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Especialização Excelência Operacional Sírio-Libanês

O cenário econômico mundial exige cada vez mais que as organizações se adaptem a uma realidade onde melhores resultados evitando desperdícios. Isso gera uma demanda crescente para metodologias de melhoria de processo com a necessidade de capacitar profissionais para desenvolverem este conhecimento, fornecendo-lhes as ferramentas adequadas para extrair os melhores resultados. 
 
Visando a qualidade e aprimoramento contínuo de seus serviços e um atendimento cada vez melhor a seus pacientes e colaboradores desde 2012, O Hospital Sírio-Libanês implementou o Lean Healthcare tanto em atividades administrativas como de atenção à saúde. Dentre os resultados obtidos com a implantação da filosofia Lean, destaca-se a redução de glosas em 30%, a revisão de fluxos na Central de Material Esterilizado (CME) e Centros Cirúrgicos, tornando estas áreas referência na América Latina.
 
Essa metodologia também vem sendo aplicada em projetos que o Hospital Sírio-Libanês desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). Uma dessas iniciativas, intitulada “Excelência operacional nas emergências do SUS” já alcançou resultados relevantes e segue evoluindo na redução de superlotação, risco assistencial e tempo de permanência de pacientes internados em hospitais de grande porte em diferentes regiões do Brasil. 
 
 
 Objetivos Gerais
 
Atender demanda crescente em capacitar profissionais na aplicação de metodologias, ferramentas e técnicas voltadas ao ganho de eficiência e eficácia nos processos corporativos, sejam eles assistenciais ou administrativos.
 
 
 Objetivos Específicos
 
. Capacitar o profissional para aplicação de metodologias de Excelência Operacional em sua instituição.
Explicar os principais fluxos, tanto assistenciais quanto administrativos, como na perspectiva da melhoria contínua dos processos.
. Discutir as principais técnicas e metodologias associadas à excelência operacional, incluindo gestão da rotina, melhoria de processos e inovação.
. Demonstrar as premissas para a formação de lideranças e gestão da mudança.
Analisar criticamente as técnicas de gestão estratégica e gerenciamento de projetos.
. Compreender a metodologia Lean Seis Sigma*.
. Utilizar as ferramentas para a qualidade nos serviços de saúde.
 
 Projetos práticos de melhoria de processos voltados a otimização de parâmetros de processamento e ganho de qualidade em requisitos críticos do cliente**.
 
Unidades temáticas
Estratégia e definição de oportunidades
Excelência Operacional
Analise e mensuração de processos
Implementação de melhorias e Controle
Formação do Líder
 
*Metodologia que visa grandes ganhos em curto e médio prazo onde é atacado um problema de causa desconhecida. Lean representa uma cultura a ser implantada apoiando-se no melhoramento contínuo e evitando desperdícios.
 

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