Ensino e Pesquisa
Solicitação enviada com sucesso.
Favor inserir um e-mail válido.
Datas nas quais existem programação para o curso.
O curso de Cuidados ao Paciente com Dor, tem a desafiadora responsabilidade de capacitar profissionais para o atendimento e alívio da dor, além de preencher uma lacuna de construção de conhecimento nesta área. A natureza multidimensional da dor e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para esse cuidado trazem novos paradigmas a serem enfrentados por profissionais e serviços.
A abordagem pedagógica construtivista e a utilização de metodologias ativas de aprendizagem foram escolhidas em função das evidências educacionais que atribuem a essas estratégias maior probabilidade de retenção e do conhecimento adquirido. Nesse sentido, estaremos utilizando a Aprendizagem Baseada em Problemas e um programa de desenvolvimento de habilidades profissionais.
A elaboração deste curso conta com um repertório relevante de conhecimentos e uma organização cuidadosa na autoria das atividades educacionais, na formação de facilitadores e na seleção de especialistas em dor para a construção do perfil de competência e padrões de excelência no cuidado.
Objetivo Geral: Promover a especialização de profissionais da área da saúde para desenvolver capacidades para o cuidado (diagnóstico e tratamento) aos pacientes com dores aguda e crônica.
Objetivo Geral:
Promover a especialização de profissionais da área da saúde para desenvolver capacidades para o cuidado (diagnóstico e tratamento) aos pacientes com dores aguda e crônica.
Objetivos Específicos:
Identificação do cuidado com a dor como uma necessidade de saúde das pessoas;
Definição de um perfil de competências para o cuidado ao paciente com dor.
Diferenciais:
Docentes do Corpo Clínico do Hospital Sírio Libanês;
Aulas Teóricas com discussão de casos em pequenos grupos, trazendo casos da vivência da equipe dentro dos atendimentos no hospital.
Estágio Observacional, onde o aluno acompanha diretamente o atendimento do paciente com dor.
Treinamento de Habilidades Práticas para contato com procedimentos intervencionistas.
Carga Horária total de 600h.
processo.seletivopos@hsl.org.br Telefones: 0800 730 2211
Pós-Graduação Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa Processo Seletivo 2021 Perfil do EgressoAo final, o participante estará apto a aplicar as habilidades adquiridas no cuidado ao paciente com dores agudas e crônicas.Público-alvo:O curso é destinado a médicos (fisiatria, radiologia, anestesia, ortopedia, neurocirurgia, neurologia, acupuntura, pediatria, clínica médica, reumatologia, oncologia), enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos.Vagas: 30 Calendário do Processo Seletivo ProcessoDataInscrições até17/02/2021Resultados dos candidatos selecionados para entrevistaaté 20/02Data das entrevistasaté 22/02Resultado final dos aprovados23/02Período de matrícula 1ª chamada 24 e 25/021º encontro04, 05 e 06 de Março de 2021 O processo seletivo é realizado em duas etapas: análise de currículo e entrevista, ambas com caráter eliminatório.
Pós-Graduação Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa
Processo Seletivo 2021
Perfil do Egresso
Calendário do Processo Seletivo ProcessoDataInscrições até17/02/2021Resultados dos candidatos selecionados para entrevistaaté 20/02Data das entrevistasaté 22/02Resultado final dos aprovados23/02Período de matrícula 1ª chamada 24 e 25/021º encontro04, 05 e 06 de Março de 2021 O processo seletivo é realizado em duas etapas: análise de currículo e entrevista, ambas com caráter eliminatório.
Investimento: R$ 35.600,00
* vencimento todo dia 05 ou 20 de cada mês
Calendário do Curso 2021 Duração do curso: 12 mesesData e Horário: 8h às 19h (quinta e sexta-feira) e das 8h às 17h (sábados) Carga Horária: 600h Estrutura Curricular
Calendário do Curso 2021
Duração do curso: 12 mesesData e Horário: 8h às 19h (quinta e sexta-feira) e das 8h às 17h (sábados)
Carga Horária: 600h
*datas sujeitas a alterações que serão previamente comunicadas.
> 40h (1 semana) de estágio observacional no Grupo de Dor do Hospital das Clínicas da FMUSP em São Paulo (fora dos encontros, conforme agendamento prévio pelo aluno e disponibilidade). > A Semana de Imersão acontecerá em São Paulo
Dr. João Valverde Filho
Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1981) e doutorado em Neurologia pela Universidade de São Paulo (2010). Anestesiologista especializado no atendimento de dor aguda e crônica. Atualmente co-responsável do centro de treinamento da Sociedade Brasileira de Anestesiologia e anestesiologista do Hospital Sírio-Libanês. Coordenador do Curso Anual de Especialização em Dor do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês.
Dr. Tiago da Silva Freitas
Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina de Universidade Federal de Goiás em 2001, Pós-graduação /Residência Médica em Neurocirurgia pelo Hospital de Base do Distrito Federal (2002- 2005) , com credenciamento pelo MEC e com título reconhecido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia. Subespecialização em Neurocirurgia Funcional no Hospital das Clínicas da USP e na Cleveland Clinic Foundation, Ohio, EUA (2006). Mestrado em Ciências de Saúde pela Universidade de Brasília(UnB) em 2012 e Doutorado também pela Ciências de Saúde da UnB em 2018. Atualmente é membro da Sociedade Brasileira de Estereotaxia e Neurocirurgia Funcional (SBENF), Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), American Society of Stereotactic and Functional Neurosurgery(ASSFN) , Sociedade Brasileira de Neurocirurgia(SBN), Sociedade Brasileira dos Médicos Intervencionistas da dor(SOBRAMID). Foi também ex- Presidente da Sociedade Brasileira de Neuromodulação (SBNM). No momento exerce suas atividades no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), onde também é preceptor da residência médica de neurocirurgia e nas clínicas NEUROCENTRO , SOS Neurológico e NO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS DE BRASÍLIA, onde também exerce a coordenação da Pós-Graduação em Cuidados ao Paciente com Dor . É também neurocirurgião do Instituto da Dor de Brasília(InDor-DF),sendo criador e coordenador do Curso de Neuromodulação invasiva para tratamento da dor do INDOR, curso endossado pela INS(International Neuromodulation Society). Suas áreas de atuação clínica e de pesquisa são o tratamento intervencionista da dor, dos distúrbios do movimento e das desordens psiquiátricas. Dra. Luciana Mendonça BarbosaDoutoranda pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP). Possui residência médica em Dor-Neurologia pela USP (2016), residência médica em Neurologia pela USP (2015) e graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (2011).Corpo Docente:João Valverde FilhoLuciana Mendonça BarbosaTiago da Silva Freitas Daniel Ciampi Araújo de AndradeChristiane Pellegrino RosaManoel Teixeira Jacobsen
Serviços Oferecidos: O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa tem como foco o desenvolvimento dos alunos e o máximo aproveitamento durante o processo de aprendizagem. Por este motivo, todas as atividades são realizadas em um único espaço, integrado ao hospital e com uma infraestrutura moderna e preparada para atender todas as necessidades de ensino. Estacionamento: Serviço de manobrista na Recepção - serviço pago. Por favor, consulte a tabela de valor no momento da utilização do serviço. Transporte e Hospedagem: Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência: Maringá Turismo - Telefone (11) 3156-9828 E-mail: lazer@maringaturismo.com.br Local a definir
Serviços Oferecidos:
O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa tem como foco o desenvolvimento dos alunos e o máximo aproveitamento durante o processo de aprendizagem. Por este motivo, todas as atividades são realizadas em um único espaço, integrado ao hospital e com uma infraestrutura moderna e preparada para atender todas as necessidades de ensino.
Estacionamento:
Serviço de manobrista na Recepção - serviço pago. Por favor, consulte a tabela de valor no momento da utilização do serviço.
Transporte e Hospedagem:
Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência: Maringá Turismo - Telefone (11) 3156-9828
E-mail: lazer@maringaturismo.com.br
Local a definir