Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Especialização em Cuidados Integrativos

  

Através do conhecimento e da experiência adquiridos nos trabalhos realizados pelo Núcleo de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês nos últimos 12 anos, o curso visa oferecer uma formação capaz de atender a demanda crescente de profissionais qualificados na área, comprometidos com a humanização, ética, integralidade, qualidade e segurança do paciente, em sintonia com os principais estudos científicos da área. Essa especialização contempla a presença das abordagens integrativas ao redor do mundo nos dias de hoje, em instituições de saúde públicas e privadas.

Serviços integrativos estruturados em diversos formatos vêm contribuindo para restaurar o cuidado, a noção de integralidade e a preservação da saúde como princípios fundamentais da atenção ao ser humano. Associar ao tratamento da doença um cuidado com a pessoa em sua integralidade, é o binômio que procuramos conjugar em nossas atividades de rotina e em nosso curso.

O programa é referendado por abordagens inovadoras para servir e apoiar a saúde e bem-estar do próprio profissional e da população, proporcionando aos alunos compreensão sobre conceitos da prática de saúde integral e pensamento crítico frente aos desafios do mundo contemporâneo. 

Sobretudo queremos oferecer uma tríade de fundamentos que consideramos essenciais ao aluno interessado em Cuidados Integrativos: experiência pessoal, formação e aplicabilidade.

O curso está estruturado em 13 módulos presencias e dois retiros, próximos à cidade de São Paulo. Esses retiros proporcionarão aprofundamento teórico-prático de temas abordados ao longo do ano, além de uma experiência de imersão pessoal - fundamental no exercício das práticas integrativas.


 

Objetivo Geral​
A partir de uma visão de saúde integral, instrumentalizar o profissional para uma prática consciente e responsável, capaz de unir na jornada do paciente o atendimento à doença e o cuidado com a pessoa e sua integralidade.

Público-Alvo
Profissionais de saúde com formação de nível superior.

Diferencial
O Programa do Curso é focado em aprendizagem interativa e vivencial para desenvolver além de competências e habilidades em cuidados integrativos,  o pensamento crítico e estratégico necessários para auxiliar os pacientes e serviços de saúde a enfrentarem os desafios emocionais, econômicos e sociais. É baseado em experiências abrangendo os princípios de aprendizagem mental, física, emocional, espiritual e ambiental, que permeam a rotina das atividades do curso, tanto em salas de aula, como nos serviços de saúde.

E-portfólio – registro ao longo do curso, do caminho de desenvolvimento pessoal de cada aluno. 

Perfil do Egresso:
Desenvolver a importância do auto-cuidado, tanto para sua qualidade de vida, como para o bem estar e enriquecimento do cuidado ao outro.
Encaminhar seus pacientes para abordagens integrativas com critério e responsabilidade.
Estruturar e participar de serviços integrativos existentes em instituições de saúde.

 



  

Fale conosco:
processo.seletivopos@hsl.org.br 
Telefones: 0800 730 2211