Inscreva-se

Recorrência

Datas nas quais existem programação para o curso.

Especialização em Dermatologia Oncológica

O Hospital Sírio-Libanês é uma instituição pioneira e de referência no tratamento de pacientes oncológicos, buscando combinar tratamentos de excelência, contando com equipe multidisciplinar especializada integrada e com profissionais de alto nível de qualidade na assistência, ensino e pesquisa.

O programa de pós graduação Lato Sensu em Dermatologia Oncológica foi criado dentro desse ambiente e oferece ao aluno uma imersão no tema desde a genética, biologia, diagnóstico e tratamento do câncer da pele melanoma e não melanoma, sarcomas, linfomas, infiltrações leucêmicas linfomatosas, metástases cutâneas, além do aprendizado no reconhecimento, manejo das reações adversas cutâneas, cuidados paliativos e atendimento global do paciente oncológico do ponto de vista dermatológico.

O objetivo é oferecer treinamento além de visão multidisciplinar no ambiente e filosofia da instituição, para que os dermatologistas alcancem um maior nível de qualidade tanto do ponto de vista assistencial como de pesquisa na área de interesse.

 Objetivo Geral
* Capacitar médicos dermatologistas para o diagnóstico e tratamento dos tumores cutâneos mais frequentes na população brasileira e cuidados da pele em pacientes em tratamento oncológico.

Objetivos Específicos
* Conhecer os conceitos sobre biologia molecular e celular no desenvolvimento do câncer.
* Identificar evidências na literatura e avaliar criticamente de acordo com aspectos metodológicos e factibilidade de aplicação na realidade.
* Compreender o diagnóstico e tratamento da queratose actínica, carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular, melanoma, tumor de Merkel, dermatofibrossarcoma, sarcomas e neoplasias vasculares e linfomas.
* Avaliar o papel da dermatoscopia e microscopia confocal no diagnóstico dos tumores cutâneos.
* Compreender o papel dos cuidados com a pele no paciente oncológico e cuidados paliativos nos pacientes com tumores cutâneos e em tratamento oncológico.
* Demonstrar habilidade em avaliar pacientes com tumores cutâneos e identificar as modalidades de tratamento de acordo com as diretrizes disponíveis na literatura.

Diferenciais
* O Hospital Sirio-Libanês é uma instituição pioneira e de referência no tratamento de pacientes oncológicos, agregando atendimento global: diagnóstico, tratamento clínico, cirúrgico, radioterápico, tratamento de apoio ao paciente oncológico com equipe multidisciplinar, além de realizar transplante de órgãos sólidos e medula óssea. A instituição conta com profissionais renomados nas diversas áreas.
* O curso agrega além do conhecimento, o preparo do aluno para acompanhamento do paciente do ponto de vista multidisciplinar dentro de um ambiente que dispõe de amplos recursos para tratamento do câncer.
* Participação do Corpo clínico do Hospital e Convidados com ampla experiência e de renome na especialidade.

Perfil do Egressso:
O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa privilegia a capacitação de dermatologistas para o desenvolvimento de ações para o diagnóstico e tratamento dos pacientes com câncer de pele e cuidados com o paciente oncológico através das melhores evidências científicas. O egresso do curso de Especialização de Dermatologia Oncológica deverá ao final do curso:

* Ter competência e habilidade para o diagnóstico, orientação e tratamento de tumores cutâneos.
* Conhecer os principais tumores cutâneos e suas manifestações clínicas, bem como conhecer as dermatoses que podem acometer o paciente em tratamento oncológico.
* Compreender as indicações para a utilização dos diferentes métodos diagnósticos para os tumores cutâneos.
* Orientar as melhores opções de tratamento para os tumores cutâneos e dermatoses em pacientes oncológicos.
* Integrar os conhecimentos clínicos, métodos diagnósticos e opções de tratamento para implementar o melhor cuidado ao paciente, respeitando também a sua individualidade.

Público Alvo
Dermatologistas com residência médica na área e título de especialista.


 



  

Fale conosco:
processo.seletivopos@hsl.org.br 
Telefones: 0800 730 2211