1. Como funciona a análise do questionário do processo seletivo?
As respostas do questionário são direcionadas e avaliadas pela coordenação do curso, que entenderá se o perfil do candidato se encaixa com o público-alvo do curso.
Se aprovado, o candidato será convocado para a próxima etapa (no caso dos cursos com entrevista) ou para iniciar o processo de matrícula.
2. A entrevista é presencial ou online?
Para os cursos que possuem entrevista, todos ocorrem de forma online.
3. Como sei que fui aprovado no processo seletivo?
Todos os inscritos que participarem do processo seletivo serão informados por e-mail sobre seu status de aprovação. No caso dos cursos com entrevista, a lista de aprovados também é inserida na página do curso ao final do processo seletivo.
4. Não me encaixo no público-alvo, posso fazer o curso?
Antes de efetivar sua inscrição é importante consultar o público-alvo do curso. Caso se inscreva e não se encaixe no público-alvo, haverá reprovação no processo seletivo.
5. Quais documentos devo entregar para matrícula?
Os documentos da matrícula podem variar de curso para curso, os básicos que devem ser inseridos de forma digital e escaneados são:
- Foto 3x4 - JPG
- RG (é obrigatório constar o órgão emissor e é importante que o documento tenha sido expedido em menos de 10 anos. Não é aceito carteira de motorista, conforme portaria do MEC)
- CPF
- Certidão de nascimento e ou casamento
- Comprovante de residência atual
- Diploma de graduação
- Histórico da Graduação (histórico é um documento complementar ao diploma e, por isso, sua entrega é obrigatória)
- Carteira de Classe
- Carteirinha de vacinação (cursos específicos)
- Termos de escusa (cursos específicos)
6. Existe taxa de matrícula?
Não. O pagamento da matrícula já é referente a primeira mensalidade do curso.
7. Consigo obter desconto se pagar o curso à vista?
Sim. Os pagamentos à vista possuem 5% desconto.
8. Preciso fazer alguma prova para conseguir o título de especialista?
A especialização é um tipo de pós-graduação que tem como objetivo aprimorar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica de sua carreira. Quem conclui um curso de especialização recebe o título de especialista.
Há também o título de especialista que é a prova feita pelas Sociedades das áreas médicas. É importante verificar os quesitos que os editais das Sociedades solicitam para que o aluno possa prestar a prova de título.
Nossos cursos de especialização atendem as premissas do MEC, e não das Sociedades, mas normalmente nossos cursos possuem o período e a carga horária solicitada pelos editais da prova de título de especialista, mas reforçamos que é importante sempre verificar o que a Sociedade e o Edital solicitam.
9. As aulas possuem atividade prática ou somente teórica?
Cada curso é estruturado da melhor forma para transmitir o seu conteúdo pedagógico. Temos cursos de pós-graduação compostos somente por aulas teóricas e outros em que é previsto carga horária prática em Centro de Treinamentos, em simulação ou em atividades práticas observacionais. Consulte na página específica do curso de seu interesse.
10. Como e em quanto tempo são recebidos os certificados após a conclusão do curso?
Após a entrega da versão final do TCC ou Projeto Aplicativo do Curso, a coordenação valida um relatório com os aprovados em até 30 dias. Após esse prazo, os certificados são liberados em até 180 dias e sua expedição é no formato digital.
11. O certificado é aceito pelo MEC?
Os cursos de especialização são cadastrados no sistema e-MEC e o IEP é credenciado através da portaria para oferta dos cursos (Credenciamento pela Portaria MEC nº 3.857, de 10 de novembro de 2005, publicada no D.O.U. 11/11/2005 - Seção 01 - pg. 72).
12. Como funciona o TCC dos cursos?
Cada curso possui critérios de aprovação específicos, podendo contar com TCC ou não. No caso dos cursos com TCC, o trabalho é desenvolvido ao longo do curso com apoio dos orientadores e deve ser apresentado no último dia de aula.
13. Qual a data de início e duração dos cursos?
O calendário, horário das aulas e a duração deve ser consultado na página específica de cada curso.
14. Estrangeiro pode realizar a Pós-graduação Sírio-Libanês?
Sim, para tanto os candidatos graduados no exterior devem apresentar uma cópia do diploma e histórico da Graduação revalidados por universidade pública brasileira, com tradução juramentada.
15. Qual a diferença entre Aperfeiçoamento e Especialidade?
A diferença está na carga horária prevista em cada tipo de curso. Especializações precisam ter o mínimo de 360 horas e aperfeiçoamentos possuem carga horária mínima de 180 horas.
16. Qual o limite de faltas que posso ter?
Para obter a certificação, o aluno deve garantir sua participação em 75% ou mais das atividades previstas. Por exemplo, em um curso com 12 encontros, ele poderá se ausentar em no máximo 03. Essa mesma regra é válida para a carga horária de estágio ou visita técnica.
17. O que é a taxa de inscrição? Posso ser reembolsado em caso de reprovação no processo seletivo ou cancelamento do curso?
A taxa de inscrição é o valor que deve ser pago pelo candidato para ingressar no processo seletivo dos cursos de pós-graduação. Caso o candidato seja reprovado o valor não será reembolsado. Porém, se o curso for cancelado por determinação da instituição, sem previsão de nova data de início, o valor da taxa será reembolsado.
18. Possuem indicações de estacionamento, transporte e hospedagem?
- Estacionamento:
Há serviço de manobrista na recepção.
Serviço pago: consulte a tabela de valor no momento da utilização.
- Transporte e Hospedagem:
Caso tenha interesse, consulte as opções de tarifas de transporte e hospedagem com a agência Maringá Turismo - Telefone (11) 3156-9828. E-mail: lazer@maringaturismo.com.br
*Recomendamos a compra de passagens aéreas e reserva de hotéis somente após a confirmação da turma. Eventualmente, poderá não haver quórum mínimo de participantes e a turma ser cancelada.