Skip to content
Residência

Dermatologia

O Hospital Sírio-Libanês, buscando contribuir com a especialização de recém-formados médicos, e com o processo de expansão e qualificação de vagas de residência, no contexto da sociedade brasileira, inicia em 2017 o desenvolvimento do programa de residência médica na especialidade de Dermatologia.

Tem como propósito a formação de profissionais médicos com conhecimentos técnico-científicos, raciocínio critico-reflexivo, orientado para segurança do paciente e trabalho em equipe e comprometidos com a qualidade da atenção à saúde prestada no País.

Objetivos:

O programa de Residência em Dermatologia do Hospital Sírio-Libanês tem por objetivo preparar o médico para exercer a especialidade tanto em ambiente ambulatorial como hospitalar, oferecendo treinamento para diagnóstico e tratamento das principais doenças dermatológicas e treinamento para habilitar à realização de procedimentos cirúrgicos dermatológicos.

O programa enfatiza a importância da postura ética e do humanismo na relação médico-paciente e com a equipe multiprofissional e a busca pelo conhecimento e desenvolvimento da especialidade. Desta forma, visa preparar médicos residentes para exercer a especialidade tanto no âmbito prático, quanto na iniciação à pesquisa.​

Espera-se que ao final do programa da residência, o médico tenha adquirido em plenitude as habilidades práticas e cognitivas que lhe assegure um exercício profissional em nível de excelência.

  • Ao término do 1º ano, o Residente deve estar apto a desenvolver a correta técnica de anamnese, exame físico, raciocínio clínico e relação médico paciente abrangendo todo o processo assistencial da admissão, acompanhamento clínico, alta hospitalar e orientação pós-alta, nas principais doenças de medicina interna, sob a supervisão dos preceptores;
  • Ao término do 2º ano, o Residente deve estar apto a: (i) Atender pacientes ambulatoriais com doenças dermatológicas; (ii) Acompanhar pacientes internados com doenças dermatológicas; (iii) Realizar pequenos procedimentos tais como quimiocirurgia, crioterapia, eletrocoagulação de lesões cutâneas, biópsia de pele, exerese de pequenas lesões, tratamento de lesões cutâneas por terapia fotodinâmica; (iv) Realizar exames micológicos e dermatoscopia; (v) Preparar e apresentar casos clínicos nas reuniões anátomo-clínicas; (vi) Escrever relato de casos e artigos de revisão de temas;
  • Ao término do 3º ano, o Residente deve estar apto a: (i) Atender pacientes nas diversas subespecialidades da Dermatologia; (ii) Internar e acompanhar pacientes com doenças dermatológicas e outras comorbidades; (iii) Utilizar a derrmatoscopia como método auxiliar no diagnóstico de lesões; (iv) Realizar cirurgias de maior complexidade. (v) Realizar procedimentos cosmiátricos; (vi) Escrever ensaios clínicos.

Gostaria de ser avisado sobre as novidades?

Fique por dentro de todas as novidades sobre nossos programas de residências.
Preencha seus dados para continuar.

Venha fazer residência no Hospital Sírio-Libanes

Somos uma instituição reconhecida nacionalmente e internacionalmente como um centro de excelência no segmento hospitalar, atingido em razão de nossa excelência internacional, alcançado em razão de nossos novos conhecimentos científicos e que existe de capacidade em tecnologia de extensão multiprofisional de alta qualidade e sem avanços tecnológicos em termos de saúde multiprofissionais de alta qualidade e sem avanços. como princípio a humanização na assistência e na relação médico-paciente.

CRONOGRAMA

CONFIRA DATAS IMPORTANTES DO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

INSCRIÇÕES ATÉ 12/NOV

  • 06 DEZ
    1ª FASE: PROVA OBJETIVA
  • 07  DEZ
     DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA 1ª FASE
  • 27  DEZ
    RESULTADO FINAL APÓS RECURSOS
  • 11-14 DE JANEIRO
    ENTREVISTAS
  • 20 DE JANEIRO
    RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO
  • 28 JAN
    RESULTADO FINAL APÓS RECURSOS
  • 10-14 FEV
    MATRÍCULAS
  • 01 MAR
    INÍCIO DO PROGRAMA

Em virtude da pandemia COVID-19 que acometeu o mundo em 2020, o Hospital Sírio-Libanês estabeleceu diversas estratégias para garantir a segurança dos participantes no Processo Seletivo Residências 2022​​​ bem como a atenção às normas do Plano São Paulo.
Dentre elas, firmamos para este Processo Seletivo 2022, uma parceria com a Fundação Carlos Chagas, instituição com precisa metodologia de trabalho e vasta experiência na realização de concursos, avaliações de sistemas e pesquisas educacionais, ocupando posição de destaque na organização de avaliações, processos seletivos e concursos públicos em todo o Brasil.​
Atenção: Não é disponibilizada a bibliografia para as provas aplicadas no processo seletivo da Residência Sírio-Libanês, porque todo o conteúdo abordado é referente ao período da graduação.

CONFIRA O EDITAL

Cursos relacionados

Perguntas frequentes

Abertura das inscrições

 O edital de seleção 2023, está publicado no portal: https://www.concursosfcc.com.br/concursos/hslrm122/index.html
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até às 14h do dia 31/10/2022.

Alteração Cadastral

Solicitamos, por favor, que entre em contato com a Fundação Carlos Chagas, para as devidas orientações: (0XX11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira (em dias úteis), das 10 às 16 horas (horário de Brasília).
Email: sac@fcc.org.br

Condições Especiais

Solicitamos que você leia o Edital disponibilizado no site, pois faz menção à candidatos com condição especial, explicando quais são os procedimentos e prazos.

 
Convocação Lista de Espera

Conforme consta em Edital, mediante a desistência do candidato no ato do chamamento para matrícula, o Hospital Sírio-Libanês chamará o próximo classificado da lista de aprovados para realização de matrícula, e assim procederá de maneira sucessiva até o preenchimento das vagas, seguindo o cronograma de rodagem de lista, de acordo com as vagas disponíveis em cada programa. CABE EXCLUSIVAMENTE AO CANDIDATO, consultar o site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br para ter conhecimento da rodagem das listas dos programas e datas de matrícula.

Dedicação Exclusiva nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde

Conforme determinação da CNRMS, os programas de Residência contemplam 60 horas/semanais com dedicação exclusiva do residente. Desta forma, torna-se incompatível a realização de outro curso/atividade remunerada em paralelo ao programa de residência.

Não colou grau na Universidade

Caso você seja aprovado(a) na fase final do Processo Seletivo 2022 deverá apresentar no ato da matrícula a Declaração de Conclusão da graduação, constando a data da colação de grau.
Sugerimos solicitar à sua instituição de ensino a antecipação da sua colação de grau para que você tenha condições de assumir a vaga na residência. A falta desta documentação impossibilitará a efetivação da matrícula.

Participação de Estrangeiros (Apresentação de Documentos na Matrícula)

No Edital, você encontrará as orientações a candidatos estrangeiros. Pedimos que se atente aos requisitos necessários para a matrícula.
Quanto à emissão do CRM a estrangeiros, você deverá consultar diretamente o Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

Pedidos de Inseção de Pagamentos de Taxa de Inscrição

Conforme publicado em edital, não concedemos descontos ou isenção da taxa de inscrição.

Valor Bolsa Residência

Conforme consta em Edital, o valor vigente da bolsa de estudos estabelecido pela CNRM e CNRMS para programas de Residência é de R$ 4.106,09.