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Especialização em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa

O termo “Experiência do Paciente” tem sido utilizado para se referir ao conjunto de fatores que influenciam a percepção dos pacientes com relação aos cuidados que recebem, ao longo de sua Jornada junto aos profissionais e Instituições de Saúde. Com o advento do HCAHPS (questionário nacional norte-americano de hospitais) e a publicação do case de sucesso da Cleveland Clinic (EUA) na Harvard Business Review, o tema ganhou destaque nos últimos 10 anos e as Instituições de Saúde ao redor do mundo vem se estruturando e desenvolvendo estratégias de gestão com foco na melhoria da Experiência dos Pacientes, que contemplam: 1) entender as expectativas dos pacientes e familiares com as Instituições e os profissionais, 2) utilizar ferramentas (canais de comunicação) que permitam monitorar a percepção dos pacientes sobre os cuidados prestados, 3) identificar as oportunidades de melhoria e 4) desenhar as soluções e os projetos de melhoria incluindo a percepção do paciente e/ou seu familiar, utilizando-se das metodologias de co-criação (co-design models). Pesquisas recentes revelam que quanto melhor o indicador de performance relativo à Experiência do Paciente, melhor é a qualidade e segurança da assistência, sendo portanto alicerce de boas práticas. 

Como parte do amadurecimento cultural das Instituições de Saúde, o conceito abrange aspectos de Qualidade, Segurança, Eficiência, Desfecho Clínico e Prestação de Serviços, suportados pela cultura de Cuidado Centrado no Paciente (ou Cuidado Centrado na Pessoa, termo mais recentemente utilizado). Neste contexto, conhecer a biografia da pessoa por traz da condição de adoecimento, identificar todas as suas necessidades (físicas, emocionais, sociais, culturais e espirituais) e considerar as suas preferências são aspectos fundamentais do cuidado. A crescente disponibilidade de informações e a postura pró-ativa dos pacientes e de seus familiares reforçam o compromisso das Instituições com a educação e o engajamento dos pacientes, para que estes participem ativamente das decisões do seu tratamento e façam a gestão do seu próprio cuidado.

The Beryl Institute, comunidade global que se dedica à melhoria da Experiência do Paciente através da colaboração e do compartilhamento de conhecimentos e boas práticas, em parceria com o Patient Experience Institute (PXi), oferecem diversos recursos para a formação especializada dos profissionais, preparando-os também para a prova de título do CPXP – Certified Patient Experience Professional, certificação internacional dos profissionais que atuam na área. No Brasil, o Hospital Sírio-Libanês vem assumindo posição de protagonismo no tema, tanto pelo exercício das melhores práticas atualmente existentes, com resultados expressivos em seus indicadores em Experiência do Paciente, como pela presença de profissionais especializados na área e certificados pelo PXi.

O curso de Pós-Graduação do Hospital Sírio-Libanês apresentará as principais evidências e discutirá as mudanças na área da saúde e no perfil dos pacientes, abordando os conceitos modernos e fundamentais que interferem na jornada do paciente e que geram valor aos serviços de saúde, assim como ferramentas e metodologias específicas utilizadas para a capacitação dos profissionais, envolvendo temas como: Cultura Organizacional, Gestão da Mudança, Engajamento de Colaboradores e Corpo Clínico, Medicina baseada em valor, Desenvolvimento de Habilidades Comportamentais (Comunicação Empática, Trabalho em Equipe, Service Recovery, Disclosure e Gestão de Conflito), Ativação e Engajamento de Pacientes, Visão Integral do paciente, Design de Serviços, Canais de Comunicação com Pacientes, Gestão da Experiência do Paciente, Metodologias de Co-criação com Pacientes em projetos, reforçando os componentes de Qualidade, Segurança e Cuidado Centrado na Pessoa. O Programa de Especialização em Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa do Hospital Sírio Libanês é pioneiro no mercado e baseado nas temáticas mais atuais sobre o assunto.


Objetivo Geral: 

Capacitar e Instrumentalizar o profissional para aplicar os conceitos de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa nos serviços de saúde (públicos e privados).


Objetivos Específicos: 

  • Propiciar fundamentação teórica e prática sobre os conceitos de Experiência do Paciente e Cuidado Centrado na Pessoa;

  • Desenvolvimento profissional e preparação para titulação internacional em Experiência do Paciente.


Diferenciais:

  • Expertise da equipe do Hospital Sírio-Libanês com representatividade no mercado nacional e internacional;

  • Parceria com o Beryl Institute, onde além das aulas com a equipe dentro dos módulos, o aluno tem acesso ao conteúdo online integral exclusivo para membros do Instituto;

  • Descontos nos eventos e cursos do Berly;

  • Os alunos que cumprirem todos os créditos e a carga horária pré estabelecida do curso, receberão 30 créditos de Educação Continuada em Experiência do Paciente (PXEs), validados junto ao Patient Experience Institute (PXi), que serão considerados como pré requisitos para inscrição no processo de certificação profissional CPXP;

  • Mercado hospitalar movimentando-se sobre o tema e com destaque para as acreditações.


Parceria

 

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