alto nível de qualidade, experiência na medicina de alta complexidade, competência profissional e cuidado ao paciente, em especial na Oncologia.
-O laboratório de Anatomia Patológica do HSL é formado por equipe de patologistas especialistas de grande conhecimento e experiência nas suas áreas de atuação.
-Estutura física e equipamentos que auxiliam no desenvolvimento da prática da Patologia Oncológica Moderna, em especial integração com Patologia Molecular direcionada para o tratamento oncológico.
 

 

Público-alvo

Graduados em Medicina com residência médica completa (até fevereiro de 2023) em Patologia, em serviço credenciado pelo MEC.
Módulo I - Procedimentos: exames intra-operatórios de congelação, avaliação de adequabilidade de material de biópsias obtidos por radiologia intervenciojsta (ROSE), ecoendoscopia (EUS) e broncoscopia (EBUS).
Módulo II - Uropatolgia
Módulo III - Citopatologia
Módulo IX - Hematopatolgia e Partes moles
Módulo x - Cabeça e pescoço e Dermatopatologia
Módulo XI - Patologia mamária e Ginecopatologia
Módulo XII - Patologia mamária e Ginecopatologia
Módulo XIII - Trato Gastrointestinal e Fígado
Módulo IX - Trato Gastrointestinal e Fígado
Módulo X - Patologia torácica, Neuropatologia e Patologia molecular Módulo XI - Patologia torácica, Neuropatologia e Patologia molecular. 
Confira a lista de aprovados

 

Inscrições

31/10/2022 a 30/11/2022

 

Taxa de inscrição

R$ 50

 

Início da aulas

3/6/2023

 

Vagas  

 1

 

Dias da semana    

Segunda-feira à sexta-feira. Eventualmente 6 dias por semana, de acordo com módulo do estágio e acordo prévio.

 

Horário    

60 horas semanais

 

Carga Horária    

2880

Período de Inscrições e Envio da Documentação - 20 de outubro de 2022 e 04 de dezembro de 2022. 
Análise do Currículo - 20/10 - 9/12 
Divulgação dos Selecionados para Avaliação e Entrevista - 12/12 
 Avaliação e Entrevista com o coordenador do programa 
Avaliação Presencial: 15/12 - Endereço do IEP 
Entrevista Presencial ou Online: 16/12 
Divulgação do Resultado - 21 de dezembro de 2022, na página do programa no endereço  
Matrícula - 03 a 10 de janeiro de 2023
Dr. Romulo Mattedi: Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Residência médica em Anatomia Patológica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP). Pós graduação com Doutorado em Ciências pelo Departamento de Patologia da FMUSP. Título de Especilasita pela Sociedade Brasileira de Patologia/AMB. Médico patologista do Hospital Sírio-Libanês (2014-atual).