O cenário econômico mundial exige cada vez mais que as organizações se adaptem a uma realidade onde melhores resultados evitando desperdícios. Isso gera uma demanda crescente para metodologias de melhoria de processo com a necessidade de capacitar profissionais para desenvolverem este conhecimento, fornecendo-lhes as ferramentas adequadas para extrair os melhores resultados.
Visando a qualidade e aprimoramento contínuo de seus serviços e um atendimento cada vez melhor a seus pacientes e colaboradores desde 2012, O Hospital Sírio-Libanês implementou o Lean Healthcare tanto em atividades administrativas como de atenção à saúde. Dentre os resultados obtidos com a implantação da filosofia Lean, destaca-se a redução de glosas em 30%, a revisão de fluxos na Central de Material Esterilizado (CME) e Centros Cirúrgicos, tornando estas áreas referência na América Latina.
Essa metodologia também vem sendo aplicada em projetos que o Hospital Sírio-Libanês desenvolve em parceria com o Ministério da Saúde, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS). Uma dessas iniciativas, intitulada “Excelência operacional nas emergências do SUS” já alcançou resultados relevantes e segue evoluindo na redução de superlotação, risco assistencial e tempo de permanência de pacientes internados em hospitais de grande porte em diferentes regiões do Brasil.
Objetivos Gerais
Atender demanda crescente em capacitar profissionais na aplicação de metodologias, ferramentas e técnicas voltadas ao ganho de eficiência e eficácia nos processos corporativos, sejam eles assistenciais ou administrativos.
Objetivos Específicos
. Capacitar o profissional para aplicação de metodologias de Excelência Operacional em sua instituição.
. Explicar os principais fluxos, tanto assistenciais quanto administrativos, como na perspectiva da melhoria contínua dos processos.
. Discutir as principais técnicas e metodologias associadas à excelência operacional, incluindo gestão da rotina, melhoria de processos e inovação.
. Demonstrar as premissas para a formação de lideranças e gestão da mudança.
. Analisar criticamente as técnicas de gestão estratégica e gerenciamento de projetos.
. Compreender a metodologia Lean Seis Sigma*.
. Utilizar as ferramentas para a qualidade nos serviços de saúde.
Projetos práticos de melhoria de processos voltados a otimização de parâmetros de processamento e ganho de qualidade em requisitos críticos do cliente**.
Unidades temáticas
. Estratégia e definição de oportunidades
. Excelência Operacional
. Analise e mensuração de processos
. Implementação de melhorias e Controle
. Formação do Líder
*Metodologia que visa grandes ganhos em curto e médio prazo onde é atacado um problema de
causa desconhecida. Lean representa uma cultura a ser implantada apoiando-se no melhoramento contínuo e evitando desperdícios.
**A certificação Green Belt será fornecida aos participantes que desenvolverem projetos de melhoria de processos dentro dos pré-requisitos da metodologia Lean Seis Sigma, os quais poderão ser realizados na instituição de origem. Serão avaliados individualmente os casos nos quais aluno não possua campo de prática disponível, para que seja disponibilizada oportunidade no Hospital Sírio-Libanês ou uma das sob gestão do Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês.
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