Imagem

Sobre

Motivado em aprofundar o conhecimento crítico e reflexivo na área da saúde, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP) completou, em 2013, uma década de existência marcada por iniciativas educacionais que integram a teoria e a prática. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento da qualidade assistencial, a incorporação de novas tecnologias e a promoção e acesso à medicina de ponta por um número cada vez maior de brasileiros. Nesse sentido, o IEP em atuado como um centro difusor do conhecimento relacionado às boas práticas e à gestão na área da saúde, com os programas de residência, pós-graduações lato e stricto sensu, cursos, congressos e outros eventos. A proposta do Instituto, desde a sua fundação, é gerar e aperfeiçoar programas que promovam o desenvolvimento e a articulação de conhecimentos, habilidades e atitudes que aliam os benefícios dos recursos tecnológicos com a valorização de aspectos ético-profissionais. O IEP busca a inteligência coletiva com programas educacionais que valorizam as experiências prévias dos envolvidos e promovem o protagonismo e a pro-atividade dos participantes na construção de conhecimentos voltados à transformação das práticas profissionais. O processo de ensino-aprendizagem adotado utiliza como referencial a espiral construtivista, na qual o aluno é estimulado a elaborar um novo raciocínio científico ao articular os conhecimentos teóricos com a prática. As etapas educacionais desse processo são baseadas em identificação do problema, formulação de explicações, elaboração de questões, busca de informações, construção de novos significados e avaliação do processo.

Imagem

Infraestrutura

Toda a programação do IEP/HSL é apoiada por uma infraestrutura de alta tecnologia que dá suporte à formação dos profissionais da saúde que desejam aprimorar seus conhecimentos e, consequentemente, melhorar a qualidade da assistência prestada. As atividades científicas, sejam de ensino ou de pesquisa, os programas de residência e as reuniões científicas das equipes contam com a participação direta e coordenação de membros do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês. As instalações contemplam auditórios, anfiteatro, laboratório de informática, sala de telemedicina para a realização de reuniões e eventos por meio de videoconferência e videostreaming, salas de reunião, secretaria acadêmica, além da biblioteca.

Imagem

Parcerias

Para que possa ampliar a difusão do conhecimento para profissionais na área da saúde, o Sírio-Libanês busca constantemente a aliança com instituições que consigam atuar de forma conjunta ao Instituto Ensino e Pesquisa e que tenham como objetivo a excelência no cuidado em saúde, respeito às pessoas e o compromisso com a sociedade. Uma dessas parcerias é com o Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), com apoio do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONASS) e do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). Por meio dessa parceria, o Sírio-Libanês vem desenvolvendo projetos de apoio ao Sistema Único de Saúde (SUS) voltados à capacitação de profissionais de saúde, a partir da análise de necessidades da excelência do Hospital nas áreas de Gestão, Saúde e Educação. No triênio 2012-2014 esses programas estão capacitando e especializando mais de 21 mil profissionais de todas as regiões do país. O conteúdo permite que, por meio de encontros presenciais no Instituto de IEP, profissionais de saúde e educadores sejam formados para atuar como facilitadores de todo o processo, em uma atuação de parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e o apoio de instituições públicas de ensino superior.