A Residência de Enfermagem em Urgência e Emergência tem como objetivo formar enfermeiros com conhecimentos técnico-científicos, raciocínio critico-reflexivo, orientado para segurança do cuidado ao paciente e trabalho em equipe, e comprometidos com a qualidade da atenção à saúde prestada no país. Através de um regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses, com carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% voltadas para a prática em serviço (4.608 horas) e 20% teórico-práticas (1.152 horas). A carga horária é cumprida em jornada de 60 horas e uma folga semanal, programadas em calendário disponibilizado mensalmente e atendendo à diretriz da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS - MEC http://portal.mec.gov.br.
Durante os dois anos o residente passará por diferentes cenários práticos tais como: Pronto Atendimento e em unidades do Hospital Sírio-Libanês (HSL), Hospital Geral do Grajaú, Hospital das Clínicas de São Paulo, Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e Serviço Pré-Hospitalar Móvel. Nestes locais terá a oportunidade de vivenciar na prática setores de alta complexidade específicos para o atendimento às urgências e emergência – Sala de Triagem, Sala de Choque, Sala de Estabilização, Sala de Emergência, Serviços de Diagnósticos de Alta Complexidade, Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Serviço Pré-hospitalar.
Para o desenvolvimento acadêmico dos residentes, é utilizada como base a Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, que possibilita a aprendizagem significativa com a combinação entre a vivência no mundo real do trabalho, a experiência, habilidades e conhecimento científico prévio do residente. Para tanto, são utilizadas Ações Educacionais que estimulam a diversificação do processo de aprendizagem para a formação da prática profissional, como por exemplo, discussão em Pequenos Grupos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Práticas de Simulações, Portfólio Reflexivo, Plenárias, entre outras.
A Aprendizagem em Cenário de Prática é facilitada por preceptores (facilitadores), que auxiliam no desenvolvimento gradativo das competências profissionais necessárias para atuação no trabalho em saúde. Para tanto, a residência do Hospital Sírio-Libanês conta com as unidades do seu complexo hospitalar e de uma Rede de Instituições parceiras.
Como resultado, o programa de residência busca formar enfermeiros para exercer a prática profissional no atendimento de situações de urgência e emergência com segurança, excelência e eficiência.
Objetivos:
Promover o desenvolvimento de atributos e competências profissionais que possibilitem aos enfermeiros formados pelo programa de residência exercer a profissão com excelência nas áreas de urgência e emergência, do cuidado integral, na gestão das pessoas e organização do trabalho, visando a melhoria da saúde e da qualidade de vida do indivíduo sob sua responsabilidade.
Coordenadores e Corpo Docente:

Fabiola Mika Tanabe

Vânia Martins da Silva

Vânia Martins da Silva

Sarah Queiroz Pimentel
Venha fazer residência no Hospital Sírio-Libanes
Somos uma instituição reconhecida nacionalmente e internacionalmente como um centro de excelência no segmento hospitalar, atingido em razão de nossa excelência internacional, alcançado em razão de nossos novos conhecimentos científicos e que existe de capacidade em tecnologia de extensão multiprofisional de alta qualidade e sem avanços tecnológicos em termos de saúde multiprofissionais de alta qualidade e sem avanços. como princípio a humanização na assistência e na relação médico-paciente.
CRONOGRAMA
CONFIRA DATAS IMPORTANTES DO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA
INSCRIÇÕES ATÉ 05/NOV
- 04 DEZ1ª FASE: PROVA OBJETIVA
- 05 DEZDIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA 1ª FASE
- 15 DEZRESULTADO FINAL APÓS RECURSOS
- 19-21 DEZENVIO DE CV
- 08-19 DE JANEIROENTREVISTA E ANÁLISE DE CV
- 29 DE JANEIRORESULTADO DO PROCESSO SELETIVO
- 07 FEVRESULTADO FINAL APÓS RECURSOS
- 21-22 FEVMATRÍCULAS