Os serviços de saúde brasileiros passam por um período de transformação e renovação.
Novos modelos de gestão são fundamentais para criar um ambiente mais sustentável para o setor, assim como para as organizações. Para tal, é necessário o desenvolvimento de competências essenciais, vislumbrando a incorporação de técnicas e ferramentas de gestão comprovadas, preparando profissionais para que possam ser protagonistas em suas respectivas organizações com capacitação não apenas profissional mas, principalmente, para as mudanças pelas quais o setor de saúde passará num futuro próximo.
Encontrar soluções para os problemas de um sistema de saúde público universal e reformular o sistema de saúde suplementar são tarefas árduas e necessárias para a sustentabilidade da saúde no Brasil. Na saúde pública, a gestão dos recursos ainda é pouco eficiente, necessitando de reavaliação e reestruturação. No setor privado, é preciso discutir formas de redução dos custos médico-hospitalares, além de readequar o modelo de oferta dos planos. Para isso, há cada vez mais necessidade de gestores especializados em saúde, competentes e eficazes, capazes de transformar e liderar equipes de alto desempenho.
A estruturação atual dos sistemas de saúde favorece a fragmentação e a desarticulação das ações e dos serviços, dificultando a produção de uma atenção integral à saúde. A ampliação de recursos para a área da saúde e a indução de políticas e formas de financiamento (orientadas por resultados e pela otimização de recursos) seriam capazes de alterar, significativamente, o atual cenário da saúde no Brasil. De uma forma geral, há uma transformação profunda do setor de saúde, migrando de um modelo baseado em volume de atendimentos e procedimentos para valor e efetividade, impactando diretamente a promoção da saúde.
Objetivo Geral:
O Programa de Especialização em Gestão em Saúde estruturado pelo Hospital Sírio-Libanês tem o objetivo de preparar um grupo diversificado de profissionais para uma atuação de alto desempenho na gestão de serviços, com foco na melhoria do cuidado em saúde em todo o Brasil, capaz de dominar os desafios de um setor globalizado, difundindo boas práticas e incentivando a reinvenção de modelos que levem à sustentabilidade do setor, considerado um dos mais promissores e desafiadores em todo o mundo.
Objetivos Específicos:
- Desenvolver competências para o exercício de uma liderança transformadora;
- Desenvolver pensamento crítico reflexivo;
- Estimular a aprendizagem centrada no aluno;
- Estimular o feedback docente, discente e institucional em âmbito formativo e somativo;
- Apoiar a produção de projetos aplicativos que possam, de fato, trazer mudanças concretas nas instituições em que os alunos estejam inseridos, por meio de orientação de projetos e articulação de conceitos, metodologias e ferramentas com a prática profissional.
Diferenciais:
O curso é estruturado em unidades curriculares que reúnem as competências exigidas para gestão em saúde, por isso a estratégia de ensino adotada articula teoria e prática de forma contextualizada. Assim, a partir do mapeamento das necessidades do aluno, a interação com os docentes e profissionais referência no mercado de saúde produzem situações de aprendizagem profunda e significativa. Por fim, o instrumento de avaliação final é o desenvolvimento de um Projeto Aplicativo que, distribuído ao longo do curso, possibilita ao aluno propor soluções reais e viáveis utilizando conceitos, ferramentas e metodologias de acordo com as necessidades singulares de cada projeto.