A física médica é um ramo da física altamente especializado, interdisciplinar e que lida com tecnologias e métodos em constante evolução. Essas características fazem com que a educação tanto em nível de formação quanto de atualização profissional tenha características peculiares, principalmente por envolver diferentes áreas do conhecimento (ciências exatas, biológicas e da saúde) e, também, necessariamente ter que acompanhar os rápidos avanços da tecnologia médica.
Objetivos Gerais:
Capacitar profissionais para atuar na área de física da radioterapia, proporcionando uma formação não apenas técnica e teórica, mas também nos aspectos humanos e multidisciplinares através da prática em ambiente clínico. Desenvolver o senso crítico dos alunos no que diz respeito a avaliação e implementação de novas tecnologias com base em evidências científicas e protocolos nacionais e internacionais. Sedimentar a cultura de segurança, para que as ações sejam realizadas com ética e responsabilidade, cumprindo rigorosamente as normas e parâmetros técnicos que balizam a atividade.
Objetivos Específicos:
Formar profissionais capacitados para a prática independente da física envolvida na radioterapia e que possua as seguintes qualificações:
- Conhecimento das propriedades físicas e os efeitos das radiações sobre a matéria e os tecidos (física das radiações e radiobiologia);
- Conhecer os princípios de formação de imagem das diferentes modalidades utilizadas para o planejamento de radioterapia, como tomografia computadorizada de raios-X (CT), tomografia por emissão de pósitrons (PET), ressonância magnética nuclear (MRN), técnicas medicina nuclear (SPECT, gama câmara), ultrassonografia, angiografia, entre outros.
- Habilidade de executar simulações e planejamentos de teleterapia convencionais (2D) e tridimensionais (3D), em diferentes sistemas de planejamento;
- Habilidade de planejar e executar a radioterapia de intensidade modulada (IMRT) com técnicas estáticas e em arco volumétrico (VMAT);
- Habilidade de planejar e executar a radioterapia guiada por imagem (IGRT) utilizando diferentes modalidades da tecnologia;
- Habilidade de planejar e executar radioterapia estereotática e radiocirurgia;
- Realizar procedimentos de aceitação e comissionamento de máquinas de tratamento, bem como das diferentes modalidades de tratamento;
- Dominar os conceitos envolvidos nos sistemas computadorizados de planejamento de tratamentos, modelamento de dados dosimétricos, algoritmos de cálculo de dose em meios homogêneos e heterogêneos, processos de otimização, avaliação e estatísticas de distribuição de dose;
- Conhecimento e habilidade de planejar braquiterapia de alta taxa de dose (HDR) e baixa taxa de dose (LDR);
- Conhecimento da legislação pertinente;
- Conhecimento das rotinas e protocolos clínicos;
- Conhecimento e prática com os diferentes protocolos de dosimetria;
- Realizar procedimentos de calibração de detectores e também de feixes de radiação utilizados em radioterapia;
- Dosimetria utilizando diferentes detectores de radiação, aprendendo a caracterizar e diferenciar suas propriedades;
- Garantir a qualidade dos tratamentos de radioterapia, desenvolvendo a capacidade de estabelecer e aplicar um programa de controle da qualidade;
- Habilidade de realizar o controle de qualidade e dosimetria de equipamentos e de diferentes tecnologias (IMRT, IGRT, VMAT, radiocirurgia etc);
- Compreender as incertezas envolvidas nos processos de radioterapia e estratégias para minimização, otimização e compensação das mesmas;
- Aplicar os princípios de proteção radiológica de forma a promover a segurança de todas as pessoas envolvidas (pacientes e profissionais);
- Conhecimento de cálculo de barreiras de proteção e projeto de blindagens;
- Conhecimento e prática de metodologia científica para a execução de projetos de pesquisa e desenvolvimento.
Coordenadores e Corpo Docente:

Cecília Maria Kalil Haddad

Edilson Lopes Pelosi

Prof. Dr. Samir Abdallah Hanna

Dra. Carmen Lucia Penteado Lancellotti

Cecília Maria Kalil Haddad

Edilson Lopes Pelosi

Wellington F. Pimenta Neves Junior - Físico Sr.

Anselmo Mancini - Físico Sr.

Tatiana M. M. T. Alves Físico

João Luiz F. da Silva

De. Fernando Freire de Arruda

Dr. Carlos Eduardo V. Abreu

Dr. Gustavo N. Marta
Gostaria de ser avisado sobre as novidades?
Fique por dentro de todas as novidades sobre nossos programas de residências.
Preencha seus dados para continuar.
Venha fazer residência no Hospital Sírio-Libanes
Somos uma instituição reconhecida nacionalmente e internacionalmente como um centro de excelência no segmento hospitalar, atingido em razão de nossa excelência internacional, alcançado em razão de nossos novos conhecimentos científicos e que existe de capacidade em tecnologia de extensão multiprofisional de alta qualidade e sem avanços tecnológicos em termos de saúde multiprofissionais de alta qualidade e sem avanços. como princípio a humanização na assistência e na relação médico-paciente.
CRONOGRAMA
CONFIRA DATAS IMPORTANTES DO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA MÉDICA
INSCRIÇÕES ATÉ 12/NOV
- 06 DEZ1ª FASE: PROVA OBJETIVA
- 07 DEZDIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA 1ª FASE
- 27 DEZRESULTADO FINAL APÓS RECURSOS
- 11-14 DE JANEIROENTREVISTAS
- 20 DE JANEIRORESULTADO DO PROCESSO SELETIVO
- 28 JANRESULTADO FINAL APÓS RECURSOS
- 10-14 FEVMATRÍCULAS
- 01 MARINÍCIO DO PROGRAMA
Em virtude da pandemia COVID-19 que acometeu o mundo em 2020, o Hospital Sírio-Libanês estabeleceu diversas estratégias para garantir a segurança dos participantes no Processo Seletivo Residências 2022 bem como a atenção às normas do Plano São Paulo.
Dentre elas, firmamos para este Processo Seletivo 2022, uma parceria com a Fundação Carlos Chagas, instituição com precisa metodologia de trabalho e vasta experiência na realização de concursos, avaliações de sistemas e pesquisas educacionais, ocupando posição de destaque na organização de avaliações, processos seletivos e concursos públicos em todo o Brasil.
Atenção: Não é disponibilizada a bibliografia para as provas aplicadas no processo seletivo da Residência Sírio-Libanês, porque todo o conteúdo abordado é referente ao período da graduação.
Baixe o Caderno de Programa.
Cursos relacionados
Perguntas frequentes
Abertura das inscrições
O edital de seleção 2023, está publicado no portal: https://www.concursosfcc.com.br/concursos/hslrm122/index.html
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas até às 14h do dia 31/10/2022.
Alteração Cadastral
Solicitamos, por favor, que entre em contato com a Fundação Carlos Chagas, para as devidas orientações: (0XX11) 3723-4388, de segunda a sexta-feira (em dias úteis), das 10 às 16 horas (horário de Brasília).
Email: sac@fcc.org.br
Condições Especiais
Convocação Lista de Espera
Conforme consta em Edital, mediante a desistência do candidato no ato do chamamento para matrícula, o Hospital Sírio-Libanês chamará o próximo classificado da lista de aprovados para realização de matrícula, e assim procederá de maneira sucessiva até o preenchimento das vagas, seguindo o cronograma de rodagem de lista, de acordo com as vagas disponíveis em cada programa. CABE EXCLUSIVAMENTE AO CANDIDATO, consultar o site da Fundação Carlos Chagas www.concursosfcc.com.br para ter conhecimento da rodagem das listas dos programas e datas de matrícula.
Dedicação Exclusiva nos Programas de Residência em Área Profissional da Saúde
Conforme determinação da CNRMS, os programas de Residência contemplam 60 horas/semanais com dedicação exclusiva do residente. Desta forma, torna-se incompatível a realização de outro curso/atividade remunerada em paralelo ao programa de residência.
Não colou grau na Universidade
Caso você seja aprovado(a) na fase final do Processo Seletivo 2022 deverá apresentar no ato da matrícula a Declaração de Conclusão da graduação, constando a data da colação de grau.
Sugerimos solicitar à sua instituição de ensino a antecipação da sua colação de grau para que você tenha condições de assumir a vaga na residência. A falta desta documentação impossibilitará a efetivação da matrícula.
Participação de Estrangeiros (Apresentação de Documentos na Matrícula)
No Edital, você encontrará as orientações a candidatos estrangeiros. Pedimos que se atente aos requisitos necessários para a matrícula.
Quanto à emissão do CRM a estrangeiros, você deverá consultar diretamente o Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
Pedidos de Inseção de Pagamentos de Taxa de Inscrição
Conforme publicado em edital, não concedemos descontos ou isenção da taxa de inscrição.
Valor Bolsa Residência
Conforme consta em Edital, o valor vigente da bolsa de estudos estabelecido pela CNRM e CNRMS para programas de Residência é de R$ 4.106,09.