Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Criança
A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente, modalidade de pós-graduação lato sensu, busca desenvolver capacidades nas áreas de competência de Saúde, Gestão e Educação, orientadas às necessidades de saúde da criança, adolescente, seus familiares e do coletivo.
Considerando o contexto sociosanitário brasileiro e o compromisso na formação pós graduada de excelência, integral e humanizada, o Hospital Sírio-Libanês em 2018 desenvolveu um programa na área do cuidado à saúde da criança e adolescente, que contribuiu para a formação de profissionais enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e farmacêuticos preparados para atuar no cuidado às pessoas neste ciclo de vida.
O programa de residência multiprofissional segue as diretrizes do Ministério da Educação - MEC, conforme à diretriz da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, portanto, são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses, carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% voltadas para a prática em serviço (4.608 horas) e 20% teórico-práticas (1.152 horas). A carga horária é cumprida em jornada de 60 horas e uma folga semanal, programadas em calendário disponibilizado mensalmente.
Para o desenvolvimento acadêmico dos residentes é utilizada como base a Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, que possibilita a aprendizagem significativa com a combinação entre a experiência, habilidades e conhecimento científico prévios do estudante. Para tanto, são utilizadas ferramentas educacionais que estimulam a diversificação do processo de aprendizagem para a formação da prática profissional, como por exemplo, discussão em Pequenos Grupos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Práticas de Simulação, Portfólio Reflexivo, Plenárias, entre outras Ações Educacionais.
A aprendizagem em Cenário de Prática é facilitada por preceptores (facilitadores), que auxiliam no desenvolvimento gradativo das competências profissionais necessárias para atuação no trabalho em saúde. Para tanto, a residência do Hospital Sírio-Libanês conta com as unidades do seu complexo hospitalar e de Instituições provenientes da Parceria Público Privada, como o Hospital Menino Jesus, especializado no atendimento à criança.
Objetivos:
Promover o desenvolvimento de atributos e competências profissionais que possibilitem aos profissionais formados pelo programa de residência exercer a profissão com excelência no Cuidado à Saúde da Criança e Adolescente, visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas sob sua responsabilidade.
Coordenadores e Corpo Docente:

Margarete Maria Rodrigues

Caroline Dantas de Freitas
ver currículo lattes
Camila de Moraes Amaducci

Karina Fonzar Braga

Liz Helena Santos de Mello Lula

Vanessa D’Amaro Juodinis
Venha fazer residência no Hospital Sírio-Libanes
Somos uma instituição reconhecida nacionalmente e internacionalmente como um centro de excelência no segmento hospitalar, atingido em razão de nossa excelência internacional, alcançado em razão de nossos novos conhecimentos científicos e que existe de capacidade em tecnologia de extensão multiprofisional de alta qualidade e sem avanços tecnológicos em termos de saúde multiprofissionais de alta qualidade e sem avanços. como princípio a humanização na assistência e na relação médico-paciente.
CRONOGRAMA
CONFIRA DATAS IMPORTANTES DO PROCESSO SELETIVO DE RESIDÊNCIA
INSCRIÇÕES ATÉ 05/NOV
- 04 DEZ1ª FASE: PROVA OBJETIVA
- 05 DEZDIVULGAÇÃO DO RESULTADO DA 1ª FASE
- 15 DEZRESULTADO FINAL APÓS RECURSOS
- 19-21 DEZENVIO DE CV
- 08-19 DE JANEIROENTREVISTA E ANÁLISE DE CV
- 29 DE JANEIRORESULTADO DO PROCESSO SELETIVO
- 07 FEVRESULTADO FINAL APÓS RECURSOS
- 21-22 FEVMATRÍCULAS