Back

Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Criança

Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Criança

 

A Residência Multiprofissional no Cuidado à Saúde da Criança e do Adolescente, modalidade de pós-graduação "lato sensu", busca desenvolver capacidades nas áreas de competência de Saúde, Gestão e Educação, orientadas às necessidades de saúde da criança, adolescente, seus familiares e do coletivo.

Considerando o contexto sociosanitário brasileiro e o compromisso na formação pós graduada de excelência, integral e humanizada, o Hospital Sírio-Libanês a partir de 2018 desenvolverá um programa na área do cuidado a criança e adolescente, que contribua para  a formação de profissionais enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacêuticos preparados para atuar no cuidado às pessoas neste ciclo de vida.

O programa de residência multiprofissional seguem as diretrizes do Ministério da Educação - MEC, conforme à diretriz da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde – CNRMS, portanto, são desenvolvidos em regime de dedicação exclusiva, com duração de 24 meses, carga horária total de 5.760 horas, sendo 80% voltadas para a prática em serviço (4.608 horas) e 20% teórico-práticas (1.152 horas). A carga horária é cumprida em jornada de 60 horas e uma folga semanal, programadas em calendário disponibilizado mensalmente.

Para o desenvolvimento acadêmico dos residentes é utilizada como base a Metodologia Ativa de Ensino Aprendizagem, que possibilita a aprendizagem significativa com a combinação entre a experiência, habilidades e conhecimento científico prévios do estudante. Para tanto, são utilizadas ferramentas educacionais que estimulam a diversificação do processo de aprendizagem para a formação da prática profissional, como por exemplo, discussão em Pequenos Grupos, Aprendizagem Baseada em Problemas, Problematização, Práticas de Simulação, Portfólio Reflexivo, Plenárias, entre outras Ações Educacionais.

A aprendizagem em Cenário de Prática é facilitada por preceptores (facilitadores), que auxiliam no desenvolvimento gradativo das competências profissionais necessárias para atuação no trabalho em saúde. Para tanto, a residência do Hospital Sírio-Libanês conta com as unidades do seu complexo hospitalar e de Instituições provenientes da Parceria Público Privada, como o Hospital Menino Jesus, especializado no atendimento à criança.

 

Objetivos:
Promover o desenvolvimento de atributos e competências profissionais que possibilitem aos profissionais formados pelo programa de residência exercer a profissão com excelência no Cuidado à Saúde da Criança e Adolescente, visando à melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas sob sua responsabilidade.

 

 
 



Venha fazer Residência no Hospital Sírio-Libanês

Somos uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente como um centro de excelência no segmento hospitalar, alcançada em razão de nossa capacidade de incorporar os novos conhecimentos científicos e o que existe de mais avançado em tecnologia voltada à saúde, aplicados por uma equipe multiprofissional altamente qualidade e sempre tendo como princípio a humanização na assistência e na relação médico-paciente.

 


 


 

Processo seletivo com abrangência nacional

1ª Fase em 8 cidades*
(PROVA OBJETIVA)

 

 

Atenção: Não é disponibilizada a bibliografia para as provas aplicadas no processo seletivo da Residência Sírio-Libanês, porque todo o conteúdo abordado é referente ao período da graduação.

 

Fale conosco:
0800 730 1110
residencias@hsl.org.br 

Josikelem da Silva Sodre Pelliciotti

Vagas:
06 Enfermagem
01 Farmácia
01 Fisioterapia
01 Nutrição
 

Duração:
2 anos
 

Pré-requisitos:
- Graduação em Enfermagem
- Graduação em Farmácia
- Graduação em Fisioterapia
- Graduação em Nutrição 


teste

OK