Back

Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde

Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde

 

O Programa de Residência Multiprofissional em “Gestão dos Serviços de Saúde e Redes de Atenção à Saúde do Hospital Sírio Libanês, estabelece uma articulação sistematizada e reflexiva entre o mundo do trabalho, da aprendizagem e a sociedade.

O enfoque multiprofissional da residência fortalece o desenvolvimento do trabalho em equipe, baseada na complementaridade e interdependência, e favorece a troca de saberes para a construção de novos conhecimentos, que são originados na interface das diferentes áreas de conhecimento das profissões.

O programa proposto apresenta uma inovadora organização curricular que aborda uma íntima articulação entre teoria e prática. Utiliza uma abordagem pedagógica crítico-reflexiva, fundamentada na aprendizagem significativa e educação de adultos. Focaliza metodologias ativas de aprendizagem tanto na formação de residentes como na educação permanente de preceptores. Utiliza laboratórios com uma concepção voltada ao estudo auto dirigido e ao desenvolvimento de prática profissional.

 

Tem como desafio a formação de especialistas na área de gestão em saúde com capacidade de compreender e significar, de modo ampliado, os desafios de implementação de Sistemas de Saúde eficientes, eficazes e efetivos, organizados a partir das necessidades de saúde individuais e coletivas de uma determinada população e com habilidades, conhecimentos e atitudes para a elaboração, execução e coordenação de intervenções produtoras de autonomia e preparados para tomada de decisão baseada em evidências.

 

Objetivos:
* Contribuir para a melhoria da atenção à saúde por meio da formação de profissionais enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas em gestão de serviços e redes de atenção, que promova uma maior compreensão sobre distintas modelagens de atenção à saúde e a utilização de ferramentas e dispositivos de gestão, visando ampliar o acesso e a integralidade do cuidado. 

* Desenvolver nos profissionais residentes capacidades, tendo como referência o perfil de competência que contempla as áreas de Gestão em Saúde, Atenção em Saúde, Educação na Saúde, que favoreçam uma prática profissional integral, com olhar histórico social do processo saúde doença e das políticas de saúde, pautando-se na integralidade das ações, na autonomia e protagonismo dos sujeitos, na corresponsabilidade entre eles, no estabelecimento de vínculos solidários, na participação coletiva no processo de gestão e na indissociabilidade entre a gestão, atenção, educação.

 

 
 

Caderno do Programa 2016:

 
 



Venha fazer Residência no Hospital Sírio-Libanês

Somos uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente como um centro de excelência no segmento hospitalar, alcançada em razão de nossa capacidade de incorporar os novos conhecimentos científicos e o que existe de mais avançado em tecnologia voltada à saúde, aplicados por uma equipe multiprofissional altamente qualidade e sempre tendo como princípio a humanização na assistência e na relação médico-paciente.


 

 

Processo seletivo com abrangência nacional

1ª Fase em 8 cidades*
(PROVA OBJETIVA)

 

Atenção: Não é disponibilizada a bibliografia para as provas aplicadas no processo seletivo da Residência Sírio-Libanês, porque todo o conteúdo abordado é referente ao período da graduação.

 

Fale conosco:
0800 730 1110
residencias@hsl.org.br 

Dra. Ivana Lúcia Corrêa Pimentel de Siqueira

Vagas:
Enfermagem: 04
Farmácia: 02
Fisioterapia: 02
Nutrição: 02


Duração:
2 anos.
 

Pré-requisitos:
Graduação em Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia ou Nutrição.


teste

OK