Dermatologia

Dermatologia

O Hospital Sírio-Libanês, buscando contribuir com a especialização de recém-formados médicos, e com o processo de expansão e qualificação de vagas de residência, no contexto da sociedade brasileira, inicia em 2017 o desenvolvimento do programa de residência médica na especialidade de Dermatologia.

Tem como propósito a formação de profissionais médicos com conhecimentos técnico-científicos, raciocínio critico-reflexivo, orientado para segurança do paciente e trabalho em equipe e comprometidos com a qualidade da atenção à saúde prestada no País.
 


Objetivos do Programa:
O programa de Residência em Dermatologia do Hospital Sírio-Libanês tem por objetivo preparar o médico para exercer a especialidade tanto em ambiente ambulatorial como hospitalar, oferecendo treinamento para diagnóstico e tratamento das principais doenças dermatológicas e treinamento para habilitar à realização de procedimentos cirúrgicos dermatológicos.

O programa enfatiza a importância da postura ética e do humanismo na relação médico-paciente e com a equipe multiprofissional e a busca pelo conhecimento e desenvolvimento da especialidade. Desta forma, visa preparar médicos residentes para exercer a especialidade tanto no âmbito prático, quanto na iniciação à pesquisa.

Espera-se que ao final do programa da residência o médico, tenha adquirido em plenitude as habilidades práticas e cognitivas que lhe assegure um exercício profissional em nível de excelência.

 Ao término do 1º ano, o Residente deve estar apto a desenvolver a correta técnica de anamnese, exame físico, raciocínio clínico e relação médico paciente abrangendo todo o processo assistencial da admissão, acompanhamento clínico, alta hospitalar e orientação pós-alta, nas principais doenças de medicina interna, sob a supervisão dos preceptores;

 Ao término do 2º ano, o Residente deve estar apto a: (i) Atender pacientes ambulatoriais com doenças dermatológicas; (ii) Acompanhar pacientes internados com doenças dermatológicas; (iii) Realizar pequenos procedimentos tais como quimiocirurgia, crioterapia, eletrocoagulação de lesões cutâneas, biópsia de pele, exerese de pequenas lesões, tratamento de lesões cutâneas por terapia fotodinâmica; (iv) Realizar exames micológicos e dermatoscopia; (v) Preparar e apresentar casos clínicos nas reuniões anátomo-clínicas; (vi) Escrever relato de casos e artigos de revisão de temas;

 Ao término do 3º ano, o Residente deve estar apto a: (i) Atender pacientes nas diversas subespecialidades da Dermatologia; (ii) Internar e acompanhar pacientes com doenças dermatológicas e outras comorbidades; (iii) Utilizar a derrmatoscopia como método auxiliar no diagnóstico de lesões; (iv) Realizar cirurgias de maior complexidade. (v) Realizar procedimentos cosmiátricos; (vi) Escrever ensaios clínicos. 

 

Caderno do Programa 2016:



Venha fazer Residência no Hospital Sírio-Libanês

Somos uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente como um centro de excelência no segmento hospitalar, alcançada em razão de nossa capacidade de incorporar os novos conhecimentos científicos e o que existe de mais avançado em tecnologia voltada à saúde, aplicados por uma equipe multiprofissional altamente qualidade e sempre tendo como princípio a humanização na assistência e na relação médico-paciente.

 

Processo seletivo com abrangência nacional

1ª Fase em 8 cidades*
(PROVA OBJETIVA)


CONFIRA SEU ENDEREÇO DE PROVA PARA A 1ª FASE DO PROCESSO SELETIVO:
 

 BELÉM
Local:
 CESUPA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO ESTADO DO PARÁ
Unidade: José Malcher
Endereço: Av. Governador José Malcher, nº1963, Belém - PA - CEP: 66060-230
 

• BELO HORIZONTE 
Local: 
UNIBH
Unidade: Campus Estoril
Endereço: Av. Professor Mário Werneck, nº 1685, Estoril, Belo Horizonte - MG - CEP: 30575-180
 

• BRASÍLIA
Local: 
UCB - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASILIA
Unidade: Campus I
Endereço: QS 07 Lote 01 EPCT, Águas Claras – Taguatinga - DF - BLOCO M - CEP: 71966-700
 

• FORTALEZA
Local:
 FANOR
Unidade: Campus Dunas
Endereço: Rua: Antonio Gomes Guimarães nº 150, Dunas - Fortaleza - CE - CEP: 60191-195
 

• RIO DE JANEIRO
Local: 
CENTRO DE CONVENÇÕES RB1
Endereço: Av. Rio Branco, nº 01 – Andar PC – Centro - Acesso pelo elevador panorâmico - Rio de Janeiro - RJ


• SALVADOR
Local:
 FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS - FTC
Endereço: Avenida Luís Viana Filho, nº 8812, Paralela, Salvador - BA - CEP: 41741-590
 

• SÃO PAULO
Local: 
Impacta - Faculdade Impacta Tecnologia
Endereço: Rua do Bosque, 94 – Barra Funda - São Paulo – SP - CEP: 01136-000


• PORTO ALEGRE
Local: 
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, nº 2705, 2º andar – ANEXO 1 - Santana - Porto Alegre - RS - CEP: 90035-007 
 

CONSULTE AS DATAS E OS HORÁRIOS NOS EDITAIS.
 

 

2ª Fase - São Paulo
Será realizada, unicamente, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, no estado de São Paulo.


Fase composta por:
  Prova Prática
  Entrevista e Arguição de Curriculum Vitae


 




Acompanhe o Processo Seletivo:

 

 

Edital:
Clique AQUI e confira.


 

Fale conosco:
+55 11 3394-0100
secretaria.iep@hsl.org.br

Reinaldo Tovo Filho
Médico Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira, Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia -Regional São Paulo; Mestre e Doutor em Medicina-Dermatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo; Professor Colaborador do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo na área de Cirurgia Dermatológica. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Médico do Corpo Clinico do Hospital Sírio-Libanês. 


 

Coordenação e Supervisão:

Cyro Festa Neto
Professor Titular do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Supervisor do Programa de Residência Médica em Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.  Médico do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês.

 

Silmara da Costa Pereira Cestari
Professora Adjunta e Chefe do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/UNIFESP). Mestre em Dermatologia e Doutora em Medicina pela EPM/UNIFESP. Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Associação Médica Brasileira. Supervisora do Programa de Residência Médica em Dermatologia do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, de 2002 a 2015. Supervisora do Programa de Residência Médica do Hospital Sírio-Libanês. Médica do Corpo Clínico do Hospital Sírio-Libanês. 

Vagas:
03.

Duração:
3 anos (um ano de Clínica Médica e dois anos de Dermatologia).


teste

OK