Projeto Aplicativo

É uma atividade coletiva, desenvolvida em pequeno grupo, com foco na construção de uma intervenção na realidade. O projeto aplicativo é uma produção do tipo pesquisa-ação ou pesquisa participativa que envolve todos os participantes de um grupo afinidade na seleção, pactuação e caracterização de um problema para a construção de uma proposta de intervenção. Um dos objetivos da intervenção deve ser a melhoria dos processos de formação e da qualidade e da segurança na atenção à saúde, por meio da aplicação das ferramentas de gestão da clínica. Ao considerarmos que “ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo” (FREIRE, 2008), a construção de um projeto aplicativo representa uma oportunidade concreta para traduzirmos nossa ação como sujeitos que desejam transformar a realidade.

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Narrativa

Atividade organizada por meio de trabalho em pequenos grupos para o processamento de situações trazidas pelos participantes, a partir de suas próprias experiências. Também cumprem o papel de disparadoras do processo ensino-aprendizagem. As narrativas proporcionam, de forma mais direta e intensa, a exploração e reflexão sobre os contextos locais de cada participante. Além do desenvolvimento do domínio cognitivo, favorecem a ampliação de sentidos (escuta, olhar, percepção) e da emoção.

Aprendizagem baseada em equipe ou team based learning – TBL

É uma estratégia que explora o domínio cognitivo, especialmente focalizado na resolução de problemas, mas também os domínios psicomotor e atitudinal, uma vez que utiliza a aprendizagem colaborativa entre participantes com distintos saberes e experiências. É desencadeada a partir de uma situação/contexto que funciona como disparador de aprendizagem. Cada participante analisa individualmente a situação ou os materiais indicados para um estudo prévio. Após esse estudo ou leitura, os participantes respondem a um conjunto de testes que abordam a tomada de decisão diante da situação/contexto em questão. Após compartilharem suas escolhas individuais, cada equipe discute as alternativas e busca um consenso ou pacto para a discussão dos resultados por equipe. As alternativas definidas pelas equipes são debatidas por um ou mais especialistas. Após os esclarecimentos e respostas às dúvidas das equipes, os especialistas apresentam desafios de aplicação dos conhecimentos em novas situações simuladas, no formato de oficinas, jogos ou dramatizações.

Aprendizagem autodirigida – AAD

Representa espaços protegidos na agenda dos participantes para que realizem suas buscas e análise de informações e para que ocorram orientações de portfólio. A AAD é um período estratégico nas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, especialmente destinado ao desenvolvimento de autonomia de cada participante na construção de capacidades para o processo de aprender ao longo da vida. As característica desse processo devem ser exploradas pelos facilitadores nos encontros de portfólio.

Plenária

Atividade presencial desenvolvida pelos participantes, que compartilham com as demais equipes ou grupos suas sistematizações e produções. Essa atividade pode cumprir o papel de uma nova síntese ampliada ou de socialização de produtos dos grupos afinidade. Para as equipes diversidade, são espaços de socialização de suas produções que podem ser analisadas pelos especialistas. Grupos e equipes podem utilizar a plataforma de EAD do IEP/HSL para o desenvolvimento/aprofundamento de suas produções.

Educação a distância – EAD

Nessa modalidade de educação, o processo ensino-aprendizagem não ocorre presencialmente, sendo intermediado por tecnologias disponíveis que possibilitam interações síncronas (comunicação em tempo real, como por exemplo o chat) ou assíncronas (sem simultaneidade de participação, como por exemplo o fórum) entre participantes em diferentes localizações. Uma plataforma de aprendizagem virtual permite que educador e participantes desenvolvam atividades educacionais, socializem experiências, dados e informações, possibilitando a sistematização, a organização e a publicação de produções acadêmicas para suporte às atividades educacionais e de gestão acadêmica.

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Oficina de trabalho

Atividade presencial que pode ser realizada em pequenos ou grandes grupos, é orientada ao desenvolvimento de capacidades de caráter instrumental e de conhecimentos operacionais.

Portfólio de realizações

Momentos de encontro individual ou coletivo entre os participantes e o facilitador de aprendizagem para a construção e o acompanhamento da trajetória de cada especializando no curso, destacando facilidades e dificuldades na aprendizagem e desenvolvimento do perfil de competência. O acompanhamento da construção do portfólio e a orientação na elaboração do TCC devem ser focalizados pelo respectivo facilitador nesses encontros, que podem ser realizados presencialmente e a distância.