Cuidado ao Paciente Oncológico
Este curso irá abordar o conceito luto e os diferentes modos de passar por este processo, identificando as particularidades em diferentes...
Os programas de Residência em Área Profissional de Saúde e Multiprofissional seguem as diretrizes do Ministério da Educação, portanto, são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses, com carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% voltadas para a prática em serviço (4.608 horas) e 20% teórico-práticas (1.152 horas). A carga horária é cumprida em jornada de 60 horas e uma folga semanal, programadas em calendário disponibilizado mensalmente e atendendo à diretriz da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde -- CNRMS -- MEC http://portal.mec.gov.br/
O enfoque multiprofissional da residência fortalece o desenvolvimento do trabalho em equipe, baseada na complementaridade e interdependência, e favorece a troca de saberes para a construção de novos conhecimentos, que são originados na interface das diferentes áreas de conhecimento das profissões.
Para o desenvolvimento acadêmico dos residentes é utilizada como base a Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, que possibilita a aprendizagem significativa com a combinação entre a experiência, habilidades e conhecimento científico prévios do estudante. Para tanto, são utilizadas ferramentas educacionais que estimulam a diversificação do processo de aprendizagem para a formação da prática profissional, como por exemplo, discussão em Pequenos Grupos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Práticas de Simulações, Portfólio Reflexivo, Plenárias, entre outras.
A Aprendizagem em Cenário de Prática é facilitada por preceptores (facilitadores), que auxiliam no desenvolvimento gradativo das competências profissionais necessárias para atuação no trabalho em saúde. Para tanto, a residência do Hospital Sírio-Libanês conta com as unidades do seu complexo hospitalar e de uma Rede de Instituições parceiras.
O objetivo da residência multiprofissional é especializar profissionais da área da saúde para atenção integrada, valorizando a perspectiva biopsicossocial e ampliando o conceito e a prática da integralidade.
O programa de Residência Multiprofissional em Saúde no Cuidado ao Paciente Oncológico contará com 12 vagas, distribuídas nas áreas profissionais: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia.
Gostaria de ser avisado sobre as novidades?
Fique por dentro de todas as novidades sobre nossos programas de residências.
Preencha seus dados para continuar.
Somos uma instituição reconhecida nacionalmente e internacionalmente como um centro de excelência no segmento hospitalar, atingido em razão de nossa excelência internacional, alcançado em razão de nossos novos conhecimentos científicos e que existe de capacidade em tecnologia de extensão multiprofisional de alta qualidade e sem avanços tecnológicos em termos de saúde multiprofissionais de alta qualidade e sem avanços. como princípio a humanização na assistência e na relação médico-paciente.
CONFIRA DATAS IMPORTANTES DO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA
Em virtude da pandemia COVID-19 que acometeu o mundo em 2020, o Hospital Sírio-Libanês estabeleceu diversas estratégias para garantir a segurança dos participantes no Processo Seletivo Residências 2022 bem como a atenção às normas do Plano São Paulo.
Dentre elas, firmamos para este Processo Seletivo 2022, uma parceria com a Fundação Carlos Chagas, instituição com precisa metodologia de trabalho e vasta experiência na realização de concursos, avaliações de sistemas e pesquisas educacionais, ocupando posição de destaque na organização de avaliações, processos seletivos e concursos públicos em todo o Brasil.
Atenção: Não é disponibilizada a bibliografia para as provas aplicadas no processo seletivo da Residência Sírio-Libanês, porque todo o conteúdo abordado é referente ao período da graduação.
O edital de seleção 2023, está publicado no portal: https://www.concursosfcc.com.br/concursos/hslrm122/index.html
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até às 14h do dia 31/10/2022.
Solicitamos, por favor, que entre em contato com a Fundação Carlos Chagas, para as devidas orientações: (0XX11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira (em dias úteis), das 10 às 16 horas (horário de Brasília).
Email: sac@fcc.org.br
Conforme consta em Edital, mediante a desistência do candidato no ato do chamamento para matrícula, o Hospital Sírio-Libanês chamará o próximo classificado da lista de aprovados para realização de matrícula, e assim procederá de maneira sucessiva até o preenchimento das vagas, seguindo o cronograma de rodagem de lista, de acordo com as vagas disponíveis em cada programa. CABE EXCLUSIVAMENTE AO CANDIDATO, consultar o site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br para ter conhecimento da rodagem das listas dos programas e datas de matrícula.
Conforme determinação da CNRMS, os programas de Residência contemplam 60 horas/semanais com dedicação exclusiva do residente. Desta forma, torna-se incompatível a realização de outro curso/atividade remunerada em paralelo ao programa de residência.
Caso você seja aprovado(a) na fase final do Processo Seletivo 2022 deverá apresentar no ato da matrícula a Declaração de Conclusão da graduação, constando a data da colação de grau.
Sugerimos solicitar à sua instituição de ensino a antecipação da sua colação de grau para que você tenha condições de assumir a vaga na residência. A falta desta documentação impossibilitará a efetivação da matrícula.
No Edital, você encontrará as orientações a candidatos estrangeiros. Pedimos que se atente aos requisitos necessários para a matrícula.
Quanto à emissão do CRM a estrangeiros, você deverá consultar diretamente o Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
Conforme publicado em edital, não concedemos descontos ou isenção da taxa de inscrição.
Conforme consta em Edital, o valor vigente da bolsa de estudos estabelecido pela CNRM e CNRMS para programas de Residência é de R$ 4.106,09.