Back

Biomedicina em Diagnóstico por Imagem

Biomedicina em Diagnóstico por Imagem

 

A Residência em Biomedicina no Diagnóstico por Imagem - ênfase em Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada - possuí como objetivo qualificar os profissionais que buscam se preparar para o mercado de trabalho, proporcionando uma formação não apenas técnica e teórica, mas também nos aspectos humanos e multidisciplinares através da prática em ambiente clínico. 

Os programas de Residência em Área Profissional de Saúde e Multiprofissional seguem as diretrizes do Ministério da Educação, portanto, são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses, com carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% voltadas para a prática em serviço (4.608 horas) e 20% teórico-práticas (1.152 horas). A carga horária é cumprida em jornada de 60 horas e uma folga semanal, programadas em calendário disponibilizado mensalmente e atendendo à diretriz da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde -- CNRMS -- MEC http://portal.mec.gov.br

Para o desenvolvimento acadêmico dos residentes é utilizada como base a Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, que possibilita a aprendizagem significativa com a combinação entre a experiência, habilidades e conhecimento científico prévios do estudante. Para tanto, são utilizadas ferramentas educacionais que estimulam a diversificação do processo de aprendizagem para a formação da prática profissional, como por exemplo, discussão em Pequenos Grupos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Práticas de Simulações, Portfólio Reflexivo, Plenárias, entre outras.

O conhecimento  técnico-científicos relacionados à prática de biomedicina no diagnóstico por imagem, são desenvolvidos levando em questão pontos como: tecnologias de equipamentos, cuidados e segurança com o paciente durante a realização dos procedimentos, peculiaridade dos métodos diagnósticos, indicações e contraindicações aos métodos, protocolos específicos de estudos, visando a contribuição com excelência para a área da saúde.

A Aprendizagem em Cenário de Prática é facilitada por preceptores (profissional biomédico), que auxiliam no desenvolvimento gradativo das competências profissionais necessárias para atuação no trabalho em saúde. Para tanto, a residência do Hospital Sírio-Libanês conta com unidades do seu complexo hospitalar e de uma Rede de Instituições parceiras.

 

Objetivos:
Especializar profissionais biomédicos, considerando o desenvolvimento articulado de capacidades cognitivas, habilidades e atitudes relacionadas à prática da biomedicina no diagnóstico por imagem em Ressonância Magnética e Tomografia Computadorizada, fundamentada nas melhores evidências visando à melhoria da eficiência, da eficácia e da efetividade dos serviços de saúde com qualidade e segurança.

 

Caderno do Programa 2018:



 

 
 




Venha fazer Residência no Hospital Sírio-Libanês

Somos uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente como um centro de excelência no segmento hospitalar, alcançada em razão de nossa capacidade de incorporar os novos conhecimentos científicos e o que existe de mais avançado em tecnologia voltada à saúde, aplicados por uma equipe multiprofissional altamente qualidade e sempre tendo como princípio a humanização na assistência e na relação médico-paciente.


 

 

Processo seletivo com abrangência nacional

1ª Fase em 8 cidades*
(PROVA OBJETIVA)

 

Atenção: Não é disponibilizada a bibliografia para as provas aplicadas no processo seletivo da Residência Sírio-Libanês, porque todo o conteúdo abordado é referente ao período da graduação.

Fale conosco:
0800 730 1110
residencias@hsl.org.br 

Paula Caparroz Lucio


Corpo Docente:

• Alessandra Wada Koziot
• Ana Paula Piconi de Souza
• Conrado Furtado De Albuquerque Cavalcanti
• Fernando Freitas Oliveira
• Giovanni Guido Cerri
• Marcos Fernando De Lima Docema
• Régis Otaviano Franca Bezerra

Vagas:
06.
 

Duração:
2 anos. 


Pré-requisitos:
Graduação em Biomedicina.


teste

OK