Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências

Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências

O curso de Capacitação em Direito à Saúde Baseada em Evidências visa oferecer informações que auxiliem o Judiciário no cumprimento dos princípios estabelecidos pela Constituição Federal, que estabelece a saúde como um direito de todos e um dever o Estado e, ao mesmo tempo, dar subsídios para que esses profissionais possam garantir, em suas decisões, a real efetividade dos tratamentos e a sustentabilidade de todo o sistema de público de saúde. Busca ainda oferecer conceitos e conhecimentos da área de saúde que reduzam incertezas nas tomadas de decisão pelos operadores do direito, em todas as questões relacionadas à saúde, como medicamentos e procedimentos médicos que acabam chegando aos tribunais.

 

É oferecido a profissionais brasileiros como juízes, promotores, procuradores, advogados, defensores públicos, servidores bacharéis em Direito que prestam assessoramento aos magistrados e gestores da saúde.

O curso será realizado todas as sextas-feiras (das 10h ás 12h)
Início no dia 18/03
Término no dia 25/11

Para acesso às aulas na plataforma, clique no link: http://ensino.hospitalsiriolibanes.com.br/Login.aspx

Utilize o mesmo login/senha criado no ato de sua inscrição.
Todos os vídeos ficam disponíveis até o encerramento do curso, podendo ser assistidos posteriormente conforme sua disponibilidade.

Conheça também: Curso de Capacitação em Saúde Baseada em Evidências.



Geral
Apresentar os fundamentos da tomada de decisão em saúde, com base nas melhores evidências clínicas existentes na literatura médica científica, de maneira didática, problematizada, formatada para fácil entendimento dos profissionais do Direito, visando a racionalização ao que tem se chamado Judicialização da Saúde.

Específicos
- Apresentar aos operadores do Direito os fundamentos científicos de apoio à tomada de decisão em saúde com base nas melhores evidências clínicas existentes na literatura médico científica de maneira didática, problematizada, formatada para fácil entendimento dos profissionais, visando à racionalização ao que tem se chamado Judicialização da Saúde;
- Capacitar membros das Câmaras Técnicas da Saúde dos Estados e Municípios para a tomada de decisões em saúde com base em evidências, conforme recomendações e Enunciados do CNJ – Conselho Nacional de Justiça;
- Desenvolver pesquisas nas áreas do Direito e da Saúde, com conhecimentos integrados visando reduzir problemas e aumentar a eficácia das decisões nos dois segmentos.

Carga horária:
130 horas

- 34 aulas com duas horas de duração, sendo às sextas-feiras das 10h às 12h (de 18/03 a 25/11);
- Avaliações periódicas;
- Elaboração de um TCC ao final do curso;
- Aulas disponíveis na plataforma IEP, onde poderão ser acessadas a qualquer momento durante o desenvolvimento do curso e mesmo após o encerramento das atividades programadas.
- Plantão de Evidências - Apoio cientifico a casos reais sob-responsabilidade dos alunos do Setor Público.
- Exercícios práticos com participação de Profissionais de destaque da Saúde e do Direito.
- O acesso do aluno pode ser ao vivo ou no horário que mais lhe convier.

Álvaro Nagib Atallah
Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1973), mestrado em Master Of Science In Clinical Epidemiology – University of Pennsylvania (1997) e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1979), livre-docência em clinica médica pela Universidade Federal de São Paulo (1990). Atualmente é professor titular das disciplinas Medicina de Urgência e Medicina Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina Interna e Terapêutica da UNIFESP. Diretor do Centro Cochrane do Brasil e diretor científico da Associação Paulista de Medicina. Reitor eleito da Cochrane Collaboration International. Principais áreas de interesse: medicina baseada em evidências, revisões sistemáticas, metanálises, nefrologia, clínica médica, hipertensão na gestação, pesquisa clínica, revisões sistemáticas e avaliações de tecnologias em saúde.

Transmissão ao vivo pela videoconferência
- Equipamento de videoconferência com conexão por IP
- Link de internet com velocidade garantida de 1.000Kbps
- Câmera para captação de imagens
- Microfone para captação de áudio
- Tela de projeção ou monitor para recepção das imagens
- Caixas de som para recepção do áudio

Transmissão ao vivo pela internet (videostreaming)
- Computador com acesso a internet banda larga
- Navegador de internet (recomendado Microsoft Internet Explorer)
- Última versão do Plugin Adobe Flash Player instalado no navegador de internet
- Link de internet com velocidade garantida de 300Kbps
- Tela de projeção ou monitor para recepção das imagens
- Caixas de som para recepção do áudio
- Teclado e mouse para interação no chat ao vivo (sessão de perguntas e respostas)

Fazer as inscrições diretamente com preenchimento dos dados dos alunos.


teste

OK