Back

Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências - ESPIE

Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências - ESPIE

O Curso de Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências tem como propósito contribuir com o desenvolvimento institucional do SUS e de sistemas públicos de saúde de países participantes do Observatório Ibero-Americano de Políticas e Sistemas de Saúde – OIAPSS, mediante a qualificação do processo de decisão na gestão de políticas de saúde.

O curso é orientado por competência profissional e busca disseminar conhecimentos, habilidades e atitudes por meio de abordagens pedagógicas inovadoras que incluem a elaboração de projetos aplicativos que incorporam a utilização dos conhecimentos para a tomada de decisão. Visa contribuir para que as decisões sejam subsidiadas pela melhor evidência científica disponível, considerando também os preceitos éticos e jurídicos vigentes e os valores e preferências das pessoas, de modo equânime e democrático.
 

Caderno do curso (versão em português):                   Caderno do curso (versão em espanhol):

                                  



Dr. Silvio Fernandes da Silva
Médico, doutor em saúde pública pela FSP/USP. Autor, coordenador, professor e pesquisador de projetos de apoio ao SUS desenvolvidos no período 2009-2015 e professor efetivo do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde – MGTIS, desenvolvidos pelo IEP/HSL.  Foi secretário de saúde de Londrina PR e presidente do CONASEMS. Autor dos livros A construção do SUS a partir dos municípios e Municipalização da Saúde e Pode Local, ambos pela Editora Hucitec, e organizador e autor do livro Redes de Atenção à Saúde, 1a e 2a edições.

 

Específicos:
-  Capacitar gestores e apoiadores do processo decisório de políticas públicas de saúde, para se tornarem especialistas em gestão de políticas de saúde informadas por evidências;
-  Elaborar projetos de intervenção (projetos aplicativos) visando qualificar a gestão de politicas de saúde informadas por evidências nas regiões de abrangência do curso, visando atender as prioridades loco/regionais;
-  Divulgar produtos/ resultados visando contribuir com a qualificação do processo-decisório no SUS e outros sistemas públicos de saúde.


Geral:
- Desenvolver capacidades dos gestores e outros atores envolvidos no processo decisório mediante uso sistemático e transparente do conhecimento científico na formulação e implementação das políticas de saúde.


 

Metas:
- Capacitar 400 alunos para se tornarem especialistas em gestão de políticas de saúde informadas por evidências;
Apoiar a elaboração de 40 projetos aplicativos, no mínimo, com foco na qualificação de gestão de políticas e serviços de saúde, configurando a tomada de decisão informada por evidências;
Apoiar a elaboração de material de produtos/resultados e evento científico com egressos dos cursos e convidados.

Público-alvo:
Formuladores de políticas e tomadores de decisão de Governos Municipal, Estadual e Federal, gestores de sistemas locais de saúde, apoiadores da gestão de saúde, pesquisadores interessados na temática e membros do controle social da saúde.


Regiões:
Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Manaus, Córdoba e Montevidéu.


Oferta:
40 vagas por região.


Carga horária:
360 horas

Coordenado por um docente/ facilitador do IEP/HSL com apoio dos gestores públicos das regiões contempladas.

SELEÇÃO DE ESPECIALIZANDOS - BRASÍLIA/DF

Clique aqui e veja o resultado.

 

SELEÇÃO DE ESPECIALIZANDOS - BELO HORIZONTE/MG
Clique aqui e veja o resultado.

 

SELEÇÃO FINAL DE ESPECIALIZANDOS - CURITIBA/PR
Clique aqui e veja o resultado.


teste

OK