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Especialização em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente

Confira a lista de selecionados do processo seletivo 2021​​– 2º semestre

A qualidade em saúde tem sua expressão a partir da década de 1980 com Donabedian e o conceito de estrutura, processo e resultado. Concomitante a este fator diferentes Instituições de Saúde, mundialmente, se atentaram para esta temática. No ano 2001 o Institute of Medicine, lança o texto Crossing the Quality Chasm: a New Health System for the 21st Century, trazendo as seis dimensões da qualidade, no qual segurança é um das dimensões. Também, neste período foi publicado o Relatório To Err is Human, trazendo esta temática como principal no cenário da Saúde. Diferentes movimentos iniciaram para reduzir danos aos pacientes no sistema de saúde. No Brasil esta questão começou a ser tratada pela ANVISA em 2002 com a criação da Rede de hospitais Sentinela, que tratavam das ações de Farmacovigilância, Hemovigilância e Tecnovigilância. No ano 2013 é lançado o Programa Nacional de Segurança do Paciente com o objetivo de contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional.

Desde então diferentes Instituições tem trabalhado para aumentar a segurança dos pacientes, e melhorar a qualidade nos serviços de saúde. As empresas de certificação em saúde como a Joint Comission International e a Organização Nacional da Acreditação também trazem uma oportunidade de melhoria às Instituições. O tema tomou tamanha magnitude, que em 2016 a Agência Nacional de Saúde Suplementar passou a estabelecer um reajuste diferenciado entre operadoras e as Instituições que possuam melhores níveis de qualidade, o Fator Qualidade.

Concomitante a isto, no Brasil diferentes ações estão acontecendo para melhoria da segurança do paciente, no entanto, mais recentemente o conceito de Experiência do Paciente, co-design para garantir ambientes e processos mais seguros e Value Based in Healthcare, proporcionam outro panorama para qualidade. Entendendo todos estes avanços, e ainda a necessidade de expandir alguns conceitos e estratégias globais baseados em metodologias já comprovadas em nosso país, buscamos com esta especialização a oportunidade dos profissionais da saúde estarem atualizados, com pensamento crítico e tecnologias associadas afim de melhorar a Segurança dos Pacientes no país, fazendo com que este profissional tenha a competência necessária para estudos de eficiência, centralidade no paciente e efetividade em segurança.

Objetivo Geral:

O Programa de Especialização em em Gestão da Qualidade em Saúde e Segurança do paciente estruturado pelo Hospital Sírio-Libanês tem o objetivo de preparar um grupo diversificado de profissionais capazes de desenvolver e implementar programas consistentes e eficazes que garantam a qualidade dos serviços e a segurança do paciente em instituições de saúde, difundindo boas práticas e incentivando a reinvenção de modelos que levem à sustentabilidade do setor, considerado um dos mais promissores e desafiadores em todo o mundo.

Objetivos Específicos:

  • Capacitar o aluno a utilizar ferramentas para garantir a segurança do processo assistencial
  • Discutir a relação entre as dimensões da qualidade e a segurança do paciente
  • Avaliar criticamente as barreiras para prevenção de Eventos adversos
  • Capacitar os alunos para utilização de ferramentas que promovam a Qualidade para melhorias nos serviços de saúde
  • Apoiar a produção de projetos aplicativos que possam de fato trazer mudanças concretas nas instituição em que os alunos estejam inseridos, por meio de orientação de projetos e articulação de coneitos, metodologias e ferramentas com a prática profissional.

Diferenciais:

A metodologia proposta possibilita articulação entre teoria e prática de forma contextualizada: além das aulas e exposições dialogadas com especialistas, o aluno desenvolverá um projeto de conclusão de curso, aplicando conceitos, ferramentas e metodologias de acordo com as necessidades singulares de cada projeto.​

Principais temas:

  • Gestão em Saúde;
  • Ferramentas da Qualidade e Acreditação em Saúde;
  • Segurança do Paciente;
  • Entrega de Valor em Saúde;


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