Com o envelhecimento da população, a demanda dos idosos por atendimento nos serviços de saúde tende a aumentar de maneira expressiva. As particularidades inerentes ao idoso, como concomitância de múltiplas doenças e múltiplos medicamentos, alterações cognitivas, maior suscetibilidade, efeitos adversos das drogas, iatrogenia e potencial fragilidade social, expõem os profissionais a novas demandas e novos desafios para os quais precisam estar preparados.
A proposta é capacitar os profissionais que prestam assistência a pacientes idosos, minimizando internações, custos e aprimorando o cuidado ao idoso. Além disso, introduzir as tendências do novo perfil do idoso e a inovação disruptiva que já transforma a prestação de cuidados de saúde em idosos, como a medicina de precisão, a oncologia personalizada, a inteligência cognitiva e a transformação digital, permitindo uma conectividade virtual com monitoramento remoto dos pacientes.
Neste cenário, trazemos também a inovação aplicada ao tema, com o “big data”, ou informática de dados de saúde, com dados importantes que podem ser usados para adaptar planos de cuidados para idosos, especialmente durante os pontos de transição entre a comunidade e cuidados agudos, assim como cuidados e atividades que promovam bem-estar e saúde, com foco no paciente ao invés da doença.
O programa é projetado para formar líderes no emergente campo do envelhecimento. Os temas propostos são inovadores e adotam uma abordagem interdisciplinar, internacional e intergeracional para responder aos desafios complexos e crescentes de uma população mundial em envelhecimento, incluindo os desafios da força de trabalho e aposentadoria, o aumento da demanda por gastos com saúde e como os recentes avanços tecnológicos podem revolucionar o futuro do envelhecimento. O curso é influenciado pela política nacional e global, economia, inovação e transformação digital, ética e equidade social, baseando-se numa análise atual de como a medicina, os investimentos e as novas tecnologias podem apoiar o envelhecimento saudável tanto para os indivíduos como para a população.
Este é um novo curso, empolgante e desafiador, que abre as possibilidades para transformação da saúde e da vida dos adultos mais velhos.
Objetivo Geral:
Qualificar médicos para transformar a saúde e a vida dos adultos mais velhos.
Objetivos Específicos:
- Identificar as características da pessoa idosa e da velhice, bem como seus determinantes biopsicossociais;
- Refletir sobre o processo de envelhecimento, seus desfechos e impacto social;
- Discutir fundamentos, conceitos atuais e tendências da geriatria;
- Favorecer perspectivas de atendimento especializado aos pacientes idosos nos diferentes níveis de atenção e das redes de saúde;
- Aprimorar o processo de ensino, pesquisa e extensão sobre o envelhecimento contribuindo para a superação dos desafios da longevidade;
- Entender o idoso em seu contexto global e específico;
- Conhecer os conceitos epidemiológicos, demográficos e antropológicos do envelhecimento populacional;
- Compreender o envelhecimento sob os aspectos biopsicossociais;
- Identificar modelos de políticas públicas nacionais e internacionais voltados à população idosa;
- Assimilar conceitos de gestão, da qualidade dos processos assistenciais em saúde do idoso e os programas de qualidade existentes no Brasil (acreditação, licenciamento e certificação);
- Compreender os objetivos da avaliação geriátrica ampla e seu impacto no gerenciamento do cuidado;
- Identificar e discutir instrumentos de avaliação, diagnóstico, protocolos e programas de tratamento de idosos em diversas modalidades de assistência;
- Reconhecer e empregar os novos recursos tecnológicos para melhoria da qualidade de vida do paciente;
- Estar atento às tendências tecnológicas e transformações digitais do século XXI.
Diferenciais:
- Abordagens de novas tecnologias para a gestão do cuidado ao idoso;
- Gestão do plano do cuidado do idoso;
- Práticas com simulação realista, com oficinas de avaliação geriátrica ampla e aplicação de escalas geriátricas;
- Biotelemedicina;
- Prática observacional (visitas técnicas) no PA geriátrico, no ambulatório de oncogeriatria e no ambiente de internação.