As afecções ginecológicas podem ser perigosas e possuem alta prevalência, atingindo grande parte da população feminina havendo necessidade de diagnóstico e tratamento precoces e adequados. No Brasil estima-se que há uma ocorrência de aproximadamente 30.000 novos casos por ano de câncer de colo uterino, corpo e ovário. Esses tumores são responsáveis por pelo menos 10% de todas as neoplasias malignas nas mulheres brasileiras, com exceção do câncer de pele. A abordagem das neoplasias ginecológicas é complexa e ampla compreendendo ações preventivas, diagnósticas e terapêuticas que podem ser realizadas por médicos generalistas, ginecologistas e obstetras e outros especialistas, mas envolvem procedimentos de alta complexidade que demandam conhecimentos e habilidades específicos.
Novas tecnologias são incorporadas constantemente aos protocolos de maneira cada vez mais rápida, havendo necessidade constante de atualização dos profissionais sobre novas técnicas, métodos e substâncias tanto para o diagnóstico, como para o tratamento, sendo assim o Curso de Especialização em Ginecologia Oncológica e Cirurgia Minimamente Invasiva do Hospital Sírio Libanês, tem como objetivo capacitar o profissional nesta área altamente especializada, trazendo as melhores e atuais práticas, tecnologias e discussões sobre o tema para qualificar cada vez mais o serviço de atendimento à saúde da mulher.
O programa está organizado em módulos com conteúdos de base científica, comportamental e habilidades práticas básicas e avançadas que acontecem no centro de treinamento com modelos experimentais vivos e “pelvic trainers”, contando ainda com a presença de renomados profissionais do corpo clínico do hospital e do Brasil de destaque na especialidade.
Objetivos:
Geral:
Qualificar profissionais na área da Ginecologia Oncológica e Cirurgia Minimamente Invasiva com consistente base teórica, prática e científica.
Específicos:
Ser capaz de identificar procedimentos diagnósticos e cirúrgicos nas patologias ginecológicas a serem realizados por via laparoscópica.
Ser capaz de realizar procedimentos cirúrgicos laparoscópicos de pequeno e médio porte. Realizar treinamento prático básico e avançado em cirurgia laparoscópica e histeroscópica em ginecologia e suas aplicações na prática clínica.
Desenvolver e organizar os conhecimentos para direcionar o diagnóstico preciso para instituição de terapêutica adequada.
Introduzir novos conceitos na abordagem da ginecologia oncológica.
Ampliar o conceito do relacionamento médico-paciente para as necessidades da paciente oncológica;
Capacitar o profissional para que este se consolide como multiplicador de conhecimento.
Diferenciais
Contato com os mais avançados protocolos, técnicas e equipamentos para abordagem da paciente ginecológica oncológica.
Aulas práticas intensivas em Centro de Treinamento com simuladores pelvic e in vivo.
140h de Hands On
Fale conosco:
processo.seletivopos@hsl.org.br
Telefones: 0800 730 2211