Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde
O Programa de Pós-Graduação em Ciências do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa iniciou suas atividades em 2013.
O Programa de Ciências da Saúde está na área de Medicina I da CAPES, com nota 4, avaliado no Quadriênio 2013-2016.
Objetivos
Os objetivos do programa estão em concordância com os objetivos mais amplos de um programa acadêmico e, ao mesmo tempo, com a missão e visão do Hospital.
Por um lado, temos como objetivo a geração de recursos humanos em todos os seus níveis, Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado, e Pós-Doutorado. Por outro lado, essa atividade de geração de conhecimento e formação de recursos humanos segue a estratégia do hospital que privilegia, de forma bastante incisiva, projetos que endereçam questões de grande aplicabilidade na pràtica assistencial e na inovação.
Ingresso dos alunos
O curso é gratuito e aberto a todos aos profissionais de saúde que preencherem os requisitos especificados em edital, publicado neste site, na aba Processo Seletivo. Os editais são publicados em semestralmente (em dezembro e julho).
Dúvidas e Solicitações
Dúvidas sobre o funcionamento da Pós-Graduação e Solicitações de documentos e formulários para alunos regulares, entrar em contato com a Secretaria Acadêmica:
Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Secretaria Acadêmica – Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Rua Professor Daher Cutait, 69 Bloco D Piso Menos 7
Telefone: 11 3394-4499
e-mail: posgraduacao@hsl.org.br
Horário de funcionamento: De Segunda-feira à Sexta-feira das 8 às 17 horas
O Programa está estruturado em áreas de concentração e cada área possui sua respectiva linha de pesquisa com os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos orientadores e seus discentes e pesquisadores colaboradores.
Área de Concentração: Pesquisa Aplicada em Cirurgia - Linhas de Pesquisa:Pesquisa e Desenvolvimento em Técnicas Cirúrgicas e Pesquisa em Transplante Hepático.
Área de Concentração: Pesquisa Aplicada em Medicina Intensiva - Linhas de Pesquisa: Epidemiologia e Gestão em Unidades Críticas e Fisiopatologia Cardiorrespiratória no Paciente Crítico.
Área de Concentração: Pesquisa Aplicada à Oncologia - Linhas de Pesquisa:Melhorias no Suporte ao Paciente Oncológico e Novas Abordagens no Diagnóstico e Tratamento do Câncer.
Requisitos para a Titulação Mestrado:
Para que o aluno tenha o título de Mestre, ele deve cumprir os requisitos:
- Admissão no Programa de Pós-graduação pelo menos 12 (doze) meses antes de sua conclusão;
- Aprovação em disciplinas cadastradas em nível de Mestrado que correspondam a um mínimo de 20 créditos (1 crédito equivale a 12 horas de atividades);
- Aprovação do Projeto de Pesquisa no Sistema AVAP (Sistema de Avaliação de Projetos) e nas Comissões de Ética em Pesquisa ou Ética em Animais a depender do tipo de projeto;
- Apresentação do Projeto na Disciplina Seminários de Pesquisa;
- Aprovação do relatório da dissertação em banca de qualificação presencial, agendada a critério do orientador entre os 12 a 18 meses do ingresso do aluno no programa;
- Aprovação da dissertação em defesa pública, em até no máximo 36 meses do ingresso no programa como aluno regular.
Requisitos para a Titulação Doutorado:
Para que o aluno tenha o título de Doutor, ele deve cumprir os requisitos:
- Admissão no Programa de Pós-graduação há pelo menos 24 (vinte e quatro) meses antes de sua conclusão;
- Aprovação do Projeto de Pesquisa no Sistema AVAP (Sistema de Avaliação de Projetos) e nas Comissões de Ética em Pesquisa ou Ética em Animais a depender do tipo de projeto;
- Apresentação do Projeto na Disciplina Seminários de Pesquisa;
- Aprovação em disciplinas cadastradas correspondam a um mínimo de 24 créditos (1 crédito equivale a 12 horas de atividades);
- Aprovação do relatório de tese em banca de qualificação presencial, agendada a critério do orientador, entre os 24 a 40 meses do ingresso do aluno no programa.
Disciplinas do Programa:
O programa possui disciplinas Obrigatórias e Optativas. No programa 1 crédito equivale a 12 horas.
Disciplinas Obrigatórias:
1) Bioestatística (60 horas, 5 créditos) Docente Responsável: Isac de Castro Ementa: A Bioestatística é uma disciplina fundamental para a elaboração e análise de dados de projetos de pesquisa epidemiológica. Apresentaremos aos alunos conceitos básicos de estatística inferencial a serem utilizados na elaboração de suas dissertações. O desenvolvimento da disciplina compreende aulas expositivas, exercícios (feitos em classe e à distância) e leitura de artigos científicos visando à aplicação dos conceitos aprendidos, além da troca de experiências em seminários.
2) Desenho de Estudo Epidemiológico (48 horas, 4 créditos) Docente Responsável: Vivian Helena Iida Avelino da Silva Ementa: O objetivo da disciplina é capacitar os discentes para preparo e interpretação de estudos epidemiológicos, abordando os conceitos fundamentais da Epidemiologia, com enfoque nos objetivos, métodos, diferentes desenhos de estudos e suas aplicações.
3) Metodologia Científica e Pesquisa Bibliográfica (36 horas, 3 créditos) Docente Responsável: Vivian Helena Iida Avelino da Silva Ementa: Capacitar os alunos para a elaboração de uma pergunta cientifica, o preparo de um projeto de pesquisa com avaliação crítica do desenho experimental e da interpretação dos dados e para o preparo de documentos científicos, como dissertações e teses, resumos e trabalhos científicos. Capacitar os alunos para responder e argumentar questões levantadas durante o processo de envio e aceite de trabalhos. Capacitar os alunos para a leitura crítica de textos científicos.
4) Ética em Pesquisa (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: Fabiana Bettoni Ementa: A disciplina aborda, através de grupos de discussão, palestras, e análise crítica de textos, os aspectos éticos, a legislação, as regras e convenções internacionais sobre boas práticas em pesquisa, direitos dos sujeitos de pesquisa, e outros temas relacionados.
5) Pós-Graduação, Sistema de Saúde e Oportunidades de Pesquisa no Brasil (12 horas, 1 crédito) Docente Responsável: Luciano Cesar Pontes de Azevedo Ementa: Dar ao aluno uma visão crítica do sistema de saúde público e privado no Brasil, seus princípios e características, aspectos de sua legislação e seus principais desafios nos aspectos assistenciais e de gestão. Estimular uma discussão sobre novas estratégias na busca de soluções inovadoras para as ações de prevenção e assistência à saúde da população.
6) Cuidados com Animais e Experimentação II (24 horas, 2 créditos) Docentes Responsáveis: Rosana de Lima Pagano; Raquel Chacon Ruiz Martinez; Luciano Cesar Pontes de Azevedo Ementa: Trata-se de uma disciplina obrigatória para alunos cujos projetos utilizem animais de experimentação, mas também pode ser cursada por alunos que tenham interesse no tema. A proposta da disciplina é promover o uso racional no uso de animais de experimentação, buscando sempre o refinamento de técnicas e a substituição de modelos, que permitam a redução no uso de animais. O objetivo é oferecer o embasamento teórico acerca das boas práticas de utilização de animais de experimentação, relacionado ao uso ético, comportamento e bem estar animal. A disciplina se baseia em aulas expositivas e apresentação de seminários relacionados ao tema e a avaliação compreende a apresentação do seminário e participação em aula.
7) Seminários em Pesquisa (24 horas, 2 créditos) Docentes Responsáveis: Luiz Fernando Lima Reis, Fabiana Bettoni, Andre Luis Montagnini, Marco Antonio Arap, João Seda Neto, Luciano Cesar Pontes de Azevedo Ementa: Esta disciplina oferecerá aos alunos a oportunidade de interagir com temas atuais em ciências da saúde, na forma de seminários, sempre apresentados por autoridades no tema. Nessa disciplina serão também discutidos os projetos de pesquisa dos alunos matriculados no programa de pós-graduação em reunião semanal com docentes e discentes, propiciando o desenvolvimento da capacidade crítica dos discentes, permitindo dessa forma o treinamento prático para apresentação e questionamento de seus resultados. Essa disciplina também permitirá que todos tenham uma visão horizontal dos projetos envolvidos facilitando à integração das diferentes linhas de pesquisa e propiciando o surgimento de estudos colaborativos.
Disciplinas Optativas:
As disciplinas optativas são oferecidas a cada dois anos. A confirmação das turmas depende do número mínimo de interessados determinado pelo docente responsável pela disciplina, e é confirmado aos alunos com antecedência.
Anos Pares
- Avanços e Desafios no Transplante de Órgãos Sólidos (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: João Seda Neto
- Conceitos Avançados na Fisiopatologia do Choque (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: Luciano Cesar Pontes de Azevedo
- Desafios no Estudo da Dor e Analgesia (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: Rosana de Lima Pagano
- Modelos Experimentais em Medicina Intensiva e Anestesia (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: Luciano Cesar Pontes de Azevedo
- Procedimentos Minimamente Invasivos Aplicados ao Diagnóstico e Terapia (24 horas, 2 créditos) Docentes Responsáveis: Marcelo Averbach e Marco Antonio Arap
- Pesquisa e Desenvolvimento do Tratamento Multidisciplinar do Câncer (24 horas, 2 créditos) Docentes Responsáveis: Gustavo Nader Marta, Jorge Sabbaga, Max Senna Mano, Samir Abdallah Hanna
Anos Ímpares
- Análise Crítica em Cirurgia Oncológica (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: Andre Luis Montagnini
- Conceitos Avançados na Fisiopatologia Respiratória (24 horas, 2 créditos) Docentes Responsáveis: André Luis Pereira de Albuquerque, Eduardo Leite Vieira Costa, Wellington Pereira dos Santos Yamaguti
- Gestão e Suporte ao Paciente Crítico (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: Jose Mauro Vieira Junior
- Métodos em Biologia Molecular (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: Anamaria Aranha Camargo
- Patologia Investigativa em Oncologia (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: Renata de Almeida Coudry
- UTI Humanizada: Cuidados com o Paciente, Família e Equipe (24 horas, 2 créditos) Docente Responsável: Renata Rego Fumis
Grade Curricular:
O aluno pode aproveitar até 1/3 dos créditos em outras Instituições de Ensino Superior com Cursos Reconhecidos pela CAPES.Regimento:
O Regimento da Pós-Graduação do Programa em Ciências da Saúde foi aprovado pelo Conselho de Pós-Graduação e está disponível.
Clique aqui.
Sistema Acadêmico:
Docentes e Discentes têm acesso a vida acadêmica no Sistema Atrio. Para acesso ao sistema os docentes e discentes recebem login e senha. O Acesso pode ser realizado aqui: http://www.atrio.scire.net.br/islep-csaude/LoginStart.do?method=prepareSignOn
2023 - Primeiro semestre
2022 - Segundo semestre
2022 - Primeiro Semestre - Vagas Remanescentes (Inscrições até 22/05)
2022 - Primeiro Semestre
2021 - Segundo Semestre
Perfil do participante
Profissionais da saúde
Vagas
O número de vagas disponíveis depende das solicitações apresentadas pelos orientadores e a validação pela Comissão de Pós-Graduação.
Processo Seletivo BOLSA PIBIC 2023.1
Bolsa JOVEM CIENTISTA 2023.1
Bolsa PROSUP e PDPG 2023.1
Bolsa PROSUP 2022.2
Bolsa PROSUP 2022.1 (vagas remanescentes 2):
Bolsa PROSUP 2022.1 (vagas remanescentes):
Bolsa Jovem Cientista 2022.1:
Edital PROSUP 2021.1:
Bolsa PROSUP 2021.1 (vagas remanescentes):
Coordenador - Dra. Anamaria Aranha Camargo
Anamaria Aranha Camargo é bacharel em Ciências Biológica (1994) e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (1997). Tem se dedicado desde o início de suas atividades científicas ao estudo da organização genômica de diversos organismos. Participou da coordenação do Projeto de Sequenciamento do Genoma da bacteria Xylella fastidiosa e do Projeto Genoma do Câncer Humano. Também teve participação ativa na Rede Nacional de Sequenciamento de Genomas Bacterianos formada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia. Atualmente, é coordenadora e pesquisadora do Centro de Oncologia Molecular e gerente de pesquisa do Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa. Tem como principal linha de pesquisa o estudo de alterações genéticas e epigenéticas que ocorrem na célula tumoral, visando o desenvolvimento de novas ferramentas para o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento da doença. Por suas diversas contribuição na área da Genética e Genômica, recebeu o prêmio de Mérito Científico e Tecnológico do Estado de São Paulo e Prêmio Moinho Santista de Jovem Cientista na Área de Genética da Fundação BUNGE e o prêmio Octavio Frias de Oliveira 2020, na modalidade Personalidade de Destaque em Oncologia.
Orientadores:
Clique aqui para conhecer todos os orientadores
Credenciamento de novos Docentes (Orientadores):
O processo seletivo para o credenciamento de novos Docentes(Orientadores) estará com inscrições abertas no período de 21 de fevereiro à 20 de março de 2022. clique aqui para conhecer o Edital e saiba como realizar a sua inscrição.Nesta página você pode consultar as Dissertações e Teses Defendidas e a Produção Científica do Programa:
Dissertações e Teses Defendidas
2015 - Clique aqui
2016 - Clique aqui
Produção Científica
2013 - Clique aqui
2014 - Clique aqui
2015 - Clique aqui
2016 - Clique aqui