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Ano Adicional - Administração em Saúde

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O programa de Residência Médica em Administração em Saúde do Hospital Sírio-Libanês visa preparar gestores para o Sistema de Saúde, considerando os componentes público e privado, a diversidade e necessidade dos equipamentos de saúde, diante de novos desafios trazidos pelas mudanças sócias econômicas, culturais, sociais, demográficas, epidemiológicas e tecnológicas.

Este programa terá como pré-requisito a exigência de residência médica prévia, sendo um terceiro ano optativo, tendo 2880 horas, sendo 2304 de atividades práticas e 576 teóricas.

Objetivo Geral:

Contribuir para a melhoria da atenção à saúde por meio da formação de profissionais médicos em administração e gestão de serviços, redes de atenção e sistemas de saúde, promovendo maior compreensão sobre distintas modelagens de atenção à saúde e a utilização de ferramentas e dispositivos de gestão, visando ampliar o acesso, a integralidade, a qualidade e sustentabilidade do processo de cuidado.

Objetivos Específicos:

  • Desenvolver conhecimentos e habilidades em planejamento, organização, supervisão, avaliação e administração de serviços de saúde públicos e privados, dentro dos contextos de organização política e institucional do setor saúde no Brasil, de forma a criar possibilidades em diversos níveis e modalidades;
  • Aprender a planejar, organizar, executar e avaliar o cuidado através de ações de promoção, proteção, recuperação e reabilitação a nível primário, de modo contínuo, como integrante da equipe de saúde;
  • Compreender os mecanismos e indicações adequadas dos encaminhamentos dos problemas de saúde a serviços especializados, mantendo a continuidade do atendimento, assim como a contrar​referência de pacientes transferidos de outros níveis e/ou equipamentos do SUS;
  • Entender, conhecer e utilizar métodos e técnicas de educação e participação social em saúde;
  • Refletir, desenvolver conhecimentos técnicos e operacionalizar processos de educação permanente e continuada, de forma crítica e significativa para os profissionais de saúde;
  • Compreender o processo saúde doença, conhecer o perfil da população brasileira, tendo uma visão ampliada de seus determinantes e possibilidades de enfrentamento e tendências;
  • Manejar instrumental científico na definição de objetos, desenhos de estudo e estratégias de investigação de problemas de saúde relevantes para o desenvolvimento de ações, programas e políticas voltadas para a melhoria das condições.

Os cenários envolverão diversos equipamentos de saúde, assim como estruturas de gestão, públicos e privados.

Os temas envolverão conceitos de Saúde e a evolução da Assistência à Saúde no Mundo e no Brasil – Conteúdos: história da conformação dos conceitos de saúde, mudanças no perfil demográfico e epidemiológico, modelos de atenção, novos e velhos desafios no público e privado. A tecnologia e suas consequências. Desfechos Clínicos e Metodologias. Administração e Gestão em Saúde - Conteúdo: teoria geral da administração, antecedentes históricos, escolas de administração, novas abordagens, teorias de motivação e liderança, gestão de pessoas, gestão administrativa, gestão financeira, custos, financiamento, logística, cadeia de suprimentos, serviços de atenção direta ao paciente, serviços de apoio, serviços de apoio diagnóstico terapêutico, processos decisórios, cultura organizacional, aprendizagem organizacional, o poder nas organizações. Gestão e organização do sistema de saúde, modelos de gestão, formas de cogestão, gestão participativa, processo de trabalho e modelos de atenção, redes e sistemas de saúde. Modelo do apoio institucional. O apoio e a valorização dos recursos e potência do sujeito e do grupo. Gestão da mudança, gestão por processos, gestão por resultado, avaliação em serviços de saúde. Princípios de Segurança e pilares da Qualidade. Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa. Acreditação e distinção em serviços de saúde. Valor em Saúde. Gestão do Cuidado e Governança Clínica. Gestão de Projetos. KPI – Key Performance Indicator e Indicadores Clínicos. Gestão de conflitos, negociação e disclosure. Desfechos Clínicos e Metodologias. Design Thinking e co-criação. Case Manager. Crew Resource Management (CRM). Accountability. Lean Six Sigma. Triple Aim. Ciência da Melhoria. Componentes de Sistemas de Saúde do Brasil e do Mundo - Conteúdo: SUS, componente público e privado, financiamento, cobertura, acesso e pesquisas quantitativas e qualitativas. Experiências e modelos internacionais. Situação atual, soluções em discussão. História da atenção primária em saúde, atributos e funções, modelos de estruturação, experiência internacional e brasileira. Saúde da família, legislação brasileira, territorialização, composição das equipes, matriciamento, processo de trabalho, macroprocessos de atenção a eventos agudos, condições crônicas não agudizadas, prevenção e promoção da saúde, atenção domiciliar, autocuidado apoiado, linhas de cuidado prioritárias no Brasil, regulação, gestão do cuidado, gestão de condições de saúde, gestão de caso, lista de espera.

Educação e Comunicação em Saúde - Conteúdo: Busca de referenciais teóricos, análise crítica e supervisão de projetos na área de Educação em Saúde. Papel educador inerente a todo trabalhador da saúde. Conceito de Educação, a partir de vários referenciais didático-pedagógicos. Conceito de sujeito ético. Desenvolvimento de habilidades para o trabalho com as questões subjetivas dos sujeitos e das situações de grupalidade.

Ética e Bioética - Conteúdo: Introdução aos conceitos básicos da Bioética e suas articulações na sociedade a partir da análise de situações concretas que permitam enfatizar o estudo da posição e dos direitos humanos na Sociedade Brasileira e no contexto internacional. Bioética e meio ambiente. Ética e pesquisa em seres humanos e animais. Discussão e análise dos temas mais importantes em Bioética como, por exemplo, alocação de recursos em saúde, autonomia, distanásia e violência. Ética médica. Responsabilidade e erro médico.

Informação em saúde - Conteúdo: Sistemas de produção, organização e aplicação de informação em saúde, fontes primárias e secundárias de informação, informática em saúde.

Metodologia de Pesquisa - Conteúdo: Senso comum e ciência, tipos de conhecimento, método científico, buscas e avaliação de artigos. Introdução ao planejamento da pesquisa cientifica (finalidades, tipos, etapas, projeto e relatório). Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Introdução ao estudo da elaboração de monografias e textos científicos.

Planejamento e Gestão em Saúde - Conteúdo: História do planejamento. Correntes de pensamento. Planejamento em saúde. Planejamento estratégico situacional. Novas propostas e ferramentas. BSC. Mapas estratégicos

O processo de ensino-aprendizagem deste curso está ancorado: (i) nas teorias interacionistas da educação; (ii) na metodologia científica; (iii) na aprendizagem significativa; (iv) na integração teoria-prática; e (v) na dialogia, desta forma, consideramos o residente o protagonista de seu processo de formação e o cotidiano um dos disparadores, combinando teoria e prática como elementos no processo de aprendizagem.

A avaliação do programa será processual, permitindo intervenções de melhoria contínua e oportuna. Componentes:

  • Avaliação da Atividade Curricular – AAC: esse tipo de avaliação quanti-qualitativa é aplicado bimestralmente. Consiste em análise e avaliação quantitativa e qualitativa das atividades do bimestre.
  • Avaliação do Programa pelos residentes: através de instrumento de avaliação bimestral, os residentes podem avaliar quantitativamente e qualitativamente o programa.

A Avaliação de Desempenho do Residente será somativa e formativa, considerando os conhecimentos, habilidades e atitudes, ao longo do programa. Será considerada aprovada no Programa de Residência Médica em Administração em Saúde, fazendo jus a certificação, o residente que obtiver:

  • Frequência mínima de 85% nas atividades teóricas;
  • Frequência de 100% nas atividades práticas e teórico-práticas;
  • Desempenho satisfatório nas atividades teóricas, teórico-práticas e práticas;
  • Desempenho satisfatório no Trabalho de Conclusão de Residência.

Localização

Rua Prof. Daher Cutait, 69 - Bela Vista São Paulo (SP)
CEP: 01308-060

Dúvidas e informações
0800 729 1716

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